Resenha: Desastre

by - 04 julho

Resenha por Brunna Carolinne

Autor:  S. G. Browne
Editora: LeYa
Número de páginas: 272

Fábio, ou melhor, Fado é um ser imortal que determina as sinas dos seres humanos, mora em um apartamento luxuoso na cidade de Nova York e veste uma roupa humana que é considerada bem bonita para o atual padrão de beleza.
Seu trabalho é regido por algumas regras básicas que são fiscalizadas pelo próprio Jerry (ou Deus, Todo Poderoso, como queira chamar) como, por exemplo, não se envolver com humanos. Fado precisa apenas designar as sinas e não manter relações com as pessoas.
Tudo estava normal até que Fábio conhece uma mulher totalmente diferente de todas que já tinha visto antes, ele logo fica atraído e apaixonado por ela. É aí que as coisas vão ficando um tanto que complicadas, pois, além dele se envolver com uma humana, começa a mudar radicalmente as sinas das pessoas que estavam em sua trilha. Só para se ter uma noção, um assaltante entra para um monastério! Jerry não vai gostar nada, nada dessa situação.
Pense em um livro cômico, sarcástico e irônico.
Pense em um livro original e nada clichê.
Pense em Desastre.
Exato! Com seu toque de humor negro e sua narrativa nada convencional, Desastre é capaz de conquistar até aqueles leitores mais exigentes. Possui uma linguagem simples, contemporânea, divertida, envolvente e fluida; personagens excêntricos que beiram o ridículo de tão incomuns que são, sem contar a história em si que é bastante peculiar.
A obra tem todas essas qualidades já citadas e muitas outras mais que seria perfeita e impecável se não possuísse um final tão desastroso (perdoem o trocadilho, mas falta criar uma palavra melhor para definir). Ele é tão surpreendente e inimaginável que chega a dar raiva e vontade de você próprio fazer um desfecho digno para uma trama tão brilhante quanto essa.
A edição da editora LeYa está aprovada, possui algumas ressalvas como um errinho de digitação aqui e ali e as folhas brancas (que tanto incomodam alguns leitores), mas nada muito berrante.
Por mais que o fim possa ser extremamente detestável, ainda existem pessoas que chegam a aceitá-lo, então não perca a oportunidade de ler uma obra tão bacana que é Desastre, quem sabe você faça parte deste último time torça muito por isso. Só esteja ciente e pronto para engolir o final, já que, ao que tudo indica, esse livro não possui continuação alguma que possa pelo menos amenizar a indignação que toma conta de todo o seu ser ao virar a última página.

7 comentários

  1. Olá!

    Passei por isso recentemente. O livro estava maravilhoso, personagens, trama, mas aí vem o final e eu fico: Sério? Por isso te entendo perfeitamente. Gostei muito da resenha e ainda que o final seja duvidoso gostei da história.

    Bejios

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Brunna. Nossa, adorei sua resenha bem objetiva e clara. Como te falei estava em dúvida se comprava ou não esse livro mas acabei decidindo comprar. Sinto que vou gostar, embora não tenha ideia de como isso acabe e do por que de ninguém gostar. Cômico, sarcástico e irônico, opa adorei, rsrs. Abraços!

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  3. Não consigo precisar quantas pessoas já me falaram bem desse livro, mas foi a SUA resenha que me mostrou por quê. (rs) Acabo de comprá-lo pelo site da Saraiva... Está R$ 9,90 no momento por lá. Só estou rezando para que venha certinho, porque a Saraiva é conhecida por não enviar seus livros em bom estado (ou às vezes por simplesmente não enviar).
    Resenha objetiva, que detalha o potencial da obra já contextualizando com a história. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Essa indignação com finais me atingem muito! Cara, eu sempre torço pra um final e fico muito irritada quando acontece algo que eu não tava esperando e que provavelmente estragou tudo! AUHSAHUS Não sei se esse livro seria certo pra mim por conta disso. ;/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Rapha - Doce Encanto11 de julho de 2013 às 21:20

    Nossa, é impressão minha ou esse livro lembra MUITO o Belo Desastre, lançado pela ed. Verus? Lembra mto mto mto o.Õ Enfim.. pelo jeito acho que eu nao gostaria do livro não.. odeio qndo o final me decepciona ahahahaa
    Sem contar que nao achei legal eles fazerem tao parecido assim :(
    Mas quem sabe um dia eu dou uma chance a ele :P

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Minha nossa.Baixei este livro um dia desses e acredito que logo logo irei ler.
    Do jeito que você descreveu vou querer jogar bem longe este livro no final. rsrs (É eu tenho este problema, quando algo que eu não quero acontece) masss... vou ler sem contestar nadaa... vamos ver se vou ficar fã maluca.. bjuuss :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie, tudo bem? Será que poderia me enviar esse livro, estou louca atrás dele... veh_n@hotmail.com
      Obrigadinha!!!

      Excluir