Resenha: Eu Fico Loko

by - 09 fevereiro

Resenha por Brunna Carolinne

Autor: Christian Figueiredo de Caldas
Editora: Novas Páginas
Número de páginas: 160

Christian Figueiredo ficou conhecido quando começou a gravar vídeos para o YouTube. Hoje o canal dele é visto por milhões de pessoas. Ainda assim eu não o conhecia - #shameonme. Quando vi o rebuliço na internet porque o lançamento do livro do Lokão estava próximo, eu me perguntei: who? Para sair dessa zona de ignorância absoluta, procurei uns vídeos do Chris (olha a intimidade) na internet e me deparei com um jovem divertido e totalmente louco! Completamente me identifiquei - não que eu seja divertida ou louca, talvez um tanto perturbada mentalmente, ou que faz um pouquinho de algazarra por tudo. O fato é que, a partir de então, eu não via a hora de ter um exemplar de Eu Fico Loko em minhas mãos para conferir todos os pensamentos e histórias insanas que ele tinha inserido no livro.
Assim que meu exemplar chegou em minha casa, comecei logo a ler. Eu virava as folhas em uma velocidade tremenda, nem percebia o tempo passar. Quando cheguei na última página, já estava com as bochechas doendo de tanto gargalhar e com o coração apertado porque o livro tinha acabado. Quando o Chris irá lançar outra obra? Eu preciso de mais! Enquanto isso não acontece, terei que me contentar com os vídeos, fotos, tweets, tour do lançamento de Eu Fico Loko e qualquer outro material relacionado a ele (quero ver quem vai me prender).
Eu Fico Loko contém uma crônica mais hilária que a outra! Cada situação incrível que eu ficava me questionando quais delas realmente aconteceram e quais foram fruto da mente excêntrica do autor. Querem saber minha conclusão? Eu sou muito tapada, ou então o Chris é muito inteligente. Talvez os dois. Talvez nenhum. Mentira, tenho certeza que o Chris é muito brilhante, eu não consegui decidir nem se a primeira história é verídica!
Através das crônicas divertidíssimas que relatam um pouco a vida do Christian, ele consegue transmitir algumas lições/dicas/ensinamentos para os leitores, utilizando um tom bem leve, descontraído, sério e importante, tudo ao mesmo tempo. E isso só confirma quanto talento o Sr. Figueiredo tem.
Com uma linguagem bem informal (cheia de gírias e palavras repetidas), parece até que o autor é amigo íntimo do leitor e está conversando naturalmente com ele. No início tanto coloquialismo me incomodou; algumas palavras até são escritas da mesma maneira que a gente fala. Eu sou mesmo um tanto chata com a questão gramatical (ver termos escritos de forma "errada" me dói os olhos), mas depois de algum tempinho consegui esquecer isso e me deliciar com a leitura.
Não lembro de já ter dado tanta gargalhada lendo um livro só! E o melhor é que as histórias não ficam soltas, cada uma para um lado. Todas "se conectam", mas não somente por fazerem parte da vida do Christian, de alguma forma, e sim porque ele soube conduzir os assuntos dos capítulos para que eles sempre se interligassem.
Sinceramente espero que todo mundo tenha oportunidade de ler Eu Fico Loko. Não só os que acompanham o Lokão nos vídeos, mas também os que (assim como eu) não fazem(iam) a menor ideia de quem é este ser.

6 comentários

  1. Olá!

    Pela capa e sinopse não tive interesse de imediato, e também não conhecia o autor até saber da turnê aqui na minha cidade. Por ser um escritor brasileiro, vou dar uma chance para o livro e espero gostar, como você gostou.

    Beijos!

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Jura que o livro é tudo isso?
    Quando minha caixa chegou, olhei pra ele e pensei que nem tão cedo seria lido. Agora fiquei bastante curiosa. Você fez uma resenha bem empolgada e me deixou com muita vontade de conferir as crônicas. Também não conheço o canal dele no YouTube, mas vou aproveitar pra dar uma olhada.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bem a cara dele né?
    Acho ele um brincalhão que fala muitas coisas sérias, mas com a leveza e traquinagem de uma criança. kkkk
    Gostei da resenha Brunna.
    E eu acho você animada! E isso é uma qualidade! ^^

    ResponderExcluir
  4. Também não conhecia o Christian e, pra falar a verdade, não tinha qualquer interesse por essa leitura. Pelo menos até você comentar algo sobre o livro no Facebook. Agora, com sua resenha, não apenas compreendo o seu comentário, como acho que pode se tornar de fato uma leitura bem loka. Provavelmente vai ficar para um futuro próximo, mas espero aproveitar tanto quanto você - e que até lá pare de enrolar e veja algum vídeo dele logo. kkkk

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha ouvido falar do canal, mas nunca tinha assistido os vídeos, só fui ver quando o livro chegou aqui em casa. Dei muita risada de cara com o Christian, então só posso esperar que o livro vá ser engraçado mesmo! hahaha


    Beeijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. não sei se sou a unica mas ate hoje eu não tinha lido nada sobre ele nem visto vídeo nenhum do kara, mas depois de ler essa resenha eu vou querer dar uma olhada nas palhaçadas dele

    ResponderExcluir