Resenha: Livro das Sombras

by - 04 junho

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Cate Tiernan
Editora: Galera Record
Número de páginas: 208

Morgana tem 16 anos e uma vida bem sem graça. É tudo tranquilo e nada de emocionante acontece, talvez até seja um reflexo do próprio físico da moça. Ela não se acha nem um pouco bonita, nem seios tem! Diferentemente de Bree, sua melhor amiga, que tem uma beleza inegavelmente exuberante e brilhante. Por isso que, quando Cal, um garoto tão bonito, espirituoso e cativante, é transferido para a mesma escola que Morgana estuda, ela nem se anima muito (mesmo se interessando instantaneamente por ele).
Logo, logo Cal chama atenção de todos, ainda mais quando convida alguns colegas da escola para uma festa, inclusive Morgana. E é nessa festa que esta descobre que Cal é um bruxo e que ele deseja formar um coven. Apartir daí a garota passa a se interessar bastante pela Wicca, a estudá-la com afinco e, até mesmo sem perceber, se aproximar de Cal. Tudo isso começa a afetar a relação de Morgana com a família e Bree, sem contar que coisas bem estranhas começam a acontecer com ela.
De início eu pensei que Livro das Sombras seria focado no romance, na paixão de Lenah por Cal, mas eu estava equivocada. A obra é muito mais sobre a Wicca e a doutrina desta.
Eu me considero uma pessoa de mente aberta, sem muitos preconceitos. Gosto bastante conhecer algo para depois avaliá-lo. Então, não fiquei incomodada com o fato de o livro falar muito sobre a Wicca (religião que está bem distante da minha zona de conforto); na verdade, eu até gostei, já que fiquei sabendo de algumas coisas sobre ela que até então eu desconhecia. Mas sei que algumas pessoas não curtem muito a Wicca, então eu já aviso: passem longe desse livro (a não ser que você queira mais algumas informações sobre essa religião).
O livro é bem curto, e isso é um ponto positivo e negativo ao mesmo tempo. Dá para ler a obra em poucas horas, só que as páginas não foram suficientes para a trama ser melhor desenvolvida. Alguns aspectos ficaram um tanto vagos (como o significado de coven) e a história mais parece uma pequena introdução de acontecimentos bombásticos (que devem acontecer nos próximos 14 livros da saga - é sério? Essa série tem 15 volumes?!).
Atribuo também ao tamanho do livro o fato de eu não ter conseguido me apegar a nenhum personagem. Eles não foram bem desenvolvidos ou então não deu tempo de uma empatia acontecer. Mas uma "desempatia" ocorreu: com a Bree. Senti vontade de jogá-la precipício abaixo. Mesquinha, invejosa, egocêntrica e pior melhor amiga de todos os tempos.
Livro das Sombras não é divino, mas também não é terrível. Senti que ficou faltando alguma coisa para o livro ser realmente muito bom, e eu até acho que as sequências serão melhores. Agora, ter que ler 15 livros para ver se a trama ganha um rumo mais empolgante não tem condição.
"(...) a Wicca era assim: antiga, e sempre permeando muitas facetas das vidas das pessoas sem que elas se dessem conta."
pág. 130

6 comentários

  1. Oi Brunna, tudo bem?
    15 livros... É sério?
    Nossa, nem pensar que entro nessa.
    Sua resenha está muito boa, e bem explicativa, por isto mesmo não me interessei muito pelo livro. Gosto de temáticas com bruxos e outros seres sobrenaturais, mas que sempre priorize o romance, o que parece não acontecer neste caso.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Achei a capa maravilhosa e muito chamativa. Meio introdutório, né? Mas acho que deve melhorar nos próximos.
    15 livros??? Putz, até desanima o leitor antes de concluir, mas se ela não morrer com a história na metade da de boa.
    Adorei a resenha.

    www.primeiras-impressoes.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Brunna, eu adorei sua resenha, mas para eu entrar em uma série grande eu tenho que está muito empolgada com a história. Eu já estou acompanhando mais ou menos 8 séries que ainda estão incompletas, acho que eu tinha que concluir pelo menos uma para dar lugar para essa.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Brunna.
    Tenho a clara impressão que eu não gostaria de ler esse livro.
    Fala sobre essa religião que não me interessa muito, bruxaria e, o pior, é uma série muito grande de 15 livros.
    No meio de tantos livros interessantes para ler, não sobra espaço para Livro das Sombras.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  5. OLá :)
    primeira vez que vejo esse livro. Como vc, ler sobre wicca está longe da minha zona de conforto, no entanto, gosto de saber dessas coisas, sou bem curiosa. Geralmente, esses temas servem só de pano de fundo para algum romance/drama fajuto. Achei interessante vc dizer que é o contrário, nesse caso. Mesmo assim, sempre espero um romancezinho básico, rs. O que me assusta é a quantidade de livros. Adoro séries, mas isso significa uma eternidade esperando os lançamentos, isso se acontecerem, ne... :) xo

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bruna primeira,ente gostaria de dizer que gostei muito do seu blog, lindinho e organizado. Seguindo com certeza =)
    Até fiquei curiosa para ler esse livro, gosto do assunto e quando era mais jovem até tive minha fase de pesquisar muito essa religião. Mas uma série que terá 15 volumes desanima total, era melhor livros com 400 páginas e menos volumes.
    Mas gostei de saber sua opinião sobre a leitura e um pouco mais sobre o livro.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir