Resenha: Simplesmente Ana

by - 04 agosto

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Marina Carvalho
Editora: Novas Páginas
Número de páginas: 304

E se você descobrisse que sua mãe mentiu para você a vida inteira e que seu pai (que você nunca conheceu) não fugiu quando soube da gravidez e, na verdade, sua mãe que nunca falara para ele que estava esperando uma filha: você? E se agora, aos 20 anos, uma mensagem de um cara aparece em seu Facebook dizendo que acha que é seu pai? O que você faria?
Pois é. Resumindo bem, foi isso o que aconteceu com Ana Carina, uma mineira de 20 anos que cursa Direito. Sua mãe nunca lhe contou a verdade sobre seu pai e agora ele aparece e, como se não bastasse, ele é Rei! OK, Rei de um país pequeno no sudeste europeu chamado Krósvia, mas, ainda assim, Rei!
Agora Andrej, seu pai, quer conhecê-la melhor, além de mostrar seu país e tudo de bom que tem por lá, e também, quem sabe, que ela assuma o trono, como deve ser. Depois de um período de insistência, Ana aceita deixar família, amigos, faculdade e até um paquerinha no Brasil para ir conhecer o outro lado de sua origem: Krósvia.
É claro que nem tudo são flores. Chegando à Krósvia, Ana conhece Alexander, o enteado de Andrej (apesar de ter se casado uma vez, nunca teve filhos e sua esposa já faleceu). Alex é lindo, elegante, educado e muita gente gosta dele. Ah, ele tem uma namorada e pensa que Ana é uma aproveitadora. Ele não gosta nem um pouco de Ana. Ou será que gosta?
O comecinho de Simplesmente Ana é um tanto chatinho, mas depois de algumas páginas, a história vai melhorando. É um típico romance que nós já estamos acostumados de tanto ver por aí, mas a diferença está no cenário. E que cenário! A autora descreve a Krósvia com detalhes que penetram em sua mente, formando a linda imagem do local. Sem contar a história da linhagem da Ana: muito bem elaborada.
Os personagens têm características comuns, não há muito o quê descrever sobre eles. A Ana é a única um tanto complexa, pois ao longo da narrativa mudei minha concepção sobre ela várias vezes. Havia momentos que ela era chatinha, agindo como uma adolescente com os hormônios falando mais alto; só que em outros momentos ela era mais sensata, inteligente, adulta. O Alex não é daqueles rapazes por quem foi fácil, fácil me apaixonar, mas gostava imensamente quando ele aparecia na história e ficava torcendo por ter mais situações com ele.
Fiquei irritada em algumas partes com tanta repetição, seja de ações, pensamentos ou falas. Isso prejudicou um pouco o andamento da leitura, pois logo quando estava engrenando, vinha uma repetição e eu ficava com raiva.
A edição ficou muito boa. Capa bonita, acabamento bom, diagramação simples e erros de português/digitação quase inexistentes.
No geral, Simplesmente Ana tem uma história legal, ambientada em lugar de tirar o fôlego, tem situações cômicas e bons personagens. É leve, descontraído e bonitinho. Ótimo para ler em um final de semana, sem compromisso.

24 comentários

  1. Oie :)

    Estou doido para ler esse livro, porque lendo essas resenhas sei que vou gostar e me deliciar com os personagens, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Oie Bruninha! Recebi teu recadinho no skoob :)

    Simplesmente Ana coloquei como desejado porque é muita gente resenhando. Gostei da tua resenha, acho que é basicamente isso. Uma adolescente descobrindo algumas coisas que a Mamis omitiu, até descobrir que é filha de um rei. Sabes que eu sempre que leio alguma resenha desse livro penso nos filmes da sessão da tarde :)

    Acho que é um livro bem docinho. Com tanto New Adult por ai, vale conferir essa história :)

    Beijoca.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não tenho vontade alguma de ler esse livro por conta dos traços dele de "O diário da princesa" que eu simplesmente não consegui prosseguir, então não pegaria pra ler.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  4. oláá, gostei bastante da resenha, me deixou com mais vontade de leeer.....

    ResponderExcluir
  5. Oi Brunna,
    Quando vi resenha de Simplesmente Ana eu corri pra ler! rs
    Tenho lido muitas resenha sobre esse livro ultimamente, muitos comentários positivos sobre ele, to doida pra ler!
    A cada resenha que leio eu fico me colocando no lugar da Ana, imagina que loucura... um dia você é apenas uma estudante de direito com uma vida normal e no outro é a filha de um rei! Gente, não sei o que faria! muita loucura! hahaha
    Fiquei super curiosa pra saber como é Krósvia e sobre a linhagem da Ana.
    Tá na minha listinha de desejados!

    Bjs :*
    Vícios em Três. (@viciosemtres)

    ResponderExcluir
  6. É, mesma sensação: bonitinho e tal, para um final de semana.
    Eu achei o livro bom e só, não gostei dos furos da história, às vezes a autora colocava umas justificativas tão cômodas, sem contar outras coisas sem explicação.

    Enfim, achei a história legal até começar a pensar um pouquinho mais...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Gostei bastante da resenha to Doida pra ler
    esse livro

    ResponderExcluir
  8. Ana Carolina Araújo8 de agosto de 2013 às 11:10

    Oi Brunna olhei seu recado no skoob e valeu a pena da uma conferida na sua resenha, eu já tinha olhado outras por isso marquei com desejado, mas a sua resenha tá ótima e por ela consegui tira todas as dúvidas a respeito do livro. Apesar de ser um livro super parecido com livro da Meg Cabot, acho que vale a pena da uma lida por que ler nunca é demais.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  9. Leegal!!! Louca para ler esse livro.. Ahsuahs'

    ResponderExcluir
  10. Ahhhhhhhhhhhh, sem dúvidas vou ler, MUITO OBRIGADA Brunna, você me ajudou e muito, amei a resenha era tudo que eu queria para começar esta fascinante leitura.... bjuuss

    ResponderExcluir
  11. Oii.. vc me deixou um recado no skoob de uma super ormoção e vim conferir, não conhecia seu blog, mas vou procurar seguir de agora em diante..
    Esse livro eu sou louca pra lê-lo.. ja vi algumas resenhas dele que me deixaram mto curiosa, sem contar que como vc msma disse a capa é linda, é nacional o que estou procurando ler mais e tem uma premissa interessante vendo pela sua resenha.

    ResponderExcluir
  12. Li a resenha desse livro pela primeira vez há dois meses mais ou menos e fiquei mais que encantada com a história. Adoro temas como esse. Quem não gostaria de ser uma princesa? Mesmo por um dia , pra mim seria divino. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Vejo sempre comentários positivos sobre esse livro, quero ler pois o acho diferente, historia de princesa sempre me chama atenção e sendo nacional deve ser bem diferente do que estou acostumada.

    ResponderExcluir
  14. Simplesmente Ana é simplesmente irresístivel. Já li o livro e me apaixonei perdidamente pelo livro e pelo Alex (é claro!) rs
    Bjss

    ResponderExcluir
  15. Oiee! Estou doidinha pra lê-lo, mas me preocupei um pouquinho com essas repetições, não gosto muito de personagens obcecadas hahaha Mas a capa é tão...linda!

    ResponderExcluir
  16. Lendo tua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler este livro. :D

    ResponderExcluir
  17. Curiosa pra ler, é o tipo de história que me chama a atenção. A resenha me deixou ainda mais curiosa!!

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Só a premissa desse livro já me ganhou logo de cara. Adoro romances nesse estilo mais leve puxado pros chick-lits. Parece ser uma leitura adorável, apesar da história ser clichê e ir pra um rumo que nós sabemos, é gostoso acompanhar seu desenrolar!
    Espero lê- lo em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. ooi,
    Então, já estava um pouco interessada a ler este livro, após a leitura da resenha vi que realmente adoraria ler este livro, e a historia parece ser um tanto clichê.. você disse sobre fatos de livros que muitas vezes não vemos nas outras resenhas, por fim adorei o jeito no qual descreveu o livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Fiquei interessada no livro por vários motivos. Primeiro, por ser nacional, adoro conferir. Segundo pela capa e títulos bonitos. E por fim, pelas resenhas favoráveis que li.
    Com as ressalvas que vc fez, que considero relevantes e importantes, acho q tb fico cansada quando a leitura é repetitiva, cansativa. Ponto negativo. Gosto de personagens ricas, interessantes e que me levem do amor à raiva em algumas situações, rs. Acho qeu Ana é aquelas que dá vontade de sacudir de vez em quando. Quero ler!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Está aí mais um livro que quero ler, eu já tinha visto ele vária vezes na minha livraria favorita, mas nunca deu pra comprar... Ele me lembre muito O Diário da Princesa, só que em uma versão brasileira e mineira, espero que a fala dos personagens dê pra ver aquele sotaque que tanto amo! rsrsrs' E mais uma vez ótima resenha!!!!!! <3

    ResponderExcluir
  23. A proposta desse livro é meio Diário da princesa. kk
    Adoro essa capa, não vou mentir que se não conhecesse o livro, o compraria mesmo assim, só por causa dela. Gostei do enredo, parece ser uma estória leve e divertida.
    Beijinho.

    ResponderExcluir