Resenha: O Lado Mais Sombrio

by - 21 abril

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: A. G. Howard
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 368

As mulheres da família de Alyssa ouvem plantas e insetos. No momento, até que Alyssa está conseguindo esconder suas alucinações, mas, bem no fundo, a garota tem medo de ficar completamente maluca e acabar em um hospício - assim como sua mãe. Há todo um histórico de insanidade metal na família de Alyssa desde que sua tataravó, Alice Liddell, afirmou que conheceu um lugar cheio de criaturas inusitadas, inspirando Lewis Carroll a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas; agora, é a jovem quem está arcando com as consequências das tolices da tataravó.
Determinada a não seguir os mesmos passos de suas parentes, e nem deixar que sua mãe sofra mais ainda, Alyssa entrará na toca do coelho para consertar a bagunça que está instalada no País das Maravilhas, e, assim, quebrar a maldição da loucura na família. Entretanto, realizar esse feito não será nada fácil, até porque o local está repleto de seres que não revelam suas verdadeiras intenções, e Alyssa não sabe quem ali é seu amigo ou inimigo. No País das Maravilhas, nada é o que parece.
Alyssa é uma personagem dividida entre dois mundos, duas origens, duas paixões. É justamente esta última condição que eu não gostei. Triângulo amoroso, minha gente. Qual foi a última vez em que isso deu certo? Um dos caras é forte, estável e genuíno; já o outro é enigmático, suspeito e sublime. Em relação ao primeiro, eu sou indiferente, mas em se tratando do segundo, tenho sentimentos confusos e totalmente opostos. Em um momento eu queria socar a cara dele por ser tão mentiroso, mas em outro caía de amores pelo rapaz mal compreendido.
Howard tem criatividade, nossa, e quanta criatividade! A autora praticamente desconstrói tudo o que sabemos sobre a história de Carroll, alterando personagens e situações, para depois moldar tudo a seu bel-prazer. E não é que deu certo? Ok, é tudo meio maluco e fantasioso, às vezes até confuso, mas no final as coisas ficam mais explicadinhas. Dá para perceber que, desde o início, a autora já sabia o que aconteceria no desfecho de seu livro, todos acontecimentos foram conduzidos para aquele fim, e isso é ótimo, pois revela o quanto a autora tem domínio sobre sua trama.
Não tem como falar desse livro sem citar o belo trabalho que a editora Novo Conceito fez. Além da capa riquíssima em detalhes, diagramação linda e letras em um tamanho bacana, também preciso destacar a qualidade das folhas. Como assim? Eu explico. Quem conhece os livros da NC já deve ter percebido que as folhas são mais leves e um pouco mais ásperas, só que de uns livros para cá a editora não tem utilizado esse tipo de material. Agora as folhas, inclusive as desse livro, estão mais lisinhas e extremamente agradáveis ao toque. Sim, elas deixam o livro um pouquinho mais pesado, mas não posso negar que gosto mais desse tipo de papel cheirosinho. Não sei o nome técnico que se dá para esses diferentes tipos de materiais, mas acho que deu para entender. Sim? Não? Hum...
Se ainda não deu para notar o que eu achei de O Lado Mais Sombrio, vou facilitar agora: eu gostei. Muito. Ele tem seus altos e baixos, tem alguns pontos que não gostei, mas no geral é um livro bom, muito bem pensado e explorado. Recomendo para quem gosta de fantasia, mistério, romance e até um pouco de ação.
P.S.: Clique aqui e veja a capa do segundo livro dessa série. OMG! Maravilhosa. Mal posso esperar pelo lançamento aqui no Brasil.

13 comentários

  1. Oi :)

    Esse livro não chama a minha atenção e, além disso, minha amiga leu e não gostou. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pouca gente leu esse livro, então eu quase não ouvia falar sobre a opinião de quem leu.
    Ainda bem que você disse que é bom, e eu pelo jeito vou amar. Bem pensado, criatividade e ação, com certeza chamou minha atenção e me fez querer ler logo.

    http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro (espero corrigir isso antes de junho), mas preciso concordar com o que você disse sobre o material (que sim, deu para entender). Esse tipo de papel é tão melhor, né? *-*
    Infelizmente também não li o livro do Carroll, porém pelo pouco que conheço da história dele dá para perceber o quanto "O Lado Mais Sombrio" é especial, mesmo com tudo isso que você citou. Não posso dizer que será um livro perfeito, mas espero que sim ou que ao menos me divirta bastante.
    Vi quando você postou a capa do segundo livro de madrugada e também preciso concordar: é incrível!

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Brunna, tudo bem?
    Essa capa é diva! A do segundo volume também arrasou. Fiquei com mais vontade de ler só por causa disso. É válido? <3
    Ele estava na minha lista de leitura do feriado, mas cadê que deu tempo? :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Oi, Brunna!
    Esse livro é lindo mesmo, a capa é incrível e a diagramação é um capricho. Ainda não peguei para ler, mas será um dos próximos. Estudei um pouco de Carroll na faculdade e estou ansiosa para saber o que a Howard aprontou nesse livro. :D

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  6. Amei a capa! As duas são muito bem trabalhadas! Eu já tinha lido algo ao respeito, acho que no Skoob, tinha me chamado atenção o caso da loucura e Wonderland, talvez eu o compre.
    P.s.: Bru, vc já ouviu falar de uma trilogia chamada Summer, o primeiro livro da série é O Verão Que Mudou Minha Vida, eu gosto muito dessa série, principalmente na época em que li, o problema é que eu não estou achando o terceiro volume, queria saber se vc sabe algo sobre isso.

    ResponderExcluir
  7. Postei com a conta do meu irmão. Larissa A.M é que é minha conta.
    Amei a capa! As duas são muito bem trabalhadas! Eu já tinha lido algo ao respeito, acho que no Skoob, tinha me chamado atenção o caso da loucura e Wonderland, talvez eu o compre.
    P.s.: Bru, vc já ouviu falar de uma trilogia chamada Summer, o primeiro livro da série é O Verão Que Mudou Minha Vida, eu gosto muito dessa série, principalmente na época em que li, o problema é que eu não estou achando o terceiro volume, queria saber se vc sabe algo sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Larissa (:
      Também achei que as duas capas são bem trabalhadas, mas a do segundo livro em especial eu gostei mais *-* HAHA
      Sobre a trilogia Summer, já ouvi falar sim, aliás, morro de vontade de lê-la! Vi que a previsão de lançamento do terceiro volume (Sempre Teremos o Verão, né?) era para março desse ano. Eu o encontrei à venda no próprio site da Galera (http://www.galerarecord.com.br/galera_livro.php?id=699), na Saraiva e na Cultura (http://www.buscape.com.br/sempre-teremos-o-verao-v-3-42233722-idprod-42233722-isbn-9788501094940.html#precos).
      Espero ter ajudado :D
      Beijinhos

      ~ Brunna Carolinne

      Excluir
  8. ahh Quero muito ler!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sério que é uma série? Já dei uma desanimada, não tem como negar. Detesto esperar o lançamento das continuações, sempre demoraram demais e eu fico naquela ansiedade louca.
    Também não curto triângulos amorosos, nunca dão certo e me irritam muito.
    Não sei quando lerei esse livro, mas espero que apesar do altos e baixos também curta a leitura.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  10. Ah eu tô com esse livro aqui, mas sempre que o pego para ler, desanimo. Vou tentar mais uma vez por conta de sua resenha e por que é uma serie, estou desesperadamente precisando me agarrar a uma serie!

    Abraço,
    Matheus.
    http://terradecarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Acabei de conhecer seu blog e achei ele muito fofinho, parabéns!
    Tenho muita vontade de ler esse livro desde que vi sua capa, agora que sei do que ele realmente trata fiquei super ansiosa para dar uma olhada. Sou bastante fã de Alice no País das Maravilhas e acho que O Lado Mais Sombrio seria uma leitura perfeita para mim.
    Muito boa a sua resenha.

    Beijos,
    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir