Subgênero literário moderno: New Adult

by - 04 junho

Vamos continuar a falar sobre os subgêneros literários modernos? Aproveitando a #SemanaIntensaDemais, uma ação organizada pela editora Valentina e a página Thoughtless Brasil para apresentar e comemorar o lançamento do livro Intenso Demais, a postagem de hoje vai tratar sobre o New Adult.

Afinal, o que é um New Adult?
O termo New Adult se refere aos livros em que os protagonistas estão na faixa dos 18-25 anos, vivendo um momento de transição da adolescência para a vida adulta. Eles começam a descobrir uma realidade totalmente diferente daquela que estavam acostumados e procuram entender o real significado do que é ser um adulto, mas não sem antes enfrentar as alterações e dificuldades que a maior idade acarreta.
Em decorrência do novo mundo que os personagens têm de encarar (o dos adultos), os NA's abordam temas mais maduros, realistas, conflitos intensos e complexos. As narrativas dessas histórias transbordam mudanças e "primeiras vezes": confronto familiar, a ida para a faculdade, o primeiro emprego, o primeiro relacionamento sério... Infinitos "primeiros passos" relacionados, principalmente, às escolhas feitas pelos personagens principais, que são cheios de expectativas e frustrações.
É importante ressaltar que, além de se concentrar em questões como sair de casa, negociação de opções de educação e carreira, muitos desses livros abordam também o desenvolvimento da sexualidade, contendo cenas mais quentes, com teor sexual bem explícito (mas não a ponto da obra ser considerada erótica).

Exemplos na literatura
Fontes: 1, 2, 3 e 4.

10 comentários

  1. Oi, Brunna!
    Amo o gênero, ele é um dos meus preferidos! Acho as narrativas que abordam a ida para a faculdade e os conflitos dos jovens tão empolgante. estou sempre buscando novas leituras do gênero, ainda bem que estamos tendo bastante opções. Adorei o post! :)

    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  2. Bom, essa é a minha faixa etária, era para eu amor esse gênero, e eu amaria se n fossem essa cenas picantes. Obrigada por trazer esses novos conceitos para a gente. :*

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Ainda não li nenhum livro desse gênero, que horror né??
    Mas tenho certeza que vou amar. É bem o tipo de livro que eu quero ler.
    Cansei dos jovenzinhos que podem tudo mesmo tendo 12 anos. :/

    Beeijos
    Petra | Na Próxima Página...

    ResponderExcluir
  4. Oi! eu gosto muito desse gênero, é minha faixa etária e é uma das leituras que mais gosto.

    bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi (:
    Para ser sincera, eu prefiro livros mais juvenis, porque os temas são abordados com maior leveza, enquanto o New Adult busca explorar conflitos que passamos ao "crescer". Mas acho esse gênero muito importante e bonito. Algumas histórias são maravilhosas.

    Abraços, Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Brunna, estou apaixonada peor esse estilo de leitura...ele tem algo que nos prende,nos cativa e nos faz bucar mais e mais livros deste gênero.Eu li esses que vc sitou como exemplo e são maravilhosas.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Até o momento acho que não li nenhuma obra classificada como "new adult" - pelo menos nenhuma das que foram citadas -, então "Intenso Demais" certamente será a primeira experiência. Apesar de já ter lido 1001 resenhas positivas, não sei se posso dizer que estou ansioso e na verdade fico na torcida para pelo menos ter uma experiência de leitura agradável, mesmo que a história não seja legal. Veremos!

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adoro New Adult's... To com Easy na prateleira e não consegui ainda. Morrendo de contade de ler.
    Beijokas
    Jeh
    www.jeitodler.com

    ResponderExcluir
  9. New Adults, ainda preciso me acostumar. Acho que é um gênero totalmente feminino.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Depois da febre do Ya, o estilo New Adults me conquistou.
    E a maioria dos livros da imagem são os culpados por isso.
    rs

    ResponderExcluir