Resenha: Conquista

by - 23 junho

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Número de páginas: 360

ATENÇÃO: Esta resenha é do terceiro livro da série Matched, mas ela não possui qualquer tipo de spoiler.
Resenha de Destino
Resenha de Travessia

Para eu não soltar spoilers, optei por não falar sobre a história em si de Conquista, então se você quiser saber um pouco sobre o que realmente fala esse volume final, clique aqui e leia a sinopse da obra.
O que esperamos quando pegamos para ler o último volume de uma distopia? Armas, bombas, explosões, pessoas mortas, todo aquele caos que uma revolução acarreta. Porém, não é exatamente isso o que acontece aqui. Sim, os personagens estão lutando, entretanto não é uma luta propriamente física, mas eles estão sim em busca de uma melhor qualidade de vida, enfrentando um grande problema e indo em busca de uma cura. O problema é que isso não era nem de longe o que eu esperava para esse desfecho, e o melhor é que, por isso, fui totalmente surpreendida.
Com altos e baixos, a narrativa ainda é poética, agora em primeira pessoa pelo ponto de vista de Cassia, Ky e Xander, o que nos possibilita estar em diversos ambientes da história, conhecendo mais intimamente os personagens e assuntos importantes da trama. Desde o início eu me apaixonei completamente pelo Ky, mas confesso que, com a narração do Xander, percebi o quanto este é interessante e corajoso. Já Ky, desde o segundo volume, foi perdendo um pouco seu encanto, só que ainda assim ele continua com um baita espaço em meu coração.
Aqui, o triângulo amoroso está mais nítido, mas ele não deixa os leitores desconfortáveis, pois, apesar de terem essa paixão em comum, não há aquela rivalidade ciumenta e competitiva entre os três. Eles são amigos, leais e estão prontos para se ajudarem.
Alguns pontos que ficaram em aberto nos livros anteriores receberam explicações, mas outros nem sequer foram citados novamente, como, por exemplo, o mundo em que a história se passa, que praticamente não recebeu atenção. No final, algumas questões ficaram em aberto, mas claramente com uma promessa de futuro melhor.
No geral, apesar de seguir um caminho que eu não imaginava, gostei desse desfecho, de como as coisas foram se resolvendo e das revelações que surgiram. O final foi agradável, adequado, com grandes ensinamentos e deixou um calorzinho gostoso no meu coração.
"Se você deixa a esperança entrar, ela toma conta de você. Ela se alimenta de suas entranhas e usa seus ossos para escalar e crescer. Finalmente, ela se torna a coisa que são seus ossos, que te mantém firme. Que te segura até você não saber mais como viver sem ela. Arrancá-la de você ia te matar por completo."
pág. 181

11 comentários

  1. Eu confesso que, apesar de curtir distopias, quando li a sinopse desse livro não gostei da premissa e nem tive vontade de ler, nem um pouco.
    Por isso nem comecei a ler a trilogia e, confesso, não me arrependo. Estou saturada de distopias.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Destino foi um dos melhores livros que eu já li, Travessia me decepcionou um pouco, mas ainda não li Conquista. Minha irmã não gostou muito dele. Não gosto de triângulos amorosos, mas fico aliviada ao saber que eles não ficam se matando *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Brunna!
    A trilogia Destino é uma das séries que mais tenho vontade de ler, mesmo com o triângulo amoroso quero ler os livros ainda esse ano. O bom é que ultimamente tenho visto várias promoções legais deles e vai dar para aproveitar. :)

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  4. Hey, Brunna! Eu li Destino e não curti. Esse triângulo foi bem chato, torci pelo Xander e não gostei do rumo que a história estava tomando, então optei por não continuar a série.
    Gostei da maneira como vc fez a resenha, sem spoilers, só emitindo sua opinião sobre o final. Eu não aguento, sempre acabo falando sobre o enredo. rs
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  5. Oi Brunna, eu amo distopias! Se esta é mais uma...estou dentro! ^^

    Já anotei os nomes da trilogiam pois realmente nao conhecia.

    Participa do sorteio do blog, você pode ganhar um e-reader!

    Beijos Joi Cardoso
    Participe do sorteio! Você pode ganhar um KINDLE! | Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Hey
    Estou há tempos para começar essa série, ainda não pude comprar nem o primeiro livro HAHA
    Dizem que tem uma adaptação dela por vir, mas né..

    De repente, o fato da autora ter deixado explicações abertas, pode ser que vem mais por aí haha

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Gostei da dica! Amo distopias!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Acho que a primeira vez que ouço falar dessa trilogia. Vou ler a primeira resenha tbm.

    ResponderExcluir
  9. Bruna, por favor me diz se ela escolhe com qual dos dois vai ficar?????? Por favor???? Só quero saber se ela escolhe.Estarei esperando. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa (:
      Sim, ela escolhe sim o/ E o melhor é que o outro personagem, que ela não fica no final, tem um fim bem bacana também *-*
      Beijinhos

      ~ Brunna Carolinne

      Excluir
  10. Ohhh que bom!! Obrigada por me responder, sabendo disso estou mais empolgada para ler ;) Meu niver é só em novembro mas já estou ansiando ganhar este livro ou o Estilhaça-me. :*

    ResponderExcluir