Resenha: Gregor, o Guerreiro da Superfície

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Suzanne Collins
Editora: Galera Record
Número de páginas: 304

Gregor tem 11 anos e mora na cidade de Nova York com sua mãe, avó e duas irmãs: Lizzie, de 7 anos, e Boots, de 2 anos. Com o pai desaparecido há mais de 2 anos, a mãe de Gregor trabalha em dois empregos diferentes para conseguir sustentar a família e, enquanto ela está fora de casa (o que é a maior parte do tempo), é Gregor quem cuida de tudo.
Um dia, quando estava na lavanderia do prédio onde mora, Gregor e Boots acabam caindo em um duto de ventilação e vão parar em Regália, uma cidade subterrânea onde vivem baratas, ratos, morcegos e aranhas gigantes. Mas, apesar do tamanho descomunal desses animais, também existem humanos vivendo harmoniosamente com eles... quer dizer, com quase todos.
Ali, os habitantes acreditam que Gregor é o guerreiro citado em uma antiga profecia. É claro que este não acredita nisso, para ele, aquele povo é louco! Imagina se ele, apenas uma criança que não sabe nem lutar, seria um grande guerreiro... É por isso que Gregor tenta fugir desse lugar estranho, mas alguns imprevistos acontecem e ele acaba descobrindo umas coisas que o faz mudar de ideia e queira ficar ali, pelo menos por certo tempo.
Decidi ler esse livro porque queria conhecer outro trabalho da Suzanne Collins (isso, a mesma autora de Jogos Vorazes, que eu nem gostei tanto assim) e amei a oportunidade de ler uma história bem construída, que, apesar de ser uma série, o primeiro volume tem início, meio, fim e um ganchinho para o próximo livro.
Os personagens foram muito bem elaborados, cada um com suas características particulares que o definem como se fosse pessoas reais. Até mesmo os animais gigantes e falantes receberam uma atenção especial na hora que a autora foi descrevê-los. No momento da leitura é possível perceber que ela teve cuidado com os mínimos detalhes do enredo, para que no final tudo se encaixasse.
A tristeza é que esse exemplar que li está cheio de erros: vírgulas colocadas em lugares errados, isso quando eram colocadas; com os travessões é a mesma situação. Isso chegou a me deixar irritada diversas vezes, porque mostra que a editora não teve tanto cuidado com a obra, além do fato que, por falta dessas pontuações, em algumas partes, o desenvolvimento ficou confuso. Creio que uma boa revisão daria conta de consertar essas falhas.
Apesar da história ser boa, envolvente, com bons personagens, sinto que faltou alguma coisa, aquele tchan que transforma o livro em seu queridinho. Não sei o que foi, mas faltou algo.
Leitura recomendada para aqueles que gostam de enredos bem elaborados, com um misteriozinho e alguns momentos de ação. Fãs de Jogos Vorazes, leiam Gregor, o Guerreiro da Superfície também. Creio que irão se surpreender com o potencial que a autora tem em criar duas histórias tão diferentes.

7 comentários

  1. Oie Linda, tudo bem com você ?
    Eu vi que você passou em meu blog para comentar e vim aqui retribuir a sua visitinha e agradecer pelo seu carinho.
    Fico feliz que tenha gostado da minha resenha de Pretty Little Liars =]


    Outra coisa, gostei muito da sua caixinha de correio e principalmente da sua resenha acima. Você escreve muito bem...Parabens.
    Adorei o seu blog e pode deixar que te seguirei sim linda...Ja coloquei o seu blog nos links. E vou te seguir tambem, mas minha internet ta uma merda agora (desculpa o termo) vou voltar aqui amanha para te seguir, porque ta demorando pra carregar as coisas pra mim.
    E outra, voce usa esse cmentario DISPUS...Posso te dar um conselho ?? Uma das minhas leitoras acabou tirando, porque quem tem conexao ruim que nem eu, esse negocio nao ajuda muito. DEMORA PRA KARAMBA e no fim as pessoas acabam desistindo de comentar. Pensa nisso. Se fosse voce voltava com o negocio do blogger mesmo, pois carrega mais rapido. Enfim...Mas a escolha é sua e eu só estou querendo te ajudar. beijinhos linda


    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho a impressão que depois da série JOGOS VORAZES, sou capaz d eler até a listra de compras da Suzanne. Mas acho que este livro em especial não te seduziu completamente né? O bacana e que a premissa é bem diferente da trilogia que citei antes. Quero ler!!!

    ResponderExcluir
  3. Hey

    Primeira resenha que leio dessa série e até curti

    Só senti nervoso imaginando viver com baratas, que pavor hahaha

    Tenha uma ótima quarta

    Nana - Obsession Valley

    http://www.obsessionvalley.com/

    ResponderExcluir
  4. Você não é a primeira pessoa que vejo falar que não curtiu muito JV, mas adorou George. Acho bacana um autor com talento para escrever histórias diferentes e agradar diferentes públicos.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  5. Patricia Gonçalves19 de maio de 2013 às 14:53

    Olá Brunna *-*
    Nós da equipe do "Quatro Amigas e um Livro Viajante" marcamos seu blog numa TAG chamada "11 coisas". São onze perguntas que seu blog deve responder e marcar mais outros onze para participar. Dê uma passada no link abaixo e responda nossas perguntas, vai ser muito divertido ;)
    Beijos!

    http://www.quatroamigaseumlivroviajante.blogspot.com.br/2013/05/tag-11-coisas.html#more

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante de Jogos Vorazes ;) E eu vou confessar, não atentei para o fato que Gregor era da mesma autora rsrs uma pena o livro estar com uma revisão porca (Que me fez lembrar outro livro mal revisado que li) uma pena quando isso acontece :/ gostei de conhecer o livro! Beijos

    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  7. "uma cidade subterrânea onde vivem baratas, ratos, morcegos e aranhas gigantes." Misericórdia!!!! O_O Me senti como o Rony agora kkkkkkkkkkkk'

    Apesar disso, o livro parece interessante, mas estou fugindo de séries o máximo possível no momento rsrsrs'

    Desculpe a ausência Bruna, vou fazer o máximo pra aparecer mais vezes ^^ bjs

    http://sonhosemtinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir