Resenha: Garotas de Vidro

by - 10 agosto

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 272

Lia tem 18 anos e um distúrbio alimentar, até já foi internada algumas vezes por causa disso. Mesmo ingerindo apenas algumas gramas por dia, Lia sente-se gorda, feia e estúpida. A única maneira de ser sentir bela e limpa é tornando-se magramagramagra.
Quando sua melhor, quer dizer, ex melhor amiga, Cassie, é encontrada morta em um quarto de um motel barato, a situação de Lia só vai piorando, pois ela sente-se culpada por não ter atendido pelo menos alguma das 33 ligações que Cassie fez para ela antes de morrer. As duas eram amigas desde crianças, e agora Cassie se foi. E toda a culpa é da Lia! Ou assim imagina ela.
Como foi que Cassie morreu? Por que ela ligou tantas vezes para Lia antes de morrer? Será se Lia tivesse atendido ao telefone, ela poderia ter feito algumaqualquercoisa para que Cassie não falecesse? Lia vai conseguir sair dessa?
Garotas de Vidro, apesar de ter um assunto pesado, possui uma narrativa simples e perturbadoramente envolvente. Há momentos em que você quer largar o livro, deixá-lo de lado porque é difícil ler por tudo o que a Lia passa, seus pensamentos (a obra é narrada em primeira pessoa pela própria Lia) e atitudes e não sentir angústia por tudo isso. Só que é praticamente impossível deixar de ler pelo simples fato de você querer saber como tudo irá terminar.
A narrativa é totalmente diferente de tudo o que já vi por aí. Parece que eu estava dentro da cabeça da Lia e vivendo tudo o que ela vivia. Cheio de palavras riscadas, juntas, repetições e comparações. É como se a narração refletisse a confusão que é a mente da personagem. Ela não está doente apenas fisicamente, mas psicologicamente também. E isso é o mais agonizante.
Ver a família da Lia tão perto dela, que, por mais que às vezes não pareça, a gente sabe que a ama e notar que ela não percebe que a Lia não está bem, dá vontade de gritar. Eles a controlam, para protegê-la de si mesma, mas ela sabe como enganá-los e isso faz o leitor querer entrar no livro e berrar com ela até que entre na cabeça dela que isso não é bom para sua vida, que, dessa forma, ela vai acabar se matando.
Com diagramação simples, mas extremamente inteligente, com alguns erros de português/digitação e capa linda, a editora Novo Conceito mais uma vez revela que faz um bom trabalho.
Forte, denso, perturbador e intenso. Garotas de Vidro te tira completamente da zona de conforto. Não, não é uma história bonitinha. Não, não é simples acompanhar tanta dor. Não, não é fácil largar esse livro. Aconselho para aqueles que têm estômago forte, força de vontade e uma mente boa. Mas seria ótimo se todos pudessem ler um livro tão maravilhosamente profundo quanto este.

8 comentários

  1. Oi Brunna :)

    Esse é ó próximo livro que irei ler e estou super empolgado, tenho certeza de que vou amar, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Oi Brunna. Ganhei esse livro de presente e nem esperava tanto; pensei que fosse mais um drama adolescente e me surpreendi. Adorei e me assustei, agoniei com essa trama tão densa e envolvente criada pela Laurie. Não consigo acreditar que ela colocava peso nas roupas para ninguém notar seu emagrecimento e mesmo assim o médico que a pesava não via, mas fora isso tudo bem. Um livro favoritado. Beijos. De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  3. Um verdadeiro sick-lit!! Onde vemos mesmo o problema!!

    Adorei o livro.

    Adorei sua resenha!! É isso tudo mesmo. Perturbador!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Flor, ainda nao tive a chance de comprar esse livro,mas pretendo le-lo em breve já que parece ser bem intensos os temas abordados ;)

    beijos

    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Brunna!


    Garotas de Vidro é um livro muito intenso e a narrativa realmente chaga a ser perturbadora, mas é simplesmente incrível a maneira como a autora conseguiu abordar o tema de forma tão impactante. Estou louca para ler o novo livro dela!


    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  6. Perturbador!
    Mais quero muito ler!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Brunna,
    Garotas de Vidro parece um livro bem intenso. Já li algumas resenhas dele e todas destacavam justamente isso. Deve ser bem forte ler e sentir tão próximo de uma protagonista que está passando por todos esses problemas.
    Ela já está na minha listinha de leituras e ler mais uma resenha sobre ele só me deu mais vontade ainda!

    Beijos :*
    Vícios em Três.

    ResponderExcluir
  8. Oi Brunna. Queria muito ler esse livro, perdi na super promoção na Saraiva e me arrependo muito de não ter comprado depois de ter lido sua resenha.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir