Resenha: Fale!

by - 25 agosto

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
Número de páginas: 248

Festa: comemoração, cerimônia, reunião alegre para fim de divertimento. OK, mas nem toda festa é assim. Melinda, por exemplo, foi a uma realizada pelos veteranos de sua escola para celebrar o início das férias, mas tudo acabou em um grande desastre. Alguma coisa aconteceu e Melinda teve que chamar a polícia. Várias pessoas foram presas e a celebração terminou abruptamente. Agora Melinda não tem mais amigos, todos se afastaram dela e a acham esquisitona.  Ela acaba de entrar no ensino médio e tem plena consciência de que não será nada fácil passar por esses anos.
Depois daquele fatídico dia, a garota que antes era extrovertida, divertida, animada e feliz, tornou-se um tanto depressiva, distraída e calada. Melinda só fala o estritamente necessário, às vezes nem isso. Sua personalidade mudou bastante e seus pais perceberam essa transformação, mas estão tão imersos em seus afazeres cotidianos que não procuram a raiz do problema para tentar solucioná-lo, querem apenas que Melinda fale!
Sua situação escolar só piora durante o ano, suas notas estão cada vez mais baixas, seu rendimento tornou-se regular e sua frequência bem esporádica. A única aula que parece que ela minimamente se encontra é na de Artes. Seu professor parece enxergar o potencial que a menina possui e quer extraí-lo, libertá-lo.
Fale! trata de assuntos bem densos e polêmicos com naturalidade e leveza, mas sem deixar de retratar as reais consequências que esses problemas podem acarretar. Pode parecer que a Melinda é um tanto tola por não falar, contar tudo o que está a está sufocando, mas o triste é que realmente isso acontece com certas pessoas que passaram por uma situação difícil. A verdade é que esses indivíduos não sabem o que dizer, como dizer e nem se o ouvinte irá acreditar em seu relato. E se não acreditar? O que vai acontecer?
Apesar de ser retraída, Melinda conta sua história de forma bem cômica, às vezes é um humor ácido e negro, o que faz o leitor se divertir e refletir ao mesmo tempo. A maior parte do livro se passa na escola da personagem principal. Confesso que senti falta de mais cenas da Melinda com os pais. É verdade que eles quase não reparam nela, então não teria mesmo muito o que falar sobre o relacionamento deles, mas ainda assim queria ter mais contato com eles.
A leitura é bastante fluida e dinâmica, fazendo com que a obra seja lida bem rapidamente e que no final deixe um gostinho de quero mais. Somando isso ao belo trabalho da editora Valentina, é uma grande oportunidade ter essa obra na estante. Se você acha a capa bonita olhando-a apenas por uma tela de computador, imagina ter o livro em mãos. O melhor é que toda a linda arte do livro tem um significado, tudo está relacionado com a história.
O potencial desse exemplar é muito grande, mas aconselho que vá com calma, não espere que seja a melhor história do mundo, com bastante profundidade e que abranja todas as faixas etárias igualmente, porque não é bem assim. Se você for ler com esse pensamento, é bem capaz que  se decepcione. Então, apenas leia com calma e com a mente aberta para receber as importantes mensagens que Fale! tem para passar.
"É mais fácil não dizer nada. Fechar a matraca, passar o zíper, calar o bico. Toda aquela babaquice que você escuta na TV sobre se comunicar e expressar o que sente não passa de uma mentira. Ninguém quer realmente ouvir o que você tem a dizer."
pág. 22
3 fatos sobre Fale! que precisam ser citados:
- O poema no início do livro é bastante tocante e extremamente inteligente.
- Meu personagem preferido é David Petrakis, muito apaixonante.
- O final do livro é lindo e emocionante.

27 comentários

  1. Estou louca pra começar esse livro, já li resenhas que falaram tao bem que me deixaram com os nervos a flor da pele hahaha

    parabens pela resenhas, Brunna, está otima e vc retratou mto bem o livro :D

    Beijos

    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tô louco para ler esse livro e ele parece ser muuuuito bom. Tenho vontade de ler Garotas de Vidro que também é da Laurie.

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu estou muito interessada pelo livro. Ele parece abordar questões polêmicas e importantes de uma forma bem peculiar. A resenha ficou excelente!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar da autora por conta de Garotas de Vidro, que sempre quis ler. Pelo jeito ela gosta de um tema polemico mesmo ne? E pelo que ouço, tambem escreve muito bem. Li uma outra resenha dele uns dias atras e fiquei com muita vontade de ler, mas a sua resenha me fez botar na cabeça pra nao ir com tanta sede ao pote. Obrigada, assim eu nao me decepciono. Embora so tenha lido a sua resenha e mais aquela, nao tenha duvidas de que vou ler esse livro o mais rapido possivel! Voces duas me convenceram ahah

    Beijos querida
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já conheço a narrativa da autora por conta do livro Garotas de Vidro e não vejo a hora de ler Fale!. Até ler a sua resenha não sabia ao certo sobre o que se tratava o livro mas acabo de ficar ainda mais interessado. Pelo que vejo Melinda tem muito a nos ensinar.

    Adorei a resenha!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  6. Oi Brunna,

    Comprei Garotas de Vidro da autora. Estou só esperando chegar para começar a ler. Parece que o foco dela são mesmos os traumas adolescentes né?

    Bem, eu compreenderia a protagonista. Existem algumas coisas que simplesmente você não consegue compartilhar, por mais que isso de certa forma atrapalhe sua vida. Ótima resenha, acho que esse livro me agradaria.

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parece ser legal esse livro, eu fico curiosa para ler alguns livros, e esse é um desses :D
    amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Brunna, pelo que li da sua resenham esse livro tem tudo para me conquistar. A temática é bem densa e eu gosto de livros assim. Espero que a narrativa da autora consiga me convencer e me levar para dentro da história.
    Espero poder ler em breve.


    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna, preciso dizer que amo capas.
    Essa capa é linda!!
    Estou esperando chegar na livraria da minha cidade e vou comprá-lo.
    Vc é tão novinha *_* parabéns pelo blog e pelo amor à leitura!!!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  10. Lucas Souza/Descobrindo Livros29 de agosto de 2013 às 22:01

    Oi, Bru!
    Eu amei fale também. Livro que é delicado e simples mas super reflexivo, que me fez rever vários conceitos meus. Acho que os pais fizeram o papel deles: ausentes de tudo. Gostei disso, a autora soube omiti-los pra dar uma questão pro leitor pensar. Muito bom. e a Valentina arrasou na edição, achei que a capa e diagramação ficaram lindas.
    Beijos
    Lucas ~ Descobrindo Livros

    ResponderExcluir
  11. Nossa, amei a resenha, parece ser um livro bem forte. Realmente FALE deve ser um livro para a pessoa se tocar e se libertar.... Fiquei muito curiosa siim, e já vou procurar ele por esses dias aqui na livraria. Bjus Bru e continue assim! :*

    ResponderExcluir
  12. Quando vi esse livro, ele não me interessou, até ontem que vi um vídeo onde uma blogueira falava bem dele.. e condiz com o que vc escreveu... apartir daí foi que minha curiosidade apareceu. è o tipo de historia que eu gosto pra sair daquela onda de romances ou fantasia..parece ser um livro bem tocante mesmo, e espero ter a oportunidade de ler um dia.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. São tantos elogios que leio sobre este livro que me deixaram mais que curiosa a respeito dele. Quero ver se consigo ler também e comprovar se é tudo o que dizem dele. Amei. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. De ver esse livro por ai nunca tinha me interessado, bom até ler as resenhas sobre ele. Esse não é um livro qualquer, fala de assuntos importantes e polêmicos. Se tornou mais um dos meus interesses literários.

    ResponderExcluir
  15. Eu preciso desse livro. Já vi o filme e fiquei realmente feliz quando descobri que iriam lançar o livro aqui no Brasil. Fale! parece ser bastante tocando mesmo.
    Bjss

    ResponderExcluir
  16. Este livro me parece ser bem interessante. Tua resenha ficou muito boa, parabéns ! :D

    ResponderExcluir
  17. Sou louca pelo filme,na minha opinião foi uma das melhores atuação da Kristen Stewart e me encantei demais. Quando descobri que o livro ia ser lançado fiquei mais louca ainda e pela resenha parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da sua resenha, me inspirou bastante...
    Esse livro tem cara de que vai me surpreender bastante, e ser uma leitura inesquecível...

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Esse livro chamou minha atenção logo de cara por ser da mesma autora de Garotas de Vidro, livro que adorei e que mexeu muito comigo, por se tratar de um tema forte.
    Em Fale, acredito que terei a mesma sensação. Achei super importante a autora adotar o bulling como tema da história. Por aí devem existir muitas garotas como Melinda, que passam por esse tipo de constrangimento e que merecem maior atenção!
    Espero ler o livro em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. É o tipo de livro que gosto, que vai me emocionar e me fazer chorar. Sei que há superação dessa dor imensa. Imagino quantas meninas ficam caladas e com marcas profundas desses abusos, físicos e emocionais. Espero que Melinda me surpreenda e que a história me deixe leve no final.

    ResponderExcluir
  21. Eu adorei a capa quando vi, e gosto ainda mais quando elas tem um significado na historia que é o caso, e adorei a historia de ela se manter recrusa e de contar a sua vida de maneira humoristica porque geralmente nunca é assim, geralmente as personagens ficam se lamentando e eu nao gosto e ainda tem a questao do segredo entao estou curiosa para ler hahaha

    ResponderExcluir
  22. oooi,
    Irei ser bem sincera, nunca tinha ouvido se quer sobre este livro, mas pelo o que relatou na resenha, ele parece ser muito interessando, adoro livros que sejam baseados em uma questão de " segredo " .. então assim espero que Melinda venha me surpreender !
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. só pela resenha o livro já me ganhou, não vejo a hora de ler *---*

    ResponderExcluir
  24. Primeiro: a capa do livro é liiiiiiiinda ♥ e isso realmente conta pontos comigo haha
    Segundo: "Seu professor parece enxergar o potencial que a menina possui e quer extraí-lo, libertá-lo." esses professores é que fazem o ensino médio valer a pena <3
    Terceiro: Que quote você escolheu! Fiquei curiosa para ler.
    Quarto: "Ninguém quer realmente ouvir o que você tem a dizer." so sad.
    Quinto: (ufa!) Eu estou namorando esse livro faz umas semanas. Tou louca para tê-lo na minha estante. Todas as resenhas e críticas que leio falam muito bem tanto do livro quanto da autora.

    Ótima resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Eu necessito desse livro! Parece que ele fala do que estou passando... Praticamente sei como ela se sente. a diferença é que ninguém (my family) nota a mudança, bom não notam realmente o que esta rolando,só olham as notas baixas, nem vem o motivo delas... =C. rsrsrs' Enfim, meu livro, ainda te tenho... =D.

    ResponderExcluir
  26. O livro é muito forte mas vai me agradar com certeza já li Garotas de Vidro e gostei muito da escrita da autora, não sabia que tinha um filme vi isso em outros blog, estou lendo tudo sobre esse livro e quero ver só depois de ler o livro, sua resenha me levou pra dentro da história me fez refletir, gostei muito parabéns.

    ResponderExcluir
  27. Enredo simples e bastante comum. Mas chama bastante atenção. Acho que vem em ótima hora, já que nos encontramos em uma era que a comunicação está se centralizando nos meios digitais, e está sendo levemente abandonada nos encontros físicos.

    ResponderExcluir