Resenha: Vinte Garotos no Verão

by - 12 abril

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Sarah Ockler
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 288

Vizinhos e amigos desde crianças, Anna, Frankie e Matt eram inseparáveis. Eles compartilhavam tudo! Bom, quase tudo. Anna, desde os 10 anos, esconde a paixonite que tem por Matt e todos os desejos de aniversário que fez, ansiando pelo momento que ele enfim a beijasse. Quando ela menos espera, seu sonho torna-se realidade, mas logo é interrompido pela trágica morte de Matt. O garoto parte de uma maneira totalmente inesperada, deixando o mundo das duas garotas totalmente de cabeça para baixo. Anna (a amiga e affair) se esconde em seu diário, colocando em suas páginas os sentimentos, dúvidas e segredos que possui; já Frankie (a amiga e irmã) torna-se uma pessoa bastante diferente, fazendo coisas não muito agradáveis.
Pouco mais de um ano após o incidente que arrancou a vida de Matt, as duas garotas ainda estão abaladas, mas irão passar três semanas na Califórnia, rodeadas de muito sol, mar, restaurantes e garotos! Então Frankie faz uma proposta: se elas conhecerem pelo menos um garoto por dia, no final terão uma boa chance de conquistarem alguém mais... interessante. Anna aceita entrar na brincadeira, mas o que Frankie não sabe é que há uma grande probabilidade de Anna não conseguir esquecer seu primeiro amor: Matt.
Apesar da grande carga emocional que é colocada logo no início do livro, Vinte Garotos no Verão não poderia ter uma escrita mais leve e jovem. Abordando assuntos típicos de adolescentes (verão, garotos, sentimentos confusos), a história é envolvente, sensível e muito tocante. Fiquei bastante comovida e animada com a trama, torcendo pelos personagens e com o coração apertado por causa de suas perdas. Eu ri em diversas passagens, mas também chorei em várias.
Anna (personagem principal e narradora da obra), mesmo sofrendo tanto pela morte repentina de Matt, não é uma protagonista chata, que vive se lamentando pelos cantos, muito pelo contrário. Os sentimentos da moça foram muito bem dosados pela autora, que colocou tudo na medida certa, pois, mesmo que a garota tenha tido uma perda, ela ainda é jovem, cheia de vida e com muita coisa para experimentar.
Um livro delicado e comovente, que fala sobre amizade, perda, família e amores (vividos ou não), com narrativa ágil e envolvente e que possui linda capa e diagramação, dando um toque todo especial à obra. Se você gosta de histórias nesse estilo, garanto que vai amar Vinte Garotos no Verão tanto quanto eu amei.
"(...) Toda história é parte de um todo, de uma vida toda, entende? Feliz, triste, trágica, seja o que for, mas uma vida toda. E os livros permitem que você as conheça."
pág. 165

7 comentários

  1. Não tenho interesse por esse livro, mas também não conhecia muito bem sobre a história, o que só foi possível conhecer agora. Preciso dizer que a ideia é bem bacana e isso faz total diferença, porém continua sendo o tipo de livro que costumo evitar ao máximo. :(
    De qualquer forma, como tenho um exemplar, cedo ou tarde vou acabar lendo e espero também não achar a protagonista chata. :x

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    PS: Brunna, recebi os livros na quarta-feira e ontem mesmo iniciei a leitura de "Boneca de Ossos". Não achei perfeito, como já esperava, mas a escrita da autora é de fato muito bacana *-* Vou postar a resenha na próxima semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi Brunna, tudo bem?
    Comprei esse livro ontem e estou louca para começar a ler... Parece ser maravilhoso e a sua resenha só me fez ter mais certeza que eu vou amar (e chorar! haha) muito!!!
    Beijos Bru
    www.sobrelivroseetc.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Brunna

    Há muito tempo espero a publicação desse livro pela NC e agora que estou com ele em mãos tenho medo de me decepcionar.
    Lendo a sua resenha tenho a impressão de já ter lido outros livros com a mesma premissa. Tomara que a autora tenha conseguido se destacar em meio aos livros do gênero.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha visto esse livro, mas antes de eu pensar em ler me deram spoiler. Nem tem graça ler mais!
    Ótima resenha!
    Indiquei o blog a uma tag:

    http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/2014/04/tag-qual-e-o-livro.html

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sua resenha e fiquei suspirando com ela. hehehe. Adorei a ideia do livro e estou muito curiosa para lê-lo por conta de todos os elogios que eu vi.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não tenho muita vontade em esse livro, mas mesmo assim a histórias parece ser maravilhosa :)

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha vontade de ler esse livro, depois de ler um pouco da resenha, desejo ler logo haha
    Histórias que contam um pouco da nossa realidade são ótimos!

    http://nodivadaverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir