Resenha: A Esperança

by - 04 setembro

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Suzanne Collins
Número de páginas: 424

ATENÇÃO: Esta resenha é do terceiro livro da série Jogos Vorazes, mas ela não possui qualquer tipo de spoiler.
Resenha de Jogos Vorazes
Resenha de Em Chamas

Para eu não soltar spoilers, optei por não falar sobre a história em si de A Esperança, então, se você quiser saber um pouco sobre o que realmente fala esse volume final, clique aqui e leia a sinopse da obra.
Quem acompanha o blog já percebeu o quanto eu gosto de distopia, mas Jogos Vorazes não funcionava muito bem comigo. Li o primeiro volume quando o filme estava para estrear e achei-o bom. Somente bom, nada espetacular. Após bastante tempo, resolvi me aventurar e ler o segundo, pois percebi que, dentre os três da série, este era o preferido de muita gente. Gostei bem mais que o anterior, mas ainda assim senti que faltava alguma coisa, e por isso a trilogia não conseguia me conquistar. Como só restava um livro para terminar a saga, decidi ler sem expectativa alguma, até porque vários fãs não gostaram tanto assim de A Esperança.
Quer saber o que achei desse último livro? Em uma palavra: ótimo! Simplesmente amei. Estou imensamente feliz em afirmar que finalmente um livro dessa série me conquistou. Eu não conseguia para de ler, fiquei empolgada demais e louca para descobrir como tudo terminaria.  E olha que eu já sabia de diversas coisas que aconteceriam (malditos spoilers), mas mesmo assim fiquei entusiasmadíssima com os acontecimentos durante a leitura.
Tenho várias teorias para isso ter acontecido. Primeira: a Katniss não está irritante. Em Jogos Vorazes, o fato dela considerar o lance dela com o Peeta tudo uma farsa para conseguir sobreviver foi um tanto chato. Em Em Chamas, ela escolher ficar distante e querer se aliar aos mais improváveis também foi cansativo. Mas agora, apesar de um detalhe aqui e outro ali, a Katniss não me irritou tanto assim. \o/
Segunda: a Arena. Sei que esse ponto é complicado, afinal, o que seria THG sem a arena? Mas provavelmente foi todo aquele clima de competição e o pessoal se matando que não me agradou. Aqui tem ação, bastante ação, só que a Arena foi posta um pouco de lado. E isso me agradou. Antes eu nem tinha percebido que aquele lugar me enfadava, só que, parando para pensar, acho que era exatamente isso que acontecia.
Terceira: muitas reviravoltas. Apesar dos baitas spoilers que peguei do desfecho da série, ainda assim bastantes pontos foram totalmente surpreendentes para mim. Quando eu pensava que nada mais poderia acontecer, a autora colocava mais uma cena imprevista que tirava todo o meu fôlego.
Tantos personagens morrem... Mas a penúltima morte do capítulo 22 me deixou com muita raiva, ainda que eu já soubesse que ela aconteceria, fiquei perplexa, pois não a esperava naquele momento. A partir daí, eu comecei a querer que todo mundo morresse. Inclusive a Katniss. Após umas páginas eu comecei a me acalmar e a raiva foi passando. Não que eu tenha superado essa morte, mas coloquei meus ânimos nos eixos para aproveitar o restante da obra.
O desfecho em si foi bastante satisfatório. Senti que faltou apenas um detalhezinho a respeito do que aconteceu a um personagem, mas nada escandaloso que tenha afetado minha avaliação final: dou, com um sorriso estampado no rosto, 5 estrelas e 1 coração.
Estou tremendamente radiante em recomendar essa trilogia. Ainda que ela tenha demorado a me cativar, indico de olhos fechados. Vá com calma, expectativas moderadas e aproveite!

10 comentários

  1. Quero muito a trilogia, pena que já vi os dois primeiros filmes, mas mesmo assim creio que não irá tirar a mágica do livro :) O filme em si eu amei! Adorei o post, beijos
    minhasecretapoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse foi um livro que em um primeiro momento, quando acabei de ler, eu não tinha gostado tanto. Mas comecei a refletir e a refletir e achei que Esperança é, de todos os livros da trilogia, o mais critico. Ele aborda a sociedade do espetáculo, a alienação muito mais que os outros. O uso de uma pessoa como "simbolo" para fins individuais... e logo mudei de ideia. Vi que tinha gostado mais de Esperança do que eu pensava

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu li apenas o primeiro livro! E como você, eu achei-o bom, mas não SUPER HIPER MEGA MARAVILHOSO. Porém todo mundo fala super bem dos outros, além disso o filme sairá agora em novembro (é novembro né? rs) então acho que lerei os dois que faltam pra poder assistir ao filme.
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não tive essa implicância com a Katniss, gostei dela desde o primeiro livro. A Esperança é um livro fantástico, achei que a autora finalizou de maneira digna (com exceção das mortes que ainda partem meu coração </3) e não vejo a hora de conferir a adaptação! Ótima resenha ;)

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  5. Eu li a trilogia antes de ver o primeiro filme e me apaixonei! Realmente a Katniss me irritava as vezes, mas mesmo assim amo ela s2 Gosto muito de A Esperança, mas meu favorito sempre será Em Chamas! Adorei a resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Quer dizer que de todos os livros da série esse foi o que te conquistou? Pois para mim foi o mais decepcionante. Depois de Em Chamas, eu esperava uma desfecho surpreendente, mas fiquei arrasada com o final que a Suzanne deu. Sei que nao poderia ser diferente, mas foi tão injusto e triste. meu favorito sempre será Em Chamas.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc, Em chamas é muito bom (the best). Espero que nos filmes, façam A Esperança mais legalzinha.

      Excluir
  7. Oi Brunna,
    Eu comprei o primeiro livro e já tinham comentando comigo que a Kat era meio irritante haha
    Espero não pegar birra com ela.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Oi Bru, realmente para mim Em Chamas continua sendo o melhor no quesito personagens, porem Esperança fala muito mais sobre a sociedade e as consequências que os jogos causaram, foi sim um livro corrido, achei que ele poderia ter facilmente mais algumas páginas mas ao todo é um livro daqueles que acabamos e refletimos durante dias hahaha eu amei, sou muito fá e continuarei sendo, agora é esperar os filmes né? Já que serão 2 espero que não seja tão corrido como no livro.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  9. Agora constatei que nossos gostos são totalmente diferentes rsrsrs...
    Eu nunca recomendaria essa trilogia baseado no último livro, que na minha opinião é o mais chato de todos. gosto muito do primeiro e mais ainda do segundo, e o terceiro foi uma total decepção pra mim (não tanto assim, devo tá exagerando).
    Ok, tem reviravoltas, tem umas cenas de ação fodas, mas nada que se compare com os dos outros livros. A morte que vc menciona era totalmente desnecessária e o final muito triste e desinteressante.

    O bom foi que a saga em si agradou tanto vc quanto eu, que temos gostos adversos, então tbm deve agradar a maioria dos nossos leitores. Parabéns pelo blog, muito bonito e cheio de postagem interessantes. Não é pq eu penso diferente de vc que eu não vou continuar lendo suas postagens ;)
    Até mais...

    http://newworldbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir