Resenha: Antes que eu Vá

by - 17 julho

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 368

12 de fevereiro. Sexta-feira. Dia do Cupido. Para Samantha Kingston, este dia significa que ela receberá muitas rosas no colégio, demonstrando o quanto é popular. Dia em que ela finalmente perderá a virgindade com seu lindo namorado, Rob, cobiçado por todas as garotas, e então suas melhores amigas não mais poderão irritá-la com isso. Mas o que Sam não imaginava é que este também será o dia em que ela morrerá.
Tudo parecia normal. Ela acorda, consegue uma excelente vaga no estacionamento da escola, cola na prova de química, paquera o professor de cálculo, recebe muitas rosas, dá uns beijinhos no namorado, mata aula e vai à uma festa. Até sofrer um acidente, morrer e acordar no outro dia. Quer dizer, acordar no mesmo dia. 12 de fevereiro, Dia do Cupido. Todos estão agindo normalmente, como se nada tivesse acontecido, mas Sam se lembra de tudo e sente que tem alguma coisa errada.
Por sete vezes, Sam revive a sexta-feira. Ela não sabe o motivo disso tudo estar acontecendo, mas a cada 12 de fevereiro ela descobre e aprende novas coisas, age de maneira diferente e se reinventa, o que faz com que o livro não seja enfadonho. É o mesmo dia, alguns fatos são os mesmos, só que Sam está diferente, e isso faz com que o dia dela seja diferente, deixando a história bem interessante.
No início, Sam é aquela típica adolescente americana popular no Ensino Médio: fútil, tem amigas populares, namorado gostoso, não se importa com muita coisa, faz maldade com as pessoas e é admirada por todos. Mas, ao longo do livro, o leitor aprende que essa mesma garota tem suas qualidades e não é e-xa-ta-men-te aquilo que aparenta.
Tudo o que acontece no dia de Sam não é em vão, tudo é relevante e tem um "significado", todos os personagens têm papéis importantes na construção da história, mas um deles eu considero mais-que-essencial para a evolução da jovem: Kent McFuller. Assim que o nome dele foi citado pela primeira vez, eu logo fiquei apaixonada. Ele é um fofo, um pouquinho misterioso e está sempre pronto para ser o herói que Sam precisa. Ainda que ela trate-o com indiferença, Kent continua ao lado dela para ajudá-la, pois conhece o coração de Sam como ninguém. Tem como ser mais perfeito?
De forma leve, Lauren Oliver criou uma trama singular, personagens ímpares (ainda que, à primeira vista, aparentem um padrão) e importantíssimas lições. Entretanto, acho que justamente para dar um ar maior de lição, o final foi um tanto desapontador. Não por ter sido ruim ou completamente nada a ver, e sim porque eu queria muito que fosse diferente. Ok, eu entendo o fim, compreendi o que a autora quis passar ao leitor, ainda assim eu queria que o desfecho tivesse sido outro.
Narrado em primeira pessoa pela própria Samantha, Antes que eu Vá começa um pouco chatinho, até porque eu demorei para assimilar todos os personagens, mas então ele se torna completamente envolvente e instigante, exatamente comprovando a afirmação de que algumas coisas se tornam lindas quando você realmente olha.
"(...) a esperança o mantém vivo. Mesmo quando você está morto, é a única coisa que o mantém vivo."
pág. 106

12 comentários

  1. Oiee ^^
    Venho querendo ler esse livro desde sempre, e depois que li outros livros da autora, fiquei ainda mais curiosa. A história parece ser super interessante, mas ver que você achou o começo chatinho me desanimou para lê-lo...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Brunna

    Sempre que tenho chance indico esse livro. A história dele é incrível e as lições que ele traz são extremamente marcantes.
    É claro que não era aquele final que a gente queria, mas desde o começo imaginei que a autora não mudaria isso. Era a grande lição, o grande lance da história.
    Um livro maravilhoso, sem sombra de dúvida.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu adorei a resenha.
    Principalmente essa frase: "a afirmação de que algumas coisas se tornam lindas quando você realmente olha."
    Me lembrou um pouco o Pequeno Príncipe... essa frase...rs
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Brunna. Que bom que gostou da história. Esse livro é muito bom, super indico. Além de ter uma história instigante, traz várias reflexões e quotes marcantes.
    Beijos
    AAll My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  5. Quero esse livro a tempos! Quero comprar!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é realmente muito bom, adorei a premissa dele :)

    Estou seguindo seu blog.

    http://enfoqueliterarioo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu estou louca para ler ele. Teve uma feira aqui na minha cidade que o livro estava por R$25,00, mas a burra aqui não comprou :\

    Beijos,
    wesaysomething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Eu acho que eu sei o final e tbm queria que fosse diferente, por isso acho que n vou ler, crio toda hora esperanças para que aconteça algo mágico e ela volte a vida. O contexto de reviver o mesmo dia é o mesmo de um filme antigo, onde o personagem principal é um repórter. :*

    ResponderExcluir
  9. Oi, Brunna!
    Nunca li nada da autora, mas tenho muita curiosidade. O problema é que a premissa desse livro não desperta meu interesse sei lá, acho que por ele ter um final que não é difícil de imaginar. Talvez eu leia um dia! :)

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  10. Oi Brunna, como está?
    Eu nunca havia ouvido falar neste livro e estou impressionada.
    Adoro livros assim e agora estou com muita vontade de lê-lo. O que é maldade, pois esse mês já não tenho mais $$ para livros :(
    Você me deixou curiosa quanto ao final. Tenho medo de ficar triste também!
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha lido uma resenha desse livro. Não sabia nem do que se tratava e fiquei super curiosa em relação a história, e principalmente sobre o final. Ela reviveu o dia várias vezes e mudou como pessoa, mas e aí? hahaha Ela realmente morreu, foi sonho, o que aconteceu?? Me deixou curiosa poxa! rsrsrs

    Beijos,
    Fer -
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna,
    Acabei de conhecer o blog e adorei, já estou seguindo tá.

    Sobre a resenha, estou com vontade de ler esse livro a heras, rsrsrs mas estou esperando ele aparecer em promoção e nunca aparece nem em e-book.
    Dizem que a escrita da Lauren é otima. :)
    Assim que eu ler eu volto aqui para comentar o que eu achei.

    Beijão!
    auniversitaria.com

    ResponderExcluir