Resenha: A 5ª Onda

by - 29 junho

Resenha por Brunna Carolinne

Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Número de páginas: 368

Os Outros chegaram sem alarde. Apesar de muitas teorias, ninguém sabia com certeza o que eles queriam, até que começaram a destruir tudo, matar todos. Agora, a Terra está devastada e não é seguro confiar nas pessoas, afinal, qualquer uma pode ser o inimigo.
Cassie é uma sobrevivente. Após 4 ondas, ela ainda está viva, fugindo dos Outros e procurando um lugar seguro para se refugiar. Uma parte de sua família está morta, a outra foi levada para longe. Cassie está sozinha e teme ser a última pessoa com vida na Terra, até encontrar Evan Walker, um rapaz misterioso e de atitudes louváveis. Ainda que tudo indique o contrário, provavelmente não é uma boa ideia ficar na companhia de Evan, muito menos confiar nele. Cassie será capaz de tomar a decisão certa e permanecer viva?
Dividido em partes, cada uma narrada por personagem e ponto de vista diferentes, A 5ª Onda inicia com a narração, em primeira pessoa, de Cassie. Ela começa contando que está sozinha na floresta, tentando sobreviver. Aos poucos, a narrativa da garota vai tomando outro rumo - ela vai relatando como tudo aconteceu, a maneira que ela conseguiu fugir e tudo o que sabe. Esse segundo pedaço da narrativa, apesar de bastante relevante, é bem chatinho, e, por isso, a leitura demora demais a engrenar. A partir da parte dois do livro é que tudo começa a ficar bem mais interessante e com ritmo mais acelerado.
Rick Yancey soube misturar, com habilidade, ficção científica e distopia. O universo que ele criou é no mínimo instigante; o enredo é riquíssimo em detalhes, em que tudo se conecta. Ainda que eu tenha previsto alguns acontecimentos e revelações logo de cara, na hora H eles aconteceram de uma forma totalmente inesperada, e fiquei com o coração aos pulos.
Os personagens dessa obra são críveis, cada um com sua essência e jeito único. Confesso que, ao longo da história, eu confundi alguns, mas foram apenas alguns secundários (secundários mesmo). Queria muito falar sobre um personagem em especial, que, desde a primeira palavra narrada por ele tornou-se meu queridinho, mas sinto que qualquer coisa que eu diga aqui será spoiler. Então, desculpa, S., não poderei falar de você aqui, talvez em outra oportunidade.
Não posso fazer mais nada a não ser recomendar A 5ª Onda. Apenas sugiro que leia sem muita sede ao pote, porque você pode se decepcionar, pois, como eu já disse, o início é beeeem arrastadinho. Lembrando que os direitos de adaptação foram comprados e o elenco progonista do filme já foi definido!
"(...) até mesmo pessoas muito sensíveis podem se acostumar a coisas extremamente insensíveis.
A crueldade não é um traço da personalidade. A crueldade é um hábito."
pág. 117

5 comentários

  1. Oi :)

    Estou bastante dividido a respeito a leitura desse livro. Vou pensar se irei ler. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita curiosidade em relação a esse livro, lendo sua resenha acho que vou adorar!

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei, mais acho que vou esperar para ver o filme primeiro, porque não to muito no clima para esse tipo de livro. Provavelmente se começasse a ler, eu o abandonaria.
    Beijokas
    Jeh
    www.jeitodler.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bru, tudo bem?

    Já li algumas resenhas bem legais sobre esse livro. Ele parece ser interessante.Não sabia que ia ter um filme O.o Eu, A desavisada =P. Fiquei curiosa por essa mistura entre ficção e distopia.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Interessante, capa bonita, ator que faz Evan é gato e pelo que eu entendi é uma série; ou seja vou dar uma acompanhada ;) P.s.: Sei como é difícil querer falar de um personagem e não poder porque pode acabar virando um spoiler, e todo mundo gosta de surpresas.

    ResponderExcluir