Resenha: Por Isso a Gente Acabou

by - 18 janeiro

Resenha por Brunna Carolinne

Autor: Daniel Handler
Editora: Cia. das Letras
Número de páginas: 368

Min Green é uma adolescente apaixonada por filmes antigos que sonha em ser uma grande diretora de cinema. A garota não é popular, mas, por acaso (ou obra do destino, quem sabe?), ela começa a se relacionar com Ed Slaterton, um atleta bonitão que chama atenção por onde passa (principalmente das garotas).
Min e Ed estudam na mesma escola, mas eles nunca tiveram nenhum tipo de relacionamento. Quando os dois começaram um romance, todos ficaram surpresos. Os dois são bastante diferentes, só que isso não significa que o namoro deles não tenha sido intenso. Sim, no passado mesmo. O breve namoro deles acabou e o leitor, antes mesmo de começar a leitura, sabe disso só em ler o título do livro.
A história do livro é narrada totalmente pela Min na forma de uma imensa carta (que a garota decide escrever e deixar na porta da casa de Ed junto com uma caixa que contém objetos que marcou o romance dos dois). Min vai explicando os motivos deles terem terminado, o que o rapaz fez, tudo o que ela sentiu/pensou nos momentos que passaram juntos e o que significa cada objeto que ela deixou na caixa.
Mesmo que o final do livro seja bem explícito, o leitor prossegue a leitura para saber o que culminou nesse acontecimento, qual foi a gota d'água. Em alguns momentos ele torce para que seja diferente, em outros deseja que a Min acabe logo com tudo aquilo, porque às vezes o Ed consegue ser um completo idiota, ainda que no instante seguinte mostre seu lado fofinho.
Tudo é melancólico demais, sem muitas surpresas e em determinadas partes fiquei bastante confusa, pois a Min conta uma coisa de forma implícita (eu consigo um entendimento sobre isso), mas logo depois ela conta outra coisa que faz minha compreensão mudar completamente, aí eu fico sem saber o que realmente, de verdade, aconteceu. Outro detalhe que me deixou confusa: a Min relacionar praticamente tudo com um filme que eu nunca ouvi falar. Ela ia comparando e eu ia me perdendo cada vez mais, até que ela prosseguia com a narrativa e aos poucos eu voltava a me acostumar com a cena.
O melhor nesse livro é, com certeza, a linda diagramação. Algumas ilustrações acompanham o relato da Min. É possível perceber que as figuras foram feitas com muito cuidado e dedicação, elas são simples, mas muito bonitas e significativas.
Esperei, durante o livro inteiro, alguma reviravolta, algum pontinho que tornasse tudo emocionante. Mas isso não aconteceu. Cheguei até a ficar decepcionada. Só depois entendi que o livro inteiro é feito de clichês, é como se realmente fosse a vida de alguém real que teve o coração partido. Entretanto, essa observação não fez com que minha visão do livro mudasse. Achei tudo muito monótono e enfadonho.
"You either have the feeling or you don't..."

4 comentários

  1. Eu já vi esse livro e é bem bonitinho os desenhos.
    Eu adoro reviravoltas, que pena que esse não teve :/

    http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler a resenha e até tinha ficado bem empolgada, por mais que a história de uma menina tímida e um atleta se apaixonarem fosse clichê. Como não é meu gênero favorito, achei que seria uma boa leitura. Mas quando li que você se decepcionou e que não teve nenhuma reviravolta, desisti de vez. Sair da zona de conforto pra ter uma decepção literária não vale. Uma pena quando acontece isso, né?

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Capa tão bonita, história parecia tão interessante no começo da resenha...
    Uma pena ter decepcionado :(
    Beijos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá querida Brunna, tudo bem??
    Terminei de ler este livro ontem e hoje fui dar uma olhada em algumas resenhas para ver se alguém tinha a mesmo opinião em relação ao livro e fiquei bastante desanimada pois só encontrei resenhas positivas e fiquei super feliz de entrar aqui no blog e ver te você tem a mesma opinião em relação a historia.Realmente achei a historia super "enrolada" e em alguns momentos acreditei que a historia iria mudar mas não...E qual " por isso a gente acabou" ficou tão pro final e algo super previsível, que fiquei feliz de ter terminado a leitura.Um livro realmente lindo,mas muito clichê e nada empolgante.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir