Expressões estranhas

by - 09 agosto

Você está aí, navegando de boa na internet, quando, de repente, lê uma expressão que não sabe o significado. Calma, isso acontece com todo mundo. E foi justamente pensando nisso que decidi escrever esse post, para tentar esclarecer alguns termos que estão, de certa maneira, relacionados com o universo literário. Ali embaixo você encontrará breves explicações de algumas expressões um tanto quando estranhas.

Shippar
Basicamente, shippar é torcer para um casal ficar junto. Baseados na palavra relationship (relacionamento), surgiram os termos:
  • Ship: um casal;
  • Shipper: pessoa que torce por um casal;
  • Shippar: prática de torcer por um casal.
Ou seja, quando você pensa "essas duas pessoas formariam um casal bacana" ou "quero tanto que esses dois fiquem juntos", você está simplesmente shippando.

Cliffhanger
É um recurso caracterizado pela exposição do personagem a uma situação limite, como um dilema ou confronto com uma revelação surpreendente. É aquela cena que geralmente faz o coração do espectador ficar aos pulos e, do nada, termina, deixando o desfecho para a continuação.
Frequentemente, o cliffhanger (à beira do abismo, na tradução literal) é utilizado para prender a atenção e instigar a curiosidade da audiência, e, em casos de séries, fazê-la retornar à continuação da obra para poder finalmente testemunhar a conclusão dos acontecimentos.

POV
Point of View (POV, ponto de vista) significa, literalmente, o ponto de vista a partir do qual uma história é contada. Simplificando: é o ponto de vista de quem está narrando os acontecimentos.

Bom, é isso. Espero que tenha dado para entender. Se alguém tiver ficado com alguma dúvida, pode fazê-la nos comentários que eu respondo (se souber, claro) sem problema.
Ah, existe alguma outra expressão estranha que você não conhece o significado? Diga aí abaixo, talvez eu faça outra postagem nesse estilo.

Fontes: 1, 2, 3, e 4

10 comentários

  1. Oieee!! Adorei o post, muita gente tem dúvida quando vê essas expressões por aí!! A que eu mais uso é ship, e tem vezes que falo e a pessoa fica boiando hahaha

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia a palavra "Shippar" e todo mundo ficava falando "awn shippo o fulano com outra fulana" etc e com tempo fui percebendo o significado kkk Eu shippo Hermione e Rony <3
    Obrigada pela visita no Doce Literário :D
    http://doceliterario.wordpress.com/ Fica com Deus :*

    ResponderExcluir
  3. Cliffhanger eu já sabia o que era. Shippar, acho que levei um século para entender, rsrs

    http://dreams-in-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Brunna!! É minha primeira vez aqui no seu blog (somos novas na blogosfera), adorei =D

    O post foi bem legal kkkk eu ja conhecia todas as expressões (como uma leitora E super viciada em séries/filmes) mas muita gente não conhece todas, ou nenhuma!
    Shippar é tudo nessa vida ne? uahsauhsuhauhahu

    Beijo! Ja estou seguindo o blog, visitarei sempre!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá1
    adorei o post! ahaha
    eu sempre uso essas expressoes. afinal a gente sempre shippa tudo... agora temos uma expressao melhor do que... "queria que ela ficasse com ele.." ou "eu junto esse casal" fica feio né?! hahaha
    e bom POV é muito mais facil de falar que Ponto de Vista não é?! :)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  6. Você não faz ideia do quanto já respondi perguntas sobre essas expressões! hahaha
    Post de uma baita utilidade, já que hoje em dia todo mundo fala essas expressões, e ainda assim tem muita gente que ainda não conhece.
    Shippar é a que mais uso, seriadora de carteirinha, o que mais faço é shippar casais que me fazem sofrer! hahaha

    Beijos,
    Fer - http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei o "I will go down with this ship" hahahaha tenho amigas assim! Shippar era um único que eu sabia! P.s..: Qual é mesmo o filme do chinês que representa o POV? :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa (:
      Quando vi o "I will go down with this ship" quase morro de rir! HAHA E amo o Capitão Jack Sparrow <3
      Assim, esse chinês eu encontrei em uma busca no Google. Não lembro de onde ele é (na verdade, nem sei se o conheço :/).
      Muito obrigada pela visita :D
      Beijinhos

      ~ Brunna Carolinne

      Excluir
  8. Dessas expressões eu só não sabia ao certo o que significava cliffhanger, mas agora já sei hahaha' Adorei o post!

    ResponderExcluir
  9. hehehe Shipar e POV eu já conhecia, principalmente este ultimo que é usado e muito no jogo online que jogo.

    Já a expressão do meio foi novidade, adorei saber ^^


    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir