Resenha: O Encantador de Flechas

by - 17 março

Resenha por Brunna Carolinne

Autor: Renan Carvalho
Editora: Novas Páginas
Número de páginas: 440

Morador de Acigam, o jovem curioso e um tanto distraído Leran Yandel está prestes a terminar os estudos e escolher uma profissão, mas tudo é tão limitado... Ele é bom com arco e flecha, só que não há muitas escolhas que agradem a Leran. Parece até que o garoto não se encaixa em lugar algum.
Ele anda tendo algumas aulas escondidas com o avô sobre ciências e habilidades que o resto da cidade desconhece, e é durante essas lições que ele se sente mais à vontade. É nessas aulas, também, que Leran passa a perceber o quanto Acigam não é o que parece, e que o governo esconde informações importantíssimas. 
Isolada há anos e bem atrasada tecnologicamente, Acigam está sofrendo com uma disputa arriscada - de um lado, o governo opressor e seus soldados letais; do outro, um grupo de civis e seus conhecimentos da Ciência das Energias. Um tenta destruir o outro, e a cada dia que passa está mais difícil de esconder essa rebelião do povo de Acigam. De repente, Leran encontra-se dentro desse embate, tendo que aperfeicoar técnicas e proteger a mãe, a irmã, o avó e a namorada (?), Judra.
Preciso, desesperadamente, de um dicionário novo! Faltam-me palavras para descrever esse livro. Sensacional e maravilhoso nem chegam perto de expressar tudo o que O Encantador de Flechas é. Fui fisgada pela obra desde o prólogo! Quantas vezes isso já aconteceu? Nem lembro se já aconteceu.
Brilhante mistura de distopia e fantasia, esse livro me deixava fascinada a cada parágrafo que eu lia. Tudo é tão bem descrito, bem bolado e bem encaixado que é impossível dizer que Renan Carvalho não tem taleto nato. Agora quero ler tudo o que ele escrever!
Recheado de ação, reviravoltas, romance e personagens que logo cativam o leitor (sem contar os tantos outros que rapidamente ganham o profundo ódio deste), creio que O Encantador de Flechas deveria ser lido por todo mundo! É um livro em que as páginas voam, os personagens amadurecem, o coração fica sempre a mil, a mente elabora milhões de teorias (e talvez nenhuma delas esteja certa), e que tem um final surpreendente, de realmente deixar o queixo caído.
Por ser o primeiro livro do autor, ele contém certos elementos até comuns em principiantes, como algumas falas que soam forçadas. Lá para o final da história, vários personagens começaram a morrer. Ok, eles estavam mesmo em um conflito de grandes proporções, só que eu não via muito sentido em algumas mortes, até fiquei chocada (e muito triste, pois me apeguei a vários deles). As atitudes de determinados personagens também me deixaram profundamente triste - até porque elas têm relações com as mortes que falei.
Essa edição da editora Novas Páginas tem folhas amarelas e cheirosas, letras em tamanho ideal, lindas ilustrações de algumas cenas, um capítulo extra narrado por Judra e nenhum erro de português/gramática.
Mesmo precisando de um pouquinho de lapidação para ser perfeito, O Encantador de Flechas não deixa de ser original, entreter demais e agradar ao mais variado público. Mal posso esperar para ler a continuação - A Estrela dos Mortos.
"Só descobrimos o quanto somos frágeis quando vemos a morte de perto. Ela nos faz parecer pequenos perante o destino. (...)"
pág. 213

10 comentários

  1. Oi, Brunna, muito obrigado pela resenha :) fico feliz que vc tenha gostado. Espero que possamos conversar mais para debater suas impressões. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Amiga tenho que confessar que assim que recebi o livro do Renan em parceria com a novo conceito eu fiquei com um pouco de receio de ler, porque achei que ele fosse do tipo muito radical sabe? E eu estou para livros mais de boa. E pelo que li em sua resenha ele tem ação, romance que eu adoro e por conta disso eu acho que vou curtir a leitura. Provavelmente por esses dias pra frente irei estar agendando, mas espero não me decepcionar. Se não passarei para Agatha ler e resenhar para que eu possa ler com calma depois. Enfim...Espero que você esteja certa de tão bom que é esse livro.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-labirinto-de-espelhos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga quando tiver atualização pode me chamar que passarei aqui


      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-apenas-uma-garota-comum.html

      Excluir
  3. Nunca li nada deste selo da NC, mas este em específico parece bem legal, parabéns pelo blog e pela resenha, estou te seguindo flor, bjks

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Brunna. Eu também recebi este livro para resenha. Mas te confesso que não faz muito o estilo que costumo ler. Não curto muito distopias, por isso ainda não me animei com a leitura. Sua resenha me mostrou um outro lado, de ação, romance, e de repente pode ser que eu me anime e resolva conferir.
    Ótima resenha.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Um livro nacional? Puxa.
    Parece muito bom pela sua descrição.
    Livros de fantasia não são muito a minha praia,
    mas esse parece q me agradaria.
    Bela resenha.
    Abraço
    http://www.diegomorais18.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Se a minha curiosidade em relação a esse livro já era enorme, agora com suas palavras isso cresceu de uma forma incrível. É bem verdade que a belíssima edição quase me fez passar o livro na frente de muitos outros, mas saber a opinião de alguém que confio tanto e que diz que o livro é incrível (apesar dos detalhes) torna impossível deixar o livro passar. Definitivamente vou ler assim que conseguir ler todos os livros que deveria ter lido esse mês e não consegui. x.x

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  7. OI Brunna

    Confesso que quando esse livro chegou para mim nem dei atenção. Nunca ouvi falar do autor e o título do livro não chamou minha atenção. Mas a sua resenha está me fazendo repensar a decisão de ler esse livro o quanto antes. Ele tem todos os elementos que eu adoro em um livro e espero ficar tão encantada com ele quanto você ficou.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  8. Olá Brunna,
    Não sei se vou curti cem por cento a leitura, porém, o livro em si parece ser interessante!

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Bru, quem vai ler o livro lá no blog será a Lili mas estou louca para saber o que ela vai achar! Beijos

    ResponderExcluir