Resenha: Almanova

by - 02 dezembro

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Jodi Meadows
Editora: Valentina
Número de páginas: 288

Em Range, as almas vêm reencarnando por várias e várias vezes, sempre carregando consigo as memórias de suas vidas anteriores, em um ciclo infinito, quer dizer, aparentemente infinito, pois, quando todo mundo estava esperando que Ciana reencarnasse, simplesmente Ana nasce, uma almanova. Ninguém sabe por que a alma de Ciana desapareceu, muito menos o motivo de Ana surgir.
Li, a mãe de Ana, tem certeza de que sua filha é uma sem-alma e que o significado de seu nascimento (e, consequentemente, o sumiço da alma de Ciana) é um aviso de que o pior está a caminho, por isso resolve ir embora - e levar Ana consigo - para bem longe da sociedade.
Depois de 18 anos sendo maltratada por Li de todas as formas, Ana decide ir em busca das respostas para as perguntas que tanto lhe afligem: Por que ela nasceu? De onde ela veio? Ela vai reencarnar? Por que Ciana desapareceu? Ana parte para a cidade de Heart determinada a descobrir o motivo de sua existência, mas logo perceberá que não será tão fácil obter as respostas que tanto precisa, principalmente por ter que conviver com tantos inimigos (sendo eles humanos ou não).
Em sua viagem, durante um momento de grande perigo, Ana conhece Sam e logo fica pasma do modo como ele a trata. Tão educado, prestativo e protetor, Sam cuida de Ana e a ajuda de diversas e incontáveis formas, tão diferente de Li… Qual o verdadeiro motivo de Sam se importar com Ana? Logo ela, uma sem-alma!
A princípio, é um tanto difícil para o leitor se acostumar com uma história em que as almas reencarnam e não necessariamente nascem com mesmo sexo. Outra questão que leva certo tempo para ser digerida e assimilada é o fato de não haver uma ordem específica para as reencarnações, como, por exemplo, hoje você está em um corpo de menina e é filha da alma X, que é homem, mas em sua próxima reencarnação, você é homem e pai da alma X, que agora é mulher. Sim, isso tudo também pode ser um tanto confuso.
Logo que esse processo de adaptação passa, a narrativa começa a ser mais atraente, envolvente e contagiante. O enredo contado em primeira pessoa pela própria Ana é tão sutil e de uma tremenda leveza que a leitura não é nada menos que agradável e fluida, em que o leitor é sugado para Range, passando a admirar e apreciar todo o universo criado pela autora.
O desenvolvimento dos personagens ao longo da trama é notório. Ana, por exemplo, que no início era toda desconfiada e receosa, vai percebendo que pode sim ter verdadeiros amigos e se abrir com eles, quem sabe até viver um romance com uma pessoa especial.
A edição da editora Valentina está simplesmente perfeita, para dizer o mínimo. Capa linda, com diversos brilhinhos; diagramação impecável, com várias borboletas e letras em ótimo tamanho; folhas amarelas e sem erros de digitação. Provavelmente Almanova é o livro mais bonito da minha estante.
Uma fantasia com seres sobrenaturais bem construídos, romance e ação na medida certa, além de boa elaboração de cenários e personagens, Almanova é mais do que recomendada. É incrível como uma obra pode ser completa em tantos aspectos. Jodi sabe escrever uma boa história e já não posso me conter de ansiedade para ler o segundo volume, Almanegra.

19 comentários

  1. Eu já havia visto esse livro, mas nao tinha parado para ler sobre.
    Apesar de estranho, o mundo criado pela autora me pareceu bem diferente e original!
    Gostei mesmo da história e já vou acrescentar a minha lista.

    Ahhhh, lá no blog está rolando uma Gincana de Natal. A 1ª prova já está no ar valendo o livro A Casa de Hades do Rick Riordan!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não tinha visto nada sobre esse livro, como te sego no skoob vi que você o classificou como 5 estrelas, com essa capa linda, fiquei super curiosa pra saber mais da estória...gostei muito da resenha, agora espero gostar muita leitura! Ótima dica..
    Geisa Cato

    ResponderExcluir
  3. Eu já estava com muita vontade de ler o livro só pela capa que em encantei, depois de ler a resenha e ver que você super recomendou com certeza vai para minha lista de desejos.
    ADOREI O BLOG

    www.garotaagridoce.com

    ResponderExcluir
  4. Ah! Gostei desse negócio de alma na fila pra reencarnar, rsrsr. Até achei divertido!!
    Resenha ótima!!
    Quero muito ler este livro logo!!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    Amore, dá uma votadinha aqui ó: http://bit.ly/194R4NV

    ResponderExcluir
  5. Eu to doida pra ler esse livro! Achei a história tão diferente e tão interessante. Na parte das reencarnações das almas parece um pouco confuso mesmo, mas tenho certeza que é fácil se adaptar.
    Em relação a edição eu estou encantada, essa capa é maravilhosa!

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gente para tudo nessa capa! To apaixonada! hahahaha
    Parece ser super bacana esse lance da reencarnação de se lembrar, fiquei curiosa pela história!

    Beijos, Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  7. Capa linda mais sinopse intrigante = Comprei o livro há um tempão hahaha
    E olha que nem curto muito reencarnação e tudo o mais, porém vou ler com mente aberta e espero gostar tanto quanto você.

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a sua resenha e fiquei bastante ansiosa pra ler esse livro...
    De fato parece uma trama de literatura fantástica de tirar o fôlego!
    Quero ler mesmo esse livrinho!
    Bjos

    http://eraumavezconversaentreromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei!! Agora tenho certeza que vou ler! :)

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha! Até agora não tinha lido muita coisa sobre esse livro e estava com o pé atrás em relação a história, mas agora estou super animada e vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da resenha, parabéns! Estou mais animada agora para ler o livro. E pra quem não sabe essa coisa de reencarnação tem um pouco a ver com espiritismo, a minha religião. Acho que vou gostar bastante por não ficar um tanto confusa em relação a história ^^

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha!! Ele já tava na lista dos meus desejados, mas depois que li sua resenha me apaixonei ainda mais por ele...

    ResponderExcluir
  13. Hey
    A capa é realmente bonita!
    Achei mega interessante o enredo e fiquei curiosa sobre o que acontece com Ana!
    Realmente, essa parte das reencarnações parecer ser um pouco confusa, mas creio que as explicações vão clareando tudo :)

    Parabéns pela resenha!

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruna, tudo bem?

    Ah, a capa desse livro é tão perfeita!

    Eu acho bacana essa ideia das almas e o ciclo delas, e entendo que a princípio possa parecer confuso para o leitor (você já leu Todo Dia? Ele segue uma ideia mais ou menos parecida, e foi meio complicado criar uma imagem do narrador, já que ele sempre trocava de corpo). De qualquer forma, a trama parece ser bem intensa, tenho muita vontade de ler esse livro.

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha do livro, você escreve super bem!
    A capa do livro é impecável, quero muito lê-lo!
    xoxo
    http://amorazap.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Brunna!
    Que livro bonito! Nunca li nada parecido e achei o enredo muito interessante. Correndo para comprá-lo!

    Beijos,
    Bia Sampaio
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
  17. Estou ansiosa por essa leitura, quero conhecer os detalhes e entender esse mundo. Desde que me contaram sobre esse livro fiquei com vontade de ler.

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON ABOUT - Debutando #19 http://bit.ly/1dkAiec

    ResponderExcluir
  18. Não tinha visto nada por esse livro, mas se visse numa livraria, certamente me encantaria de primeira por essa capa maravilhosa. E ia me apaixonar ainda mais pelo enredo, que parece fascinante. Dica anotada para comprar e ler em 2014!

    Beijos e boas festas!
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Que massa!
    A história parece super legal, e a capa é mesmo linda... ^^

    Estará na minha lista de aquisições de 2014!

    Abraços!
    http://rcassiaslima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir