Resenha: Correr ou Morrer

by - 22 agosto

Resenha por Brunna Carolinne

Autor: James Dashner
Editora: Vergara & Riba
Número de páginas: 426

Thomas acaba de acordar dentro de um escuro elevador em movimento. Exceto o próprio nome, o garoto não lembra nada do seu passado, do motivo de estar ali e nem para onde está indo. Quando o elevador finalmente chega ao destino e as portas acima de Thomas se abrem, tudo se tornará ainda mais estranho. Recepcionado por outros meninos, Thomas fica sabendo que está na Clareira - um espaço aberto cercado por muros gigantescos e um labirinto difícil de ser decifrado. Este lugar é regido por regras bem estabelecidas que devem ser estritamente seguidas. Lá, os jovens habitantes têm tarefas a cumprir, falam de um modo esquisito e quase não destinam seu tempo esclarecendo alguns detalhes ao novato, que é cheio de dúvidas.
Nenhum dos garotos sabe por que está ali, de onde veio ou para onde vai. Com criaturas bizarras prontas para atacar, os meninos apenas compreendem que precisam ter muito cuidado e correr. Correr muito. Mas, após a chegada de Thomas, as coisas parecem começar a mudar, e é aí que eles não podem perder a esperança de sair da Clareira.
Correr ou Morrer é eletrizante. Repleto de mistérios, tensão e cenas de ação, é basicamente impossível conseguir manter o coração em um ritmo calmo durante a leitura. A cada capítulo ocorre alguma coisa que deixa o leitor surpreso e, ainda assim, o autor consegue reservar o melhor para o final. E que final alucinante é este? Continuação, já!
A história é bastante envolvente, muito bem elaborada e com o ar de suspense sempre presente. Pontos mais que positivos. Porém, achei que faltou um pouco de desenvolvimento dos personagens. Ok, essa questão é complicada, já que nenhum deles lembra nada do passado, mas poderiam ter sido melhor exploradas as características psicológicas deles. Por diversas vezes eu ficava confusa, não sabia quem era quem na trama. Praticamente confundi mais da matade dos personagens. Ainda assim, consegui me apegar a alguns (o que não se deve fazer, de modo algum, se não quiser sofrer, já que é uma distopia e os personagens dentem a morrer), como o Newt, meu personagem favorito.
Assim como os personagens, o leitor fica no escuro por não saber o que está acontecendo, e a vontade de descobrir logo tudo é angustiante. Gente, é desesperador demais não saber o que aconteceu e o que ainda vai acontecer. Então, quando os detalhes começam a se encaixar, uma onda de alívio passa por nossas veias (ou não, quem sabe). No início, a narrativa pode ser confusa, já que ninguém sabe de nada e umas gírias aparentemente sem sentido são usadas. Só que, após um tempo, o leitor vai se acostumando com esse estilo e apegando-se à trama, que é de tirar o fôlego. 
Aproveite que a adaptação (com Dylan Lindo como Thomas) ainda não chegou aos cinemas (estreia em 18 de setembro) e corra para ler Correr ou Morrer. Corra. Corra muito. E esteja preparado!

6 comentários

  1. Uau! Pelo que você disse é bem o meu tipo mesmo, com mistério e ação.
    Eu tenho o livro, pretendo começar ele logo logo.

    http://dreams-in-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Brunna. Tudo bem?
    Estou louca por esse livro, sério, louca mesmo.
    Adoro o tema e ainda por cima, todas as resenhas que leio sobre a obra são positivas *-*
    Mistérios, tensão e cenas de ação são exatamente o meu estilo!
    Ainda mais agora que vai ter filme!
    Pena que vou ter que esperar para lê-lo, pois tenho muitos na frente ):
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estava falando desta série hoje, quero ler antes da chegada do filme e espero que seja uma aventura eletrizante,
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Ah, como eu quero ler esse livro! Quando li a primeira resenha do livro, não imaginava que ele seria adaptado para o cinema e o filme já está tão próximo de sua estreia. Desde aquela resenha eu tenho interesse e é realmente uma pena ainda não ter adquirido e vivenciado toda essa experiência (que parece ser única) de ler "Correr ou Morrer". Talvez isso até não aconteça, caso concorde com a falta de desenvolvimento das personagens, mas isso não muda o fato de que possui tudo o que eu gosto. Preciso ler, Brunna!

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oláááá!
    estou loooouca para ler esse livro!
    está aqui na lista do "tenho que ler urgente" mas é tanto lido na fila de espera que tá dificil, mas até sair o filme pretendo ler! afinal quero ver logo o dylan nas telonas hahahha!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir