Resenha: Starters

by - 30 janeiro

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 368

A Guerra dos Esporos foi a causa da morte de todas as pessoas com idade entre 20 e 60 anos. Agora, os menores de 20 são chamados Starters, e os maiores de 60 são chamados Enders.
Após a guerra, os Starters que não têm avós vivos são levados para abrigos (lugares que eram para ser refúgios, mas na verdade parecem-se mais com prisões, onde os jovens são maltratados e privados de uma vida decente). Os que conseguem fugir vivem nas ruas, em edifícios abandonados, passando fome, sede, frio, tentando sobreviver aos males que a pobreza acarreta. Já os Enders vivem bem melhor que isso, mas alguns são angustiados e querem ser, mais que tudo, jovens de novo.
Callie vive nesse mundo. Ela é Starter, órfã de pai e mãe e mora em um prédio abandonado junto com seu irmão doente de 7 anos, Tyler, e um amigo deles, Michael. Os três sobrevivem apenas com o básico do básico, às vezes nem isso. Então Callie encontra uma maneira de resolver todos os seus problemas: a Prime Destinations, uma empresa que aluga os corpos dos Starters, para que os Enders tenham a chance de ser jovens de novo, nem que seja por apenas um dia, e fazer várias coisas que a idade avançada já não permite. Assim, a garota assina um contrato com a Prime Destinations e alugará seu corpo por um mês, ao final do prazo, ela receberá dinheiro suficiente para dar uma vida melhor ao seu irmão e Michael. No entanto, o que Callie não contava era se ver em meio a uma conspiração de proporções gigantescas, tendo que fazer escolhas para salvar a sua vida e a daqueles que ama.
Callie é uma protagonista difícil de entender, ela é bastante inconstante. Em um momento ela é forte, preocupada e capaz de fazer qualquer coisa pelo seu irmão, logo em seguida ela está em um jardim de flores com o coração palpitando por um rapaz bonitão, parecendo até que esqueceu tudo de ruim que viveu na rua. Sua coragem e prudência são perceptíveis, mas faltou solidez em sua personalidade.
Starters tem uma ideia bacana, mistérios instigantes e bons elementos para que uma belíssima história fosse contada, o problema é a falta de informação que permeia o livro inteiro. A autora simplesmente não contou o(s) motivo(s) da guerra, o que aconteceu nos outros locais do mundo e como tudo se "resolveu". Ela pode fazer isso no próximo volume da série? Sim, deve pode. Então esperemos.
A capa não é bonitona, mas tem um ar sombrio e chama bastante atenção com seus detalhes metálicos. A edição está boa, simples, sem muitos erros de português. As letras é que poderiam estar em um tamanho maior, mas não é nada que atrapalhe a leitura.
O livro tem muito suspense, mistério, e o leitor fica ali no meio querendo saber de tudo. A velocidade da leitura é um pouco lenta em vários momentos, mas chega uma determinada parte que a narrativa se torna frenética e o leitor não consegue mais parar de ler. O final é surpreendente e a vontade de ler a continuação, Enders, é enorme.

8 comentários

  1. Estou terminando Enders e olha....
    Continua tão bom quanto! Talvez até melhor!
    Estou até com dó de terminar e me despedir dos personagens </3

    Beijinhos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  2. O que mais amo em Starters é a capa, não tem como se apaixonar por ela, comprei o livro pela capa e me apaixonei, com certeza é a capa mais bonita da minha estante. Eu adorei esse livro, é uma distopia maravilhosa, estou muito ansiosa para ler Enders!
    http://exceptionss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Brunna!
    Eu já li essa livro, mas ele não me agradou tanto. Em vários momentos me senti perdida na história é como você disse a autora deixou de dar várias explicações para que a história fizesse sentido. Eu vou ler Enders para ver se a narrativa melhora. :)

    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  4. Eu não me interessei muito por esse livro na época do lançamento,e fico alternando entre querer muito ler e não querer... ainda estou em dúvida...

    Bem legal a sua resenha e quem sabe um dia eu consigo me dedicar a esse livro...

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Brunna!

    Você descreveu exatamente o que eu senti quando li esse livro. Ele não explica muito sobre a guerra, a Cassie é uma protagonista bem indecisa e isso acabou me irritando. A leitura foi bem lenta e chata, uma tremenda decepção. Agora a capa é um espetáculo a parte, acho ele muito linda!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei da sua descrição sobre o livro e fiquei com vontade de ler, eu particularmente adorei a capa, achei bem diferente!!
    xoxo
    http://amorazap.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Conclui a leitura de "Enders" na última semana e posso dizer que já estou com saudade das personagens e principalmente da escrita da Price. Também senti falta de algumas explicações no primeiro livro, mas no desfecho da história algumas coisas mudam - não tudo, é verdade - e ele se torna infinitamente melhor.
    Acho que tudo o que ficou em aberto é explicado nos contos, como "Retrato de uma Starter", então espero que a NC traduza os demais contos o quanto antes - já que infelizmente não é uma trilogia. :/

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  8. A cada resenha que leio eu tenho mais vontade de ler esse livro!
    Cada ponto da história me deixa curiosa, sem contar os elogios que já li sobre ele por ai.
    Eu acho a capa bonita sim, diferente. Mas tem um ar sombrio mesmo! rs

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir