Resenha: Ah, o Verão!

by - 05 fevereiro

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Fernanda Belém
Editora: Valentina
Número de páginas: 256

Finalmente as férias chegaram, e a carioca Camila já fez mil e um planos para aproveitar bem as suas - ao lado das melhores amigas e do gato do Rafael, o carinha da escola por quem Mila é apaixonada há bastante tempo (mas que nunca deu bola para ela). O que a garota não esperava é que a mãe dela possuísse outros planos para essas mesmas férias: viajar para Búzios e lá passar os primeiros 15 dias do ano.
Mila fez de tudo para convencer a mãe a não realizar essa viagem, mas nada deu certo, e agora, ao invés da jovem pôr em prática tudo o que tinha planejado para suas tão esperadas férias (inclusive se aproximar e enfim conquistar o Rafa), ela terá que passar bastante tempo em um lugar para o qual não queria ir, confraternizar com pessoas com que não queria estar e ficar longe de tudo o que mais lhe interessa. Só que o destino reservou para Camila um verão inesquecível, cheio de praias, novas amizades e até corações apaixonados! Certamente essas férias serão inesquecíveis...
A Mila é impossível! Fala o que pensa (até demais) e é inquieta, assim como qualquer outro adolescente. Algumas de suas atitudes me deram muita raiva e muita tristeza (principalmente o modo como ela, às vezes, tratava a mãe - com certa arrogância), acho que isso aconteceu por minha experiência de vida (nunca trataria meus pais dessa forma), então isso é bem pessoal. A Camila saía quase todas as noites e voltava para casa de madrugada, e achei um tanto absurdo a mãe dela deixar a filha de 15 anos fazer isso com garotos mais velhos que ela nem conhece direito. E se acontece alguma coisa? E se os caras fossem pervertidos? Ah, sei lá, achei bem estranho, mas provavelmente devo ter pensado isso também por causa da criação que tive dentro de casa. Um fato bem bacana: foi perceptível o amadurecimento que a personagem teve durante o livro, no final ela já estava bem mais confiante.
Ah, o Verão! tem uma narrativa leve, divertida e descontraída, assim como a gente supõe que seja (por causa do tema). É bem agradável de acompanhar a trama e as descobertas da personagem, a história transmite uma sensação bem gostosa ao leitor. Apenas senti falta de descrições mais detalhadas do ambiente e dos personagens (do que a autora relatou, consegui imaginar apenas o básico).
A edição da editora Valentina está uma gostosura: a capa transmite exatamente aquilo que o livro contém - uma história jovial e prazerosa. A diagramação foi muito bem feita, com detalhes de corações e palmeiras. As folhas são brancas, o que pode incomodar algumas pessoas, mas isso não influenciou na minha leitura de forma alguma, ela continuou rápida e bastante fácil.
É agradável acompanhar as aventuras da Mila e até seus devaneios. Ah, o Verão! é uma boa leitura, que te mantém entretido e te faz vibrar pela protagonista a cada frase, não, mais que isso, te faz vivenciar junto com a Camila tudo o que ela está passando.
"(...) Sempre perdemos coisas e pessoas pelo caminho, mas não devemos parar de ter experiências por puro medo de sofrer. (...)"
pág. 166

7 comentários

  1. Oi Brunna!
    Já tinha adicionado este livro no Skoob, pois tinha gostado bastante da sinopse.
    Mas agora que li sua resenha, fiquei com mais vontade de ler, hehe.

    Estou seguindo!

    Tem promoção no blog, passa lá!
    http://lepetit-mari.blogspot.com.br/

    xoxo

    ResponderExcluir
  2. Particularmente achei bem estranho um livro da Valentina com folhas brancas, já que foge do padrão da editora, mas ainda assim isso não é algo que costuma atrapalhar a minha experiência com a leitura. Como já disse antes, estou ansioso para conhecer uma obra da Fernanda Belém e sua resenha me deixa com menos receio de encontrar algo que me desagrade. Pelo menos sei que será uma leitura bem divertida, mesmo encontrando essas situações "estranhas" que estão tão naturais nos adolescentes nos últimos anos.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  3. nossa eu sempre leio livros de páginas brancas muuuuuuuito devagar D:
    cansa muuito minha vista :(
    Ela já arde a toa :(
    não gostei de saber disso...
    estava louca de vontade de ler esse livro!
    Beijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros leves e divertidos como esse, ideal pra ler nessa época! Deve ser perfeito pra curar ressaca literária! As folhas brancas geralmente me incomodam, mas quando o livro é bom, a gente nem percebe!

    Beijos e uma ótima semana!
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que lindinhaaaaa!!!!! Não vejo a hora de ler este livro ♥

    Adorei!! Tô precisando de um livro assim, bem leve!

    As páginas brancas também não me agradam, mas como tem poucas páginas, acho que não me incomodarei muito.

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser bem gostoso de ler
    E ainda se passa no Rio ♥
    Achei a capa linda

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro a literatura nacional contemporânea, eu amei sua resenha.
    É uma pena ser folhas brancas, dói os olhos :/

    http://rotinadafelicidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir