Resenha: A Seleção

by - 01 março

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Número de páginas: 368

Iléa é um país que nasceu das ruínas dos Estados Unidos da América. Lá, a população é dividida em oito castas, sendo que as pessoas mais ricas pertencem à casta Um e as mais pobres à Oito. É através dessas castas que o emprego da pessoa é definido, por exemplo: os Seis são trabalhadores, servos, empregados, ajudam os demais em tudo que eles precisarem. Vale ressaltar que a mobilidade social é quase nula e o casamento entre pessoas de castas diferentes é quase impossível acontecer.
É nesse país que America Singer vive. Ela é uma Cinco, o que significa dizer que ela e toda sua família são artistas. Apesar de todas as dificuldades financeiras, sua vida é razoavelmente boa (pelo menos ela tem o que comer).
America tem um segredo: seu namorado secreto, Aspen, é um Seis. Seu sonho é se casar com ele, mas há diversas dificuldades nisso, como o fato de sua mãe não permitir que se relacione com alguém de casta inferior - ela quer mais é que sua filha suba na vida.
Eis que uma oportunidade surge: a Seleção, uma especie de reality show em que 35 garotas, entre 16 e 20 anos, de todo o país, são sorteadas e levadas ao palácio real (a casa dos Um e sede do governo) onde viverão com o Príncipe até que ele escolha com quem quer se casar. A escolhida será a futura rainha e ela e toda a sua família mudará de vida.
America nem cogita a possibilidade de se inscrever, a chance dela ser sorteada é mínima e ela nem consegue se imaginar vivendo em um local com várias garotas disputando o coração do príncipe Maxon. Aliás, America tem toda certeza que ele é um mimado e extremamente chato, isso sem contar que ela já está apaixonada. Mas, por diversos motivos, ela acaba se inscrevendo e... é sorteada! E agora?
A Seleção é um livro magnífico. Eu não dava muito por ele (só pela capa, que é linda demais) e fui totalmente  surpreendida. Fiquei completamente envolvida com a história, com os personagens e com todo esse mundo criado pela Kiera.
Nossa querida America não é aquela personagem bobinha que nós estamos acostumados a ver por aí, mas também não é nenhum brutamontes. O que ela sente vontade de dizer/fazer, ela diz/faz, mesmo que isso signifique gritar ou bater em alguém. Ela tem seu próprio pensamento e ideologias, não muda seu jeito de ser por nada e nem ninguém. Ela é real!
Já Maxon é... um príncipe! Gente, o que é isso? Lindo, meigo, fofo, protetor e totalmente sincero. É muito legal a forma como ele age, como trata as garotas e, lógico, como se relaciona com a America. Sobre o Aspen, eu não sei muito bem o que pensar sobre ele... Não tenho ainda uma opinião totalmente formada sobre ele. Só sei que sou com-ple-ta-men-te Team Maxon. :D
Para quem está se perguntando como é a edição da Seguinte, aqui vai: ótima! Não lembro de ter encontrado erro de digitação, português e afins. As folhas têm um material bom, a cor delas também é muito boa. E, claro, a capa: perfeita demais, lindalindalinda.
Apesar disso tudo, não dei nota máxima para esse livro. Sinto que faltou alguma coisinha, não sei exatamente o quê, mas sabe quando você sente que faltou algo para o livro se tornar ótimo? Pois é. Mas isso não quer dizer que eu não tenha gostado. Gostei demais, muito. E é lógico que o indico.

25 comentários

  1. quando eu li A Seleção não esperava gostar tanto do livro. eu não sou fã de distopia,mas nesse livro é diferente pq é um romance dentro de um mundo distópico,o romance é o foco. concordo contigo,America é uma gaota que sabe o quer,acredita nas suas convicções mas também se apaixona...rsrs Aspen é um cara legal,eu gostei dele mas Maxon é aquele que te faz suspirar (ai ai...rs) amei A Seleção e mal posso esperar pra ler A Elite =)

    ResponderExcluir
  2. Logo que vi esse livro pela primeira vez, me apaixonei completamente pela capa! Sou inteiramente fã de distopia, e lendo sua resenha, fiquei ainda mais atraída pela leitura.

    clandestina-a-bordo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da resenha, só fez aumentar minha vontade de o ler. Estou pensando em passar ele a frente da minha lista rsrs.

    ResponderExcluir
  4. Ola!! A minha curiosidade era tanta que eu acabei baixando em e-book, mas confesso que não me arrependi sou completamente apaixonada pela história, achei a história bem diferente apesar de ter alguns clichês muito envolvida com o livro, não fui com a cara da mãe da America achei ela muito chata mas, por outro lado adorei o príncipe Maxon acho ele muito fofo!! Estou torcendo pra ele ficar com a América. Ansiosa pra ler a continuação.

    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Brunna, pra ser sincero, não sei o que esperar desse livro. Você disse que é magnifico, assim como N pessoas, mas será que não é um BD pra mim? rsrs
    só lendo, tenho, pra saber.
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/2013/03/sem-roteiro-livros-nacionais.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Leitura entre amigas1 de março de 2013 às 21:53

    Oii!!
    Só pela capa já leria o livro!! rs
    Mas é muito bom né quando um livro nos surpreende? 
    Fiquei curiosa para conhecer esse universo!
    Vai para a lista de desejados ^^
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  7. Thielen Borba da Costa1 de março de 2013 às 21:56

    Não acredito que tu não esperava muito do livro? Como assim/?? hahahaha
    Desde que o vi na livraria tenho o desejado, mas ainda não pude lê-lo :(

    ResponderExcluir
  8. Oi brunna e a minha primeira vez no blog,e eu adorei.
    Tambem estou torcendo para que a America fique com o Maxon.

    ResponderExcluir
  9. Caramba, fui na Saraiva peguei o livro e acabei não levando! que saaaaco! Adorei a sua resenha, ficou muito bem escrita e me influenciou a ler este livro! 
    :)

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, quis ler e marquei lá no Skoob como desejado, sua resenha me fez desejar mais esse livro, adorei a resenha e o blog também, perfeitas vocês e um criatividade imensa, beijoos e que tenham mais sucesso no blog (:

    ResponderExcluir
  11. Estou totalmente ansiosa pra ler esse livro, não sei quando vou ler porque ainda não comprei, mas espero ler em breve e me apaixonar por ele assim como você, e claro amar o Príncipe Maxon...

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha, a cada resenha que eu leio, mas fico ansiosa para ler o livro. Foi paixão a primeira vista, desde a capa, mas ele ainda não teve a oportunidade de ser lindo na minha estante, mas daqui uns dias estará.

    ResponderExcluir
  13. Ois, eu vim ver sua resenha que vc me disse no skoob e curti bastante! A Seleção sem dúvidas, está na minha wishlist :)

    ResponderExcluir
  14.  Estou doida para ler esse livro! Parece ser muito bom e a capa é deslumbrante!!!!
    Bjuos,
    Fê - http://7random.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. oi voce me mandou uma mensagem no skoob para ler sua resenha bem eu ameiii estou muito mais animada para ler A SELEÇAO

    ResponderExcluir
  16. Muito boa sua resenha!Me deu até mais vontade de ler a Seleção!!Você escreve muito bem e conseguiu fazer com que eu (na verdade acredito que não tenha sido SÓ eu) ficasse completamente empolgada para ler!

    ResponderExcluir
  17. Oi, assim você me mata de curiosidade. Estou me segurando para não ler em Ebook. Adorei a resenha, me fez entender um pouco mais sobre a história. Devo confessar que só descobri o livro pela capa. Se ela não fosse tão .. perfeita. Acho que não teria lido a sinopse no Skoob. Mas agora com certeza quando for em uma livraria vou comprar. Primeira vez no blog e adorei (só pra constar). 
    XOXO

    ResponderExcluir
  18. adorei a resenha, tem um bom foco de argumentação. 
    estou louca para ler este livro desde que virou febre entre todos, parece ótimo.
    http://sendomeigacomoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Thielen Borba da Costa13 de março de 2013 às 19:18

    Eu quero muito ler A seleção. Quando eu vi ele na livraria eu fiquei: tipo, eu preciso ler agora
    hahahaha mas ainda não tive a oportunidade, e já vao lançar o segundo livro :(

    ResponderExcluir
  20. Ahhh resenha do meu livro querido *---* ganhei ele de presente em um AS e sou meio apaixonada por ele kkkkkkk
    E olha que nem sou muita fã de distopias, mas em A Seleção eu curti bastante
    Ansiosa para a continuação ser lançada logo! Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Amo muito essa capa, é uma das mais bonitas que eu já vi *-* Adorei a resenha! Me deixou mais curiosa do que eu já estava... Parece ser muito bom! Já está na minha meta de leitura ;)

    ResponderExcluir
  22. é a primeira vez que paro para ler uma resenha desse livro.
    pela capa, tinha um certo preconceito, mas posso dizer que valeu a pena esses minutos. achei a história mto interessante, e fiquei muito curiosa para ler esse livro.

    boa resenha. parabéns.

    ResponderExcluir
  23. Eu simplesmente amei esse livro.Estou louca de ansiedade para ler a continuação The Elite!

    ResponderExcluir
  24. Ai agora eu fiquei com mais vontade ainda de ler, não vejo a hora de comprá-lo e poder matar a minha curiosidade

    ResponderExcluir