Resenha: Mentirosos

by - 06 janeiro

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Número de páginas: 271

Quando abri esse livro para ler só as primeiras folhas, eu não estava, de forma alguma, preparada para o que iria acontecer: minha mente mergulhar gradativamente na história até o ponto de eu ficar pensando somente nela quando a obra não estava em minhas mãos. A narrativa é tão fluida e instigante que me conquistou em um piscar de olhos. Minha vontade era só de ficar lendo, lendo, lendo até chegar ao final e finalmente descobrir o grande mistério. Mas, infelizmente, tenho uma vida pessoal para tocar em frente, afazeres a realizar e prazos a cumprir. Só que assim que eu conseguia um tempinho livre, corria para ler Mentirosos, esse livro nada previsível.
Sim, mas qual é mesmo a história dele? Isso, meu caro, você terá que ler para descobrir. Veja bem: quanto menos você souber sobre o enredo de Mentirosos, melhor é, porque cada mínimo detalhe que for contado pode estragar todo o brilho do livro. Eu mesma fui ler sem saber nadinha e fui totalmente surpreendida. Fiquei completamente em choque com o final. Ainda que a autora tenha tido o trabalho de construir uma história toda intricada, com suspense e mistério muito bem elaborados, e pistas sendo soltas por toda a narrativa, eu não estava pronta para o final. Elaborei mil e uma teorias, e todas elas estavam bem longe de ao menos se parecer com a verdade. Brilhante, ainda que extremamente doloroso.
O mistério não é a única parte boa, toda a carga de realidade colocada em cada palavrinha também é um ponto a ser destacado. Não só os vários sentimentos da Cady Sinclair, protagonista e narradora, são vívidos. A família Sinclair inteira é tangível. Ela poderia muito bem ser real - com todo o seu dinheiro, seus preconceitos, ganâncias e dores. E isso é angustiante. Quantas famílias existem por aí, com tantos defeitos, tanta mesquinharia e marcadas por uma eventualidade infeliz ao extremo?
Além dos personagens bem trabalhados, preciso citar mais um pouco sobre a narrativa, porque, para mim, ela é um dos elementos mais importantes que possibilitam Mentirosos ser chamado de fantástico. É, antes de qualquer coisa, muito singular. Cheia de metáforas e outras tantas figuras de linguagem, frases curtas, cadenciadas e de efeito. A narrativa fisga o leitor bastante rápido. É também muito leve, divertida, cativante, emocionante e estimulante.
O cuidado que a editora Seguinte teve com a edição é digno de atenção. As folhas amarelas, as letras em tamanho ideal, os inexistentes erros de gramática, e a capa chamativa. Esta tem um toque meio metalizado que logo atrai atenção, mas o problema é que, durante a leitura, esse material vai suando as mãos e deixando desconfortável segurar o livro com elas. Apesar de bonito, não é nada prático.
Mentirosos é inteligente, surpreendente e sensível. Maravilhosamente bem escrito. Melancolicamente arrebatador. É fantástico.
"(...) O silêncio é uma camada protetora sobre a dor."
pág. 43

9 comentários

  1. Ah esse livro, esse livro.
    Todos devem ler, e não abandonar!
    Eu sei que fiquei 2 meses de ressaca literária depois.

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou com ele na minha lista para 2015. Ansiosa para começar. Bjos!


    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem::

    Acho que fui o único que não foi impactado por esse livro. Eu não gostei nada. Descobri o segredo por volta da página 160 e depois nada mais me arrebatou. Achei o livro muito morno e sem sal. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Menina, eu também AMEI esse livro. Achei ele TÃO incrível! Chorei e ri litros de agonia, de amor, de desespero. CHESSUS o que foi esse livro! Demais. Agora quero ler tudo o que a autora escrever!
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Brunna, tudo bom?
    Super curti a resenha, só aumentou mais a minha vontade de ler! Já foi pra lista de leitura.
    Abraço!
    http://blogmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro quero ler! Minha amiga que leu para resenha e adorou também!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruuna,
    Estou bastante curiosa em relação a esse livro, acho que vou curtir a leitura!

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Brunna

    Li esse livro cheia de expectativas e gostei bastante. Senti que faltou algo para o livro me fisgar completamente. Não gostei muito da parte das figuras de linguagens e metáforas, foi confuso e me incomodou demais.
    Desconfiei em parte da revelação final, mas ainda assim não tirou o sabor amargo da tragédia que aconteceu.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ai Brunna, mais uma pra me falar como esse livro é lindo!
    Preciso dele pra ontem! Já tenho aqui, só falta o tempo HAHHAA!
    Adorei a resenha, você escreve super bem! Tenho uma vantagem porque não sei quase nada da história (não entendi nada)
    Beijos,
    Mar!
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir