Resenha: Boneca de Ossos

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Holly Black
Editora: #irado
Número de páginas: 221

Poppy, Zach e Alice são amigos há bastante tempo. Eles gostam de brincar com bonecos, inventando suas aventuras. Os três têm até um mundo próprio cheio de piratas, ladrões, guerreiros e sereias. Sobre todos esses personagens, reina a Grande Rainha, uma boneca de porcelana muito antiga e sinistra que vive dentro de uma alta cristaleira na casa de Poppy. Essa boneca pertence à mãe da garota, e as crianças estão terminantemente proibidas de tocá-la, só que isso não as impede de inseri-la em suas aventuras fantasiosas.
Os amigos estão crescendo. É tempo de deixar a infância para trás e encarar a adolescência. O pai de Zach, inclusive, quer que o filho pare de uma vez por todas com esse bobo faz de conta e finalmente passe a se envolver mais com o basquete. Quando um acontecimento extremamente inesperado força Zach a fazer exatamente o que o pai deseja, o garoto fica completamente arrasado, triste e irritadiço. Envergonhado com o que aconteceu, ele não diz para as amigas o verdadeiro motivo de ter deixado a brincadeira de lado, e as duas ficam confusas e inconformadas com isso.
Em uma madrugada, Poppy conta aos amigos o estranho sonho que teve com a Rainha e com o fantasma de uma menininha que não descansará enquanto a boneca de porcelana não for enterrada em seu túmulo. Mesmo incertos quanto a veracidade do depoimento de Poppy, o trio parte em uma última aventura a fim de ajudar o fantasma da Rainha a descansar em paz. Só que a missão tomará proporções jamais imaginadas pelo trio.
Narrado em terceira pessoa, Boneca de Ossos tem um ar sombrio, cheio de suspense e mistério. Não é que o livro chegue a assustar (bom, eu não me assustei), mas a autora vai conduzindo a trama de tal maneira que em determinado momento o leitor fica confuso. Será que a história da boneca é real ou apenas mais uma invenção da mente fértil de Poppy?
Os personagens são bem cativantes, cada um com sua própria personalidade e problemas pessoais. Zach tem uma relação conflituosa com o pai e não sabe se está pronto para crescer. Alice mora com a avó 1.001% protetora e está preparada para o que reserva a próxima fase de sua vida. Poppy... Bom, a Poppy faltou ser melhor explorada, só sabe-se que ela tem medo não quer deixar de ser criança.
A trama começa em ritmo de apresentações, daquela maneira mais lenta e, conforme a aventura dos personagens avança, a velocidade da trama também vai crescendo, culminando em um dinâmico desfecho. Holly Black soube construir uma história simples, mas bastante rica em conteúdo, mostrando que amadurecer não significa abandonar nossos amigos ou sonhos. Mesmo sendo classificado como infantil, Boneca de Ossos pode fisgar até os adultos mais céticos. Aproveitem, porque essa edição está muito fofinha, com umas ilustrações muito bonitinhas.
"- Todo mundo tem uma história (...) Todo mundo é herói da sua história. (...)"
pág. 88

10 comentários

  1. OI Brunna

    Acabei de postar a resenha desse livro também e tive quase as mesmas impressões que você.
    É um livro juvenil por isso o "terror" não é tão assustador, eu já esperava por isso.
    Queria que os personagens fossem melhor explorados, mas o livro é pequeno e não teria espaço para isso.
    É uma história fofinha e com alguns momentos tensos. Aquela boneca dá um medinho, rsrsrs.

    Beijos
    http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Brunna!
    Ainda não li o livro, mas quero incluí-lo nas minhas próximas leituras. Achei o livro muito fofo e as ilustração estão lindas, todas as resenhas que li foram positivas então estou curiosa.

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo o que você disse. Eu particularmente acho difícil alguém se assustar, mesmo as crianças - pelo menos eu não me assustaria -, mas todos podem se divertir muito, principalmente porque a escrita da autora é muito simpática e viciante. Aliás, posso dizer inclusive que isso faz com que deseje que os próximos livros da autora sejam lançados o quanto antes pela NC, já que esses parecem ser melhores. Se isso se confirmar, a chance de uma nova autora na lista dos favoritos é grande.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu li o livro faz pouco tempo, e apesar dele ter ilustrações lindas e tudo mais, eu não curti a história, acho que faltou "algo".

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li esse livro mas estou curiosa para conferir e espero gostar. A editora fez um trabalho ótimo no livro, adorei essa capa <3

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  6. Ola! Desde que vi os lançamentos da Irado fiquei interessada neste livro primeiramente pela capa, e depois lendo algumas resenhas me encantei. Gostei muito do "clima" Tim Burton do livro hahaha. Amei sua resenha com certeza esta sera uma leitura minha.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Oi Brunna. O fato de saber que o livro tem um ar sombrio e cheio de mistérios já me deixou com vontade de conhecer essa história.
    Beijos
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  8. Legal! Gostei do enredo e tem mistério envolvido e isso já me atrai bastante. Ver o que vai acontecer com estes amigos e saber o que aconteceu para mudar tudo, realmente é um ponto forte. Valeu pela dica.

    Abraço,
    Diego de França

    Aguardo sua visita ;-)
    Leitor Sagaz | Grupo Amantes da Literatura no Facebook

    ResponderExcluir
  9. Já li duas resenhas sobre esse livro, e ambas foram positivas, então acabei de incluir nas minhas próximas leituras, parece ter uma trama bem legal, e apesar do livro não assustar, de acordo com você, vou lê-lo pois gosto de tudo que envolve suspense e mistério e tudo mais.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir