Resenha: Olho por Olho

by - 18 outubro

Resenha por Brunna Carolinne

Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian 
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 320

Quem nunca quis se vingar de alguém que o magoou? Ah, a vontade de fazer justiça... Kat, Lilia e Mary decidiram que não querem esperar as forças do Universo fazerem seu trabalho, elas querem vingança, e querem agora!
Kat é durona e decidida, mas está cansada de sofrer bullying. Lilia é delicada e popular, mas não pode permitir que sua irmã mais nova passe pelo que ela passou. Mary é sensível e frágil, mas não consegue esquecer toda a dor que lhe foi causada. As três garotas, mesmo sendo tão diferentes e tendo motivos diferentes, aproximam-se e se unem em prol de conseguirem castigar aqueles que mais a feriram. Ainda que os planos delas saiam do controle, nenhuma das três pode desistir, é um pacto, um compromisso, um segredo e elas têm que ir até o fim, senão... bem, é melhor nem pensar no que pode acontecer.
Desde as primeiras páginas, o livro prende o leitor de uma maneira descomunal. Ele quer saber o(s) porquê(s) da vingança, quem as fez mal e como as três se uniram, porque, veja só, apesar de morarem em uma ilha (Ilha Jar), elas praticamente nem se falavam, então como elas se aproximaram? E mais: como elas resolveram que iam se vingar? Qual(s) vingança(s) escolheram? É, são muitas dúvidas. Mas, aos poucos, as autoras vão introduzindo as respostas na história e tudo vai se esclarecendo.
Ok, ninguém aqui é Deus, mas fala sério, uma revanchezinha pode ser muito boa. Por isso que a premissa de Olho por Olho é tão boa, mas não se engane, porque, apesar disso, as vinganças não são tão mirabolantes e nem tão perversas assim. As três meninas estão no ensino médio, nenhuma tem espírito de assassino, delinquente, sanguinário, então elaboraram umas coisas bem bobinhas, mas para quem é adolescente pode até ser o fim do mundo.
Apesar do tema e dos traumas, a obra tem uma linguagem leve e descontraída. Com capítulos alternados (cada um contado pelo ponto de vista de uma das três garotas), a leitura flui de forma rápida e agradável. A narrativa ainda conta com um toque de sobrenatural que deixa tudo ainda mais cativante.
A edição da editora Novo Conceito está digna de palmas. Capa bacana, interior simples, mas bem feito. Sem erros de português, letras em tamanho ideal e folhas amarelas.
Confesso que no início da leitura fiquei bem confusa. As meninas são muito diferentes, cada uma tem suas características particulares, mas eu ficava confundindo-as. Acho que isso aconteceu porque sou um tanto lerdinha, mas aí, com o passar das páginas, fui me habituando.
Quero deixar claro que o livro é muito bom, mas que não tem nada de muito bombástico. É um YA, então tem clichês, alguns mimimis, mas que te prende e te faz querer mais e mais. O desfecho é daqueles que deixa qualquer um ávido pela continuação. Então, se faz o seu gênero, é recomendadíssimo, só vá com calma para não se decepcionar.

12 comentários

  1. Bom, o livro parece ser um pouco infantil, mas a temática de vingança sempre é atraente...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Achei esse livro bem ok. Como você disse as vinganças não são horríveis e sanguinárias como eu imaginei que seria, mas a narrativa é bastante envolvente e prende bastante o leitor. Eu gostei e já estou na expectativa da continuação.

    Beijos
    Caline
    http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse livro está na minha Wish List quero muito lê-lo!
    Adorei a resenha!
    xoxo
    http://amorazap.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com vontade de ler esse livro desde quando a Novo Conceito anuncionou, mas depois vi resenhas falando muito mal, então decidi não ler... agora tô com vontade de novo hahauha
    Beijos, Anna
    http://16livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ansiosa para ler esse livro, vi tantas resenhas positivas! *-*
    E a capa está um amor. <3
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Estou com esse livro aqui em casa só preciso achar tempo para lê-lo, espero conseguir ainda esse mês, a cada resenha que leio fico mais animada, mas foi bom esse seu alerta sobre não esperar demais da história...

    Vanessa B. Freitas,
    Buttercup de Galocha

    ResponderExcluir
  7. Oi, gostei da sua resenha, e me fez ficar com mais vontade de ler o livro.
    Sinto que vou gostar bastante deste livro.
    Beijos
    http://allmylifeinbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ah eu não consigo me decidir se leio ou não! Vi umas resenhas negativas e desanimei, mas aí eu leio uma como a sua e fico com vontade de novo! Dúvida cruel!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu to doida pra ler esse livro! Me lembrou uma coisa meio Revenge + Pretty Little Liars! rs
    Gostei muito da resenha, já li algumas negativas sobre Olho por Olho, mas a sua me animou de novo! rs

    Beijos :*
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Tenho super vontade de ler!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bru!
    Eu já vi muitas pessoas falando que esse livro é ótimo e outras que é bem sem sal.
    Gostei muito da sua resenha e nem me animo pra ler o livro, porque acho que a sinopse e o marketing cumprem mais do que o livro é realmente.
    Beijos e saudades daqui :3
    Lindo o lay novo.
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu pensava que as vinganças eram algo mais forte e mais brabo... hum então é algo de adolescentes mesmo :P Tenho curiosidade em ler, e já saiu o segundo volume não? Gosto do título dos livros.

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir