2014: Abstendo-me de comprar livros

by - 11 fevereiro

No final de 2013 eu estava dando uma olhadinha na minha estante e fiquei assustada com a quantidade de livros não lidos que estão nela. Não, esse número não passa de 100 que eu saiba, mas ainda assim são muitos livros. Alguns comprei há tempo, na época eu queria muito ler e eles estavam em promoções "imperdíveis", outros são de parceria que, por algum motivo, eu ainda não os peguei para ler. O fato é que tenho várias obras aqui na minha estante acumulando poeira, umas eu nunca nem tirei do plástico!
Tentando resolver amenizar essa situação, resolvi que em 2014 irei abster-me de comprar livros. Sei que será tremendamente difícil para mim, ainda mais quando eu encontrar uma promoção "irresistível", por isso decidi que não irei parar totalmente de comprar novos livros, mas irei adquirir apenas os que são de alguma série que eu já tenha algum volume na minha estante, ou então um lançamento que realmente eu queira demais. Ok, podem pensar que dessa forma estarei burlando as regras (quem acompanha o blog sabe que tenho tendência a fazer isso), mas, na verdade, o que eu quero é apenas diminuir consideravelmente a quantidade de livros não lidos que tem na minha estante, e, para isso, quando eu encontrar uma promoção, não irei encher o carrinho de compras de livros que provavelmente não irei ler.
Tomei uma decisão difícil, e em 2014 pretendo não ser uma compradora compulsiva de livros, comprarei apenas aqueles volumes que mais quero e que sei que os lerei em breve. Desejem-me sorte, pois sei que não será nada fácil.

Obs: Esse ano já comprei apenas um livro. \o/ Encontrei Cidade dos Ossos por R$25,00 e decidi trazê-lo para minha casa. Eu tinha um exemplar, mas há mais de dois anos emprestei para uma pessoa e ela nunca me devolveu, e, como sei que provavelmente nunca me devolverá, resolvi logo comprar outro.

11 comentários

  1. Me identifico completamente com a situação!
    Esse ano, se eu não me engano, comprei apenas um também. Os demais foram de promoções ou trocas realizadas no Skoob.
    Coloquei como meta ler mais e comprar menos (mesmo porque não tenho mais espaço para guardar meus livros :p)

    ResponderExcluir
  2. Oi Brunna!
    Eu também preciso fazer isso, sou uma compradora compulsiva e tenho uma pilha enorme de livros não lidos na estante. Já comecei o ano comprando mais do que devia por causa dos lançamentos que eu não consigo resistir. Acho que também vou dar uma pausa nos próximos meses.
    Boa sorte para você! :)

    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  3. Sei como é isso. No final do ano apassado eu tinha 43 livros não lidos.
    Eu nunca fechei um ano com algum livro não lido e isso me assustou muito. É compulsão por comprar mesmo. Essas promoções imperdíveis são as piores. Eu já comprei alguns livros esse ano, mas todos eu quero muito ler e alguns inclusive eu já li. O combinado que eu fiz comigo mesma é nunca entrar em um link de promoção. E evitar ao máximo entrar em qualquer site que venda livros. E assim eu tenho comprado bem menos =))

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Brunna, tudo bem? ^^

    Ainda não cheguei nessa situação, mas te entendo perfeitamente. Do que adianta ter muitos livros acumulados se não são lidos? Achei muito sábia sua decisão, assim você vai poder se maravilhar com os títulos que tem aguardar, e quem sabe acabar achando o seu nome livro favorito entre eles?

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Boa sorte, Bruna!! Eu devo ter um ou dois livros na minha estante, mas além de não ser muito do meu interesse eu não tenho tempo! Quase todo dia eu passo por uma senhora que fica vendendo livros, imagina o meu desespero? P.s: Lá tem Orgulho e Preconceito em capa ROSA!! Já estou ansiosa pelas minhas férias!

    ResponderExcluir
  6. Até hoje não cheguei a fazer uma compra exagerada, com muitos títulos, mas me identifico totalmente com você no quesito "livros não lidos". Se não me esqueci de colocar nenhum no Skoob, já são 102 livros e claro que isso significa que não posso ficar fazendo essas compras malucas. Minha intenção é também ficar apenas com os livros de parceria, o que por enquanto estou conseguindo. As duas últimas compras aconteceram em 31 de dezembro e espero manter isso por um bom tempo.
    Desde já desejo boa sorte para você e espero que consiga atingir sua meta. Espero também que as lojas cooperem com você - o que é essencial, claro.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  7. Te entendo perfeitamente, e desejo boa sorte!
    Eu fazia a mesma coisa, não podia ver uma promoção "imperdível" que eu saía comprando tudo! Tenho uma pilha de não lidos e vários no plástico ainda, por isso to fazendo que nem você, só to comprando os que são continuações de séries ou que estão na minha lista de super desejados e com o preço bom! Fora isso, nada de comprar livros só porque estão baratos e que acho que posso gostar. rs

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Brunna!

    Que coragem! Eu não consigo ficar sem comprar livros, então estou me contentando em comprar apenas aqueles que eu realmente necessito ler. Como as editoras estão sempre mandando seus lançamentos não tem como frear a pilha de livros, então estou deixando rolar mesmo :)

    Beijão,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pra você, essa é a melhor coisa que você faz!

    Eu tenho muitos livros em casa não lidos (algo em torno de 68) e um dia desses estava pensando nisso mesmo, que eu não comprarei mais livros até ler pelo menos 50% desses livros.

    Um abraço,
    oepitafio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Sei como é D: Mas ultimamente estou muito adepta a ler por pdf.

    Ah, sua decisão foi mais do que certa!
    Beijos,
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Me identifiquei total!!!
    Desde quando comecei a ser leitora de verdade, não parei mais de comprar comprar comprar... No começo era até fácil ler todos, mas depois de um tempo eu voltava da livraria com quatro, cinco livros.. sem contar que eu comprei a série completa de Diários de Um Vampiro na promoção de Black Friday e está intocável ):

    Enfim, no fim das contas prometi a mim mesma que iria ficar sem comprar até ler todos os que faltavam (em torno de 10 livros), mas essa "promessa" foi por água a baixo Hahahahahaa

    ResponderExcluir