Resenha: Alma?

by - 29 março

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina
Número de páginas: 308

Alexia Tarabotti é uma moça totalmente fora dos padrões londrinos: filha de italiano, tem cor e cabelos escuros, nariz avantajado, é solteirona e preternatural. Esta sua última característica quer dizer que ela não é mortal nem sobrenatural, ela não tem alma e pode anular os poderes dos sobrenaturais com apenas um toque, mas, é claro, que apenas algumas pessoas sabem dessa sua condição.
Sem  motivo algum aparente, a Srta. Tarabotti começa a ser atacada por alguns seres cuja identidade ela desconhece. Alguns sobrenaturais começam a desaparecer misteriosamente e outros a aparecer inesperadamente. É aí que Lorde Maccon (um lobisomem Alfa e lindo, mas com comportamento imprevisível) aparece para investigar tudo e também para proteger Alexia.
Antes de mais qualquer coisa, preciso ressaltar que nunca havia lido nada do gênero steampunk e que não poderia ter conhecido-o de maneira melhor. Alma? - ainda estou me acostumando com essa interrogação - é um livro completamente fantástico; fiquei bastante envolvida com a história, com os acontecimentos e com os personagens. Foi muito bom perceber que a autora teve o cuidado de dar "uma função" para cada pessoa que pertence à narrativa.
Alexia é fora do comum! Forte, destemida, inteligente e sem papas na língua. É doce, carinhosa e, devido à sua criação, um pouco insegura também. Ela é uma personagem principal que a gente não cansa de acompanhar.
Já Lorde Maccon é... meu Lorde Maccon. Não tenho nem palavras adequadas para descrevê-lo. É teimoso, orgulhoso, irônico e até bem-humorado. Ou seja, fiquei apaixonada logo à primeira frase vista.
Pense em um livro com fantasmas, lobisomens e vampiros, ambientado em uma sociedade que sabe que esses seres existem, e que tem uma pitada de mistério, romance e humor. Pois é. Pensou em Alma?, já que nele encontramos tudo isso e muito, muito mais.
A editora Valentina também merece destaque, pois o trabalho está muito bom: diagramação impecavelmente bela, acabamento bom e bem feito e letras com tamanho ideal. Encontrei uns erros de digitação, mas nada muito escandaloso. E o melhor: o volume dois dessa série já vai ser lançado no segundo semestre desse ano!
Vocês não têm ideia do vazio que fiquei sentindo quando terminei de ler esse livro. Ainda bem que não vou ter que ficar esperando muito tempo para poder ter meus personagens queridinhos comigo de novo.

53 comentários

  1. Oiiiiii :)
    Adorei a resenha quero muito ler esse livro achei que a capa dele, ficou de muito bom gosto e linda de mais! hihihi
    Sua resenha ficou perfeita! Adorei!
    Lucas F > http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Brunna!
    Você vai me fazer correr desesperada para um site de compra para garantir o meu Alma? Estou louca para ler esse livro, e a sua resenha me fez ficar com mais vontade ainda. Só li elogios a esse livro então deve ser muito bom mesmo. :)


    Beijos!


    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Gostei de sua resenha! Esse livro parece ser super inovador e estou louca pra ler!
    Bjss

    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!


    Desde o lançamento que estou louca para conhecer esse livro, acho a capa muito bonita e a premissa da história me chama muita atenção. Quero ler!


    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  5. Jheyscilane Cavalcante Sousa1 de abril de 2013 às 19:51

    Ahh eu quero ler agora *----*
    Sempre gostei da capa e da sinopse e fiquei muitooo feliz em saber que a protagonista é destemida e nada mosca morta \o/

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha lido resenhas desse livro e ele estava na minha lista, devo confessar que no fim da lista!
    Depois da sua resenha ele subiu mais um pouco no meu conceito e tipo... quero ler logo!
    Gostei da sinopse e principalmente o livro parecer de época com assuntos tão atuais.
    A protagonista terá o seu destaque né? Pelo que vc citou dela ela não leva desaforo pra casa.
    Parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha. Até agora só vi bons comentários sobre este livro e desejo muito ler. Ainda não li nada deste estilo, mas me parece maravilhoso. Seguindo o blog.

    Beijos.
    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    http://sucessoparaseublog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Bru. Eu também ainda não li nada do gênero, mas espero ler Alma? em breve.
    Eu não sei porque, mas você disse que é a minha cara haha quero ler logo pra tirar essa prova. E o que me interessa no livro é a mistura de seres sobrenaturais que a autora criou *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Já ganhei um livro da Valentina e realmente são bons!

    ResponderExcluir
  10. Gostei do livro desde que li sua sinopse. Então fui acompanhando as resenhas e percebi que seria uma ótima maneira de conhecer um lobisomem diferente daqueles apresentados em Twilight (eu não gosto da história, me julguem). Fora que o comportamento do Lorde Maccon me lembra muito Damon Salvatore (#amo!), então que maneira melhor de conhecer o gênero steampunk?

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!
    Esse gênero de leitura é muito bom, já tive a oportunidade de ler um livro assim, e amei!
    Fiquei curiosa para conhecer os personagens, e saber um pouco mais da escrita da autora ^^
    Beijos


    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  12. Desde que vi a capa do livro me deu uma vontade de ler-lo. Boa parte das resenhas falam super bem dele e isso só aumenta a minha curiosidade em ler. Fiquei sabendo que teria uma continuação, quero ler logo este *-* Amei sua resenha!

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li nenhum desse gênero, mas a capa é super-convidativa! Mesmo se tratando de sobrenaturais acho que vou me apaixonar por esse livro! ^^

    ResponderExcluir
  14. Eu não sei por que não apareceu meu nome em vez de Guest. Mas, ok.
    Meu nome: Larissa A.M

    ResponderExcluir
  15. Quero muito conferir esse livro. Já li várias resenhas e todas muito positivas. Adorei sua resenha. beijos!

    Camila – Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esse livro não tinha me chamado a atenção até eu ver algumas resenhas, já foi pra lista dos desejados.

    ResponderExcluir
  17. Esse livro parece ser muito bom, gostei do fato da personagem principal ser espirituosa e independente para a época que vivia, gostei do perfil da historia e de como ela parece se desenrolar, com as conversas inteligentes e claro, o queridíssimo sobrenatural.

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito de romances sobrenaturais e estava precisando mesmo de uma coisa nova como Alma?.
    Parece ser bem legal essa mistura toda com estilo vitoriano que gosto muito, acho que nasci na época errada rsrsrsrsrs.
    Gostarei muito de saber mais sobre a vida da srta. Alexia Tarabotti e como ela mata um vampiro sendo uma sem alma, muito curiosa com novidades.
    A capa não me agradou muito.

    ResponderExcluir
  19. Fiquei super curiosa pra ler esse livro, ainda mais por ele ter esse ar de romace histórico que eu amo!
    Também estou louca pra saber como são os livros da Valentina, e isso não faz muito sentido, mas, enfim, é a verdade!

    ResponderExcluir
  20. Eu já li algumas resenhas sobre esse livro e até agora, todos falam muito bem dele. Claro que minha vontade de ler o livro só aumenta a medida que vou lendo os comentários e resenhas. amei sua resenha.
    Maristela G Rezende

    ResponderExcluir
  21. Eu adorei a descrição da personagem: Forte e fora dos padrões!!! Uma protagonista assim vale o livro todo, ainda que o enredo seja fraco!!! Quero muito ler!!!

    ResponderExcluir
  22. Sobrenatural + histórico
    Perfeito!
    Ainda mais com uma mocinha forte e a frente do seu tempo.


    Bjus!

    ResponderExcluir
  23. Já estava doida p ler, a sua resenha confirmou minha expectativa e aumentou meu desespero para ler.

    ResponderExcluir
  24. a capa é muito doida, mas a história parece ser ótima

    ResponderExcluir
  25. Menina, estou MUITO ansiosa para ler este livro! Li várias resenhas e a sua só vem acrescentar a esse meu desejo! O gênero steampunk me atrai justamente pela mistura de elementos que, na verdade, nunca se encontrariam – e já que você disse que não conhecia este gênero, sugiro a leitura de Leviatã (rs).
    Alma?, além de ser interessante simplesmente por envolver seres sobrenaturais em uma época vitoriana, me intriga pelos personagens! Eu adorei o jeito como descreveu a Alexia, porque é justamente como ACHO que ela seja pelas demais resenhas que li. Destemida e intransigente, mas mantendo a feminilidade própria da época! *u* E Lorde Maccon, kkkkk... Quero também me apropriar dele e nem o conheci direito!
    Ótima resenha, flor. Obrigada por me convidar a participar da promoção também! Estou super animada! Quem sabe ganhe o livro!? *3*
    Beijo carinhoso =*

    ResponderExcluir
  26. Lara Assíria Meia Noite e Meia14 de abril de 2013 às 22:15

    Adorei sua resenha, é bem minha cara esse tipo de livro "sobrenatural" - ok, mas também adoro livros de outro gênero - ou com vampiros (adoro vampiros rsrs). Eu tinha visto esse livro num blog que adoro e depois que li a sua resenha a minha vontade de ler aumentou. Espero ler logo ...

    ResponderExcluir
  27. Cara eu já li muitas resenhas deste livro o que só anda fazendo aumentar a minha vontade de ler, o enredo e a capa me encantaram de tal forma... Esse já está na listinha, se eu não conseguir ganhar que venha a Bienal \oo/ haha.

    ResponderExcluir
  28. A capa é muito bonita e faz teeempo que não leio nada sobrenatural.
    Só tenho lido resenhas positivas para esse livro e já está nos desejados! :)

    ResponderExcluir
  29. Eu particularmente estou curiosíssima para ler. E sem contar que personagens como vampiro, lobisomens, fazem muitooo meu gênero.
    Sua resenha só me deixou com mais vontade de ler.

    ResponderExcluir
  30. A cada resenha que leio, mais curiosidade me vem. Pena que o preço ainda não está ao meu alcance. Mas será uma das minhas aquisições para 2013, com certeza.

    ResponderExcluir
  31. Ótimo saber que os personagens não são simplesmente 'jogados' na história. Cada resenha dá mais vontade de ler esse livro. *.* O ambiente parece tão legal! Só que ainda tenho um preconceito com lobisomens XD especialmente os bonitos.

    Agora, um detalhe: qual é a história da sombrinha? Ao menos aparece alguma coisa sobre isso no livro? .-.

    ResponderExcluir
  32. Nossa, gostei muito da resenha. Me deu muita muita vontade de ler esse livro. Ele parece simplesmente maravilhoso *-* A estória deve ser realmente fantástica, gosto desse tipo de estória mas até então não tinha visto nenhum livro em que o sobrenatural existisse e as pessoas sabiam dessa existência. Curtii demaais, preciso dele :) hehe bjss

    ResponderExcluir
  33. Nossa, gostei muito da resenha. Me deu muita muita vontade de ler esse livro. Ele parece simplesmente maravilhoso *-* A estória deve ser realmente fantástica, gosto desse tipo de estória mas até então não tinha visto nenhum livro em que o sobrenatural existisse e as pessoas sabiam dessa existência. Curtii demaais, preciso dele :) hehe bjss

    ResponderExcluir
  34. Adorei sua resenha. Fiquei super curiosa em relação ao livro. Tenho uma quedinha por livros de vampiros e lobisomens hehe

    ResponderExcluir
  35. Adoro livros com seres sobrenaturais, com um toque de comédia, mistério e
    claro um romance e creio que “Alma?” tem tudo isso e mais.

    Achei interessante é que todos sabem da existência de vampiros,
    lobisomens e fantasmas, e que todos convivem pacificamente (parece que nem todos
    né), porém a base de regras.

    O Livro realmente me chamou a atenção e instigou minha curiosidade e interesse. Achei a capa belíssima.

    Bjus!

    ResponderExcluir
  36. Tô super curiosa pra ler esse livro, apesar de ter achado a tradução do título mais ou menos e desnessário tanto comentário na capa, mas ainda assim, tá linda *-*

    Adoro livros steampunk, apesar de ter tido pouco contato com essa temática até agora, mas pelo o que eu estou vendo, mais e mais livros estão surgindo nesse gênero que eu acho super interessante. Confesso que nunca me interessei muito por livros de lobisomens, até hoje eu só li Shiver (que é muito bom, por sinal) *-*

    ResponderExcluir
  37. Este já ouvi falar muitos e os comentários são sempre positivos. Mas o que realmente me atrai neste livro é a mistura de fantasia com o estilo steampunk.

    ResponderExcluir
  38. Também nunca li nada do gênero Steampunk, mas pelo que vi, vou gastar bastante.
    Tenho lido muitas resenhas positivas em relação esse livro, e a cada uma delas, inclusive essa, minha vontade de ler só aumenta. E o bom é saber que a Editora Valentina, apesar de ser recém chegada ao mercado editorial brasileiro, está mandando super bem nos seus lançamentos.



    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  39. A resenha realmente é muito boa, tudo que se remete a sobrenatural, me deixa curiosa e claro que já esta na minha listinha do skoob!

    ResponderExcluir
  40. Uau, pela sua parece que esse livro foi feito para mim, primeiro porque eu simplesmente adoro Steampunk mas sentia carência desse gênero no mercado literário brasileiro (sei que alguns outros livros do gênero foram lançados mas não muitos) e segundo porque, pelo que você escreveu, tudo que aprecio em uma boa leitura, Alma? parece ter, humor, mistério e romance -se tiver uma boa aventura então... Apesar do tema sobrenatural estar um pouco saturado, estou morrendo de vontade de ter esse livro em mãos. Bom gostei da sua resenha, foi breve mas direta e eficiente, destacou os pontos positivos e me fez querer ler Alma? urgentemente. Ah, também estou tentando me acostumar com essa interrogações no titulo, rsrsr.

    ResponderExcluir
  41. minha cara esse livro em a capa linda, eu gosto de estórias sobrenaturais e as varias resenhas que li me mostraram que ele vale a pena amei a resenha. bjs

    ResponderExcluir
  42. Gosto de me prender numa história e esse me parace um bom livro pra isso. Gosto de livros desse tipo com uma pegada sobrenatural.

    ResponderExcluir
  43. Esse livro parece ser bem legal! Também nunca li nada desse gênero, adoro livros com mistério, romance e humor (como você descreveu). Assim que eu tiver oportunidade, vou ler esse livro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  44. Olá, bom dia :D
    Só tenho visto opiniões positivas a respeito desse livro; deve ser muito boa a história *-* Curto bastante a temática steampunk, apesar de ainda não ter lido nada do gênero ^^' Estou curiosa para saber mais sobre essa história.
    Parabéns pela resenha, e obrigada por compartilhá-la conosco ^^
    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Estou muito interessada em ler o livro,ja li varias resenhas e meu interesse só aumenta *-*

    ResponderExcluir
  46. Uau, fiquei cativada! Eu preciso desse livro!

    ResponderExcluir
  47. Sou bastante curiosa para ler este livro. E sua resenha só aumentou mais a minha curiosidade.
    Bjos

    ResponderExcluir
  48. Marcelle Marques Flores Acosta30 de abril de 2013 às 23:09

    adorei a resenha! Esse livro parece muito divertido, apesar de eu ainda não saber oq é steampunk. Bem que dizem pra não julgar um livro pela capa, eu nunca diria que é um livro cheio de coisas sobrenaturais que se passa na Inglaterra muito antigamente e tal. E mesmo com esse título autoexplicativo eu não achava que ela não tinha alma :p

    ResponderExcluir
  49. Eu já tinha lido resenhas desse livro e ele estava na minha lista, devo confessar que no fim da lista!
    Depois da sua resenha ele subiu mais um pouco no meu conceito e tipo... quero ler logo!
    Gostei da sinopse e principalmente o livro parecer de época com assuntos tão atuais.

    E claro sem deixar de lado a protagonista que não é dos padrões da epoca,que não fica calada,que gosta de questionar.
    Quero muuito ler

    ResponderExcluir
  50. Quero muito ler esse livro!!! Parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  51. Me interessei logo por esse livro, por conta do estilo Steampunk, que deconheço.
    Mas eu nunca curti histórias fantasiosas, como assim, interesse? Pois é, achei a mocinha bem moderninha em plena era vitoriana. Adorei um lobisomem para protegê-la - fetiche! E ainda saber que ela não segura a língua, não é nada convencional numa sociedade certinha-hipócrita e ainda bem como nós, mulherzinhas, insegura! Amei!

    ResponderExcluir
  52. Olá!
    Amei a sua resenha e fiquei com uma vontade imensa e ler ele! A capa ficou tão bem feita e eu só li comentáios positivos sobre esse livro! Já está na minha lista de desejados!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  53. Já li essa serie em inglês e sou perdidamente apaixonada por ela! Vale muito a pena ler :)

    ResponderExcluir