Resenha: Estilhaça-me

by - 01 junho

Image and video hosting by TinyPic

Resenha por Brunna Carolinne
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 304

O mundo é dividido em setores e não está nada bem. Não há tantas árvores, as nuvens não são brancas, o Sol não tem o certo tipo de luz, os pássaros não voam e comida e bebida são escassas. Após prometer melhoras ao povo, um grupo - O Restabelecimento - chega ao poder, mas nenhuma melhoria é notada. As pessoas continuam doentes, com fome e sede.
Juliette existe vive nesse mundo, mas não o conhece muito bem, pois está isolada em um cubículo escuro há 264 dias. Isso porque a aberração garota de 17 anos é perigosa. Seu toque é mortal poderoso. Depois de ser confirmada como uma ameaça a todos, ela foi trancafiada e, desde então, não vê, não fala e nem toca em ninguém.
A vida de Juliette muda completamente quando ela ganha um companheiro de cela: Adam, um rapaz deslumbrante misterioso. Ela não tem ideia do motivo dele estar ali, mas a realidade da jovem nunca mais será a mesma quando os dois são libertos e Juliette descobre os planos que O Restabelecimento (Warner, mais precisamaente, o jovem, impiedoso e cruel líder do Setor 45) tem para ela.
Juliette, mesmo tendo sofrido preconceito e privações desde a infância, inclusive de seus próprios pais, não é uma pessoa amargurada, nem rancorosa, ela é boa e não quer machucar ninguém com seu toque (ainda que o indivíduo mereça). Ela deseja apenas que um gesto de carinho seja direcionado à ela, mas quando os outros têm medo não entendem seu poder (aliás, nem ela mesma o compreende), isso é bastante difícil. Adam é o único indivíduo que demonstra alguma compaixão por ela. Protetor, amigo e até mais que isso, Adam é aquilo que Juliette nunca antes teve na vida. Totalmente o oposto de Warner, que é mentiroso, perverso, desumano, que sempre coloca Juliette à prova, testando-a, obrigando-a a usar seu poder. Ainda que eu tenha gostado um pouquinho do Adam, meu coração não palpitou por nenhum dos dois rapazes.
A narrativa cheia de palavras riscadas, repetições e sem algumas vírgulas é um tanto confusa no início, mas depois o leitor vai se acostumando. É interessante atentar para o fato de que, enquanto a Juliette estava isolada e amedrontada, a narrativa era enrolada e imprecisa, mas, aos poucos, quando ela vai se sentindo liberta, a narrativa vai tornando-se mais clara e coerente. Eu gostei desse estilo e admiro demais a autora por ter tido essa sacada e, além disso, conseguir envolver o leitor.
Essa mesma narrativa, por ser em primeira pessoa na visão de Juliette, é um tanto limitada. Como a jovem pouco conhece do mundo ao seu redor, o leitor também quase nada sabe. A distopia não é muito explicada/abordada, nem o dom da protagonista. Em alguns momentos eu me perguntava se, em todo o universo, apenas a Juliette possuía essa habilidade sobre-humana. Até o final do livro, certas dúvidas foram sanadas, mas outras permaneceram. Agora é esperar os próximos volumes.
Estilhaça-me tem uma história muito interessante, que consegue prender o leitor e deixá-lo curiosíssimo para saber o desfecho. E que desfecho! Ele me deixou completamente ávida pela sequência, que eu acho que será bem mais movimentada e cheia de ação. Que venha Liberta-me!

44 comentários

  1. Brunna, comprei recentemente o livro e pretendo ler em breve, simplesmente amei a premissa do livro e já me atraiu desde o primeiro dia que li a sinopse!

    Ótima resenha garota! ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma super fã da trilogia, então sou suspeita pra falar. Mas se você gostou de Estilhaça-me, vai amaaaaaaaar Liberta-me!
    Eu também tive que me adaptar aos poucos com a narrativa diferente da Tahereh no início do livro. A forma como a Juliette narrava os fatos, e os pensamentos confusos dela. E realmente, vai mudando ao longo do livro, quando percebi achei muito legal!
    Ficou muito boa a resenha, eu tive pensamentos bem parecidos com os seus em relação a leitura!

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler essa série, ainda mais por prender o leitor a leitura e também pelo desfecho bom. Livros assim são bons para ler, e a vontade é de ter todos para a leitura seguir um após o outro.

    ResponderExcluir
  4. To super ansiosa pra ler (to só esperando a bendita: férias). Adooooro livros complexos, cheios de incógnitas e suspense, me envolvem e fazem com que eu não pare de ler, até que eu desvenda tudo HAHAHAH

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei, é uma distopia certo? E eu adoro distopia. Percebo que além do governo querendo monopolizar tudo a algo há mais na protagonista. E o que não podia falta um homem lindo e misterioso. Tudo isso me atrai,

    Gostei muito da resenha. Parabéns Brunna.

    ResponderExcluir
  6. Uma das séries que mais estou gostando de ler. Apaixonada pela personagem e por Adam. Agora quero ter a chance de ler os outros livros, pois sei que a história continua emocionante como este livro. Amei relembrar a história. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Adoro a série, pena que li só o primeiro livro. Pretendo com certeza ler os outros livros da série. Ah e a resenha foi incrível!

    ResponderExcluir
  8. E eu querendo muuuuuuuuuuito esse livro. Ouço falar muito bem, agora quero ainda mais. Pedi minhas Jackets na editora, mas sem os livros kkkkk na esperança de ter um dia né... beijos.

    ResponderExcluir
  9. Bruna nunca li uma resenha desse livro, a sua é a primeira... rs, mas eu confesso, adoro histórias assim, com o mundo completamente mudado, mistério, e olha, fico numa euforia, até conseguir o livro, pena que sem dindim é fogo kkkkk espero ganhar. Você instigou meu lado compulsivo de leitora voraz!!

    ResponderExcluir
  10. Eu baixei este livro, mas a minha lista estava tão grande que não tive tempo de ler..
    Agora que vai ser lançado, vai fazer parte da minha longa coleção de livros.
    Ele parece ser bem emociontante, muitos amigos que leram amaram...
    A resenha está bem apresentada...

    Obrigada ;)

    ResponderExcluir
  11. Li esse livro em pdf em apaixonei. No começo achei um pouco comum,mas mesmo assim apaixonante. Sou apaixonada pelo Adam,mas tenho uma pequena queda pelo Warner [<3]. O final foi arrebatador e quero muito ler os outros livros. Amei a resenha!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Brunna, eu to quase surtando, por não ter tido a oportunidade de ler essa trilogia, sério!
    Não quero baixar, quero lê-lo em livro físico, mas.. anda difícil com tantos livros na lista né :(
    Ao ler sua resenha, eu fiquei muito, muito curiosa com o fato dela possuir essa habilidade.
    E, sei lá, vou ter certeza quando eu ler, mas ja gostei de Adam, por ser o único a não desprezar Juliette e taus.. porque seu coração não palpitou por ele? rs
    Ah, e já odeio Warner só de ler sua resenha, hahaha
    Enfim.. preciso pra ontem essa trilogia!

    ResponderExcluir
  13. Ahhhhhh eu quero!! :3 Parece muito bom!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. A história parece um pouco com o Mito da Caverna de Platão e com a história de Frozen sobre poder e compaixão. Gostei! Espero que eu tenha oportunidade de ler. :)

    ResponderExcluir
  15. eu preciso <3 parece ser muito bom *---*

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Esse estilo de escrita da autora ao mesmo tempo que me deixa insegura pra ler sua obra também me deixa super curiosa, mas acho que vou apostar e ler a trilogia assim que puder. Além disso, ouvi falar que o vilão dessa série é um ótimo personagem e, não sei se é esse o caso, eu amo quando o vilão/antagonista tem o devido destaque numa história.
    http://sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Aí adoro distopias, esta série é maravilhosaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  18. Todo mundo lendo e eu não! Pronto, são essas coisas que partem meu coração!
    Mas enfim...
    No caso essa é a capa antiga não é?
    Gente, quando você falou que ela ficou trancada isso me lembrou bastante a Elsa de Frozen!
    Confesso que eu não estava muito animada pra ler, mas quando eu vi sua resenha e tive uma ideia de como o livro é, até tô querendo ler!
    Beijão.
    http://bagagemliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu já vi várias resenhas desse livro, tanto positivas como negativas, e sempre quis lê-lo, por ser uma distopia e também pelo fato dele não ser uma distopia tão comum, por mais que eu ame distopia eu estou um pouco cansada das semelhanças entre elas, em Estilhaça-me isso é um pouco diferente pelo fato da protagonista ter esse poder mortal no seu toque, isso me instigou a ler o livro e atiçou minha curiosidade!

    ResponderExcluir
  20. Oh god, eu li esse primeiro livro por insistência das minhas melhores amigas, que já tinham lido o livro, eu realmente me apaixonei, e foi uma das primeiras distopias que li :) Me apaixonei pelo Warner de cara. Eu tenho o livro Liberta-me desde o ano passado e ainda não li ele, e propus uma condição de que não leria nenhum livro até que terminasse os que eu comecei, mas depois de terminar esses 10 livros que estou lendo no momento, Liberta-me vai ser o primeiro a ser lido kkk. Xoxo J.

    ResponderExcluir
  21. Gosto muito dessa série, é bem interessante, estou ansiosa pra ler o próximo livro!

    ResponderExcluir
  22. Acho que nunca conversei com alguém sobre uma série como com você sobre "Estilhaça-me", por isso acho que qualquer coisa que eu disser aqui se tornará repetitivo. rsrs Mas uma coisa que você disse em sua resenha e que eu tenho a obrigação de concordar é que a autora surpreendeu em sua narrativa. A história me conquistou sim, não posso negar, mas essa narrativa... Só por isso já me tornei fã da Tahereh. :D

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito da resenha, já tenho os dois livros da série: Estilhaça-me e Liberta-me, ainda não li, mas estou muito curiosa para ler e conhecer Juliette e Adam. Gostei muito de conhecer os livros da autora Tahereh Mafi. Que venha Incendeia-me, Destrua-me e Fragmenta-me...Ansiosa :D

    ResponderExcluir
  24. Bom, não leio muito distopias, mas parece que esse livro trás uma ideia diferente. A estória parece ser bem limitada, já que a narrativa é feita pela protagonista que não tem contato com o ambiente externo. Fiquei curiosa em relação à habilidade. Depois de ouvir críticas positivas e negativas, ainda estou em dúvidas se leio ou não. Bjus!

    ResponderExcluir
  25. Wow! necessito muito dessa trilogia! simplesmente de gostar de coisas meio apocalípticas, sei lá... e como diz ali no começo, no suposto mundo da estória, tudo estava indo de mal a pior... E como a garota comentou acima, a estória deve ser limitada mesmo, acho q não deveria ser narrado em primeira pessoa, mas mesmo assim tenho interesse :3

    ResponderExcluir
  26. Uhhh desde que saiu o segundo livro e fiquei sabendo dessa trilogia quero muito ler!
    Fiquei meio triste depois que você disse que no início é meio confuso, pois para mim se um livro não começa bem ele também não terminará bem, pois a introdução é a chave essencial para que o leitor queira ler o restante do livro...
    Mas estou muito interessada nessa trilogia, pois muitas pessoas, inclusive você fala bem deles *---*
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  27. Eu já tinha ouvido falar desse livro. Fiquei um pouco com medo que você disse que no começo é confuso e tal, mas depois que você explicou que ao longo da obra a narrativa vai se tornando mais clara e precisa, eu achei esse fato bem interessante e me chamou bastante atenção. Mas muita gente fala bem desse livro e a sua resenha também falou. Então, isso me deu mais vontade ainda de ler. Fiquei curiosa com esse desfecho surpreendente que o livro parece ter e fiquei, mais uma vez, extremamente curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  28. agora com tantos livros sobre distopia fica até meio enjoativo esse tema, mas como eu pude ler a sua resenha esse livro tem uma abordagem diferente dos demais, com certeza irei ler a serie...

    ResponderExcluir
  29. Comecei a ler o livro só q parei por que eu tava lendo outros livros, voltei a ler ele e me lembrei do porque eu tava tão fascinada por ele : apaixonante, dramatico, envolvente e etc. Sou uma fâ assumida dessa serie.s2

    ResponderExcluir
  30. Oi Brunna, eu amo essa trilogia. Ela é linda,envolvente, me prendeu a cada página..eu tb amei a forma como a escritora fez o livro (tornando os sentimento meio que responsáveis pela forma da escrita..)..com certeza eu recomendo...Sua resenha ficou incrível tb,conseguiu captar o livro. Parabéns.

    ResponderExcluir
  31. Estou apaixonada por Adan, ^^
    e louca para ler o livro novamente
    Amei a Trilogia...
    E ta de parabéns a Resenha ficou ótima !!

    ResponderExcluir
  32. Gostaria muito de ganhar os livros desta trilogia,porque chamam muito a atenção e foco do leitor devido a história empolgante,que parece ter ótimos desfechos e momentos que nos levam a diferentes emoções,já li a sinopse e fiquei encantada,mas gostaria de ganhar os livros,a história parece ser interessante e bastante elaborada pois consegue trazer para si toda a curiosidade do leitor e parabéns pela resenha ela retrata bastante os acontecimentos e nos incita a querer ler a história

    ResponderExcluir
  33. Eu já li os dois primeiros livros!!! AMEIIIII!!!! Uma das melhores distopias que li... Achei legal a forma como autora escreveu tudo... Você falou sobre o ponto de vista só dela...
    Leia Destrua-me e Fragmenta-me que acho que você ira se achar melhor e com certeza vai entender melhor a trama, acho essencial a leitura deles!
    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Eu ainda não li nenhum dos livros da trilogia Incendeia-me, mas vontade que não falta viu? Já li tantas resenhas super positivas dessa série e cada vez, fico me mordendo para me controlar e comprar depois rs Nunca li nada da autora, mas confesso que fiquei um tanto balanceada, porque a narrativa dela é de um jeito que eu não curto muito, mas ao mesmo tempo gosto... é dificil pra entender né? rs

    ResponderExcluir
  35. Já li algumas resenhas desse livro, mas nenhuma me chamou a atenção, até agora, gostei bastante da resenha, sou fã de distopias e sobrenatural e essa parece ser bem legal.
    Com certeza vai entrar para minha lista de leituras...

    ResponderExcluir
  36. Li os três primeiros livros ano passado, sou apaixonada pela trilogia. Ás vezes achava um pouco chato o mimimi da Juliette em relação ao Adam e ao Warner, a indecisão dela era entediante, eu ficava tipo "garota , se resolve logo!". Mas confesso que eu mesma ainda nao me decidi entre qual dos dois ela deve escolher. Depois de Destrua-me , Warner me conquistou :x
    Gostei do post, bem legal, fácil leitura e sem spoilers . Parabens.
    bj , dréa

    ResponderExcluir
  37. Adorei a resenha, me deixou muito curiosa! Estou com muita vontade de ler essa trilogia também, fiquei com mais vontade ainda. O enredo deste primeiro livro parece ser muito interessante, fiquei com vontade de ler e curiosa para acompanhar a narrativa da autora, que parece ser bem diferente de tudo que já estou acostumada.
    beijos

    ResponderExcluir
  38. Eu conheci a trilogia a pouco tempo, e já me interessei! Estou muito curioso pra ler, ainda mais que as minhs jackets dos dois primeiros livros chegaram! Estou precisando de uma leitura boa faz tempo e essa vai com certeza servir!
    Bjos

    ResponderExcluir
  39. Que lindo, você fez a resenha com palavras riscadas, tipo o livro! *o*
    Estilhaça-me conquistou meu coração e superou as expectativas.
    Comecei com um pé atrás, mas acabei encantada e vivi o drama da Juliete junto com ela.
    Achei o final lindo, por mim podia terminar assim mesmo, com uma promessa de esperança. Apesar de que a autora foi fiel à história e a soube conduzir bem, dando uma merecida continuidade à trama.

    Abraços, Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Já ouvi falar muito sobre essa série, mas nunca tinha lido uma resenha. Parece uma história interessante e gostei de saber sobre a forma diferente da autora escrever. Gosto quando os autores brincam assim com a narrativa. rs Fiquei curiosa para ler!
    Beijos
    http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Confesso que esse livro não tinha chamado minha atenção até bem pouco tempo atrás. Mas tenho ouvido falar tanto dela que acabei ficando com vontade de ler. Gosto muito de distopias e estou muito curiosa em saber mais sobre essa. Parece que a autora tem um jeito diferente de escrever e envolver o leitor. Espero poder ler em breve.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  42. Oi Bruna.
    Essa é uma das séries que eu quero acompanhar, o problema é que tenho outras na frente, então Estilhaça-me vai ter que esperar um pouquinho. Em relação a resenha: se eu fosse a protagonista, teria medo de chegar perto das pessoas e tal. Dos dois mocinhos, apesar de tu não ter gostado muito de nenhum deles, eu acho que gostaria mais de Warner *-*
    Beijos <3

    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Eu nunca li o livro, então, n tem muito que comentar mais, eu acho que adoraria ler.
    E o que mais me fascinou é que Estilhaça-me não parece só mais um livro clichê.
    Enfim, é ler para poder comentar algo mais.
    beijos.
    Visite - Tão Bom Quanto Pizza

    ResponderExcluir
  44. Eu nunca li esse livro, infelizmente, mas to doida pra ler...
    Quero saber como é a escrita dessa autora...
    E 264 dias trancada sem sabe o que acontece lá fora, quero saber como ela vai escrever sobre quando ela for sair...
    "toque é mortal poderoso." :O
    "Protetor, amigo e até mais que isso" já to vendo que vou passar o livro todo suspirando por "gestos" dele para com ela... kkkkkkkkkkkkkkkkk
    "tornando-se mais clara e coerente." Ixihhhhhhhh acho que já to amando a autora... kkkkkkkkkkkk
    Eu de verdade, fiquei beeeem curiosa com tudo, mas mais ainda com a escrita da autora, se a personagem não sabe muito a gente também não, os pensamentos meio confusos pq ela não sabe de nada... Da mesma forma também fiquei preocupada, pq você escreveu que algumas duvidas não foram respondidas e tipo eu formo MUUUUUUUUUUUUUUUUUUITA pergunta enquanto leio... :P
    Mas enfim, vou ler o quanto antes, pq fiquei de verdade com vontade de ler *0*
    Quero ver esse negocio ai de Adam e ela e aquele malvadinho que já odeio, Warner...
    Obg pela resenha, nem contou de mais e nem de menos. ;)

    ResponderExcluir