Resenha: Um Conto Sombrio dos Grimm

by - 01 junho

Resenha por Brunna Carolinne

Autor: Adam Gidwitz
Editora: Galera Junior
Número de páginas: 272

A famosa história de João e Maria ganha uma nova roupagem nas habilidosas mãos de Adam Gidwitz. Aqui, o infortúnio dos irmãos começa antes mesmo do nascimentos deles. Os dois tinham tudo de melhor: pais reis, um grande palácio, servos leais. Só que as crianças estão fugindo, e a jornada deles é repleta de sacrifícios, julgamentos equivocados, assassinatos e muito, muito sangue.
Nunca imaginei que eu fosse gostar tanto desse livro. A venda dele é voltada para o público mais infantil, e, mesmo contendo a palavra "sombrio" no título, já pensei logo que seria uma obra mais light, sem muitos horrores. Eu não poderia estar mais enganada.
Um Conto Sombrio dos Grimm tem bastante ação, brutalidade e banho de sangue. O autor realmente deixou a história sombria, com tantas dificuldades e angústias transbordando das páginas. Só que ele conseguiu, ao mesmo tempo, deixar a narrativa leve, fluida e até cômica; e isso se deve ao fato do narrador onisciente conversar com o leitor e fazer diversos comentários sarcásticos ao longo da trama. Este é justamente o ponto que mais gostei nesse livro - as observações bem humoradas e irônicas que o narrador faz acerca da própria história, todas precisas, dosadas e de arrancar sinceras risadas.
De uma mistura do famoso conto dos irmãos que encontram uma casa feita de doces com outras narrativas recolhidas pelos Irmãos Grimm, nasceu esse livro tão único. Adam criou uma nova desventura para João e Maria digna de admiração. Tudo se encaixa de maneira perfeita, nenhuma ponta solta ou implícita é deixada. As tantas tragédias, que aparentam não ter solução, são incrivelmente resolvidas de modo mais-que-satisfatório.
Há diversas situações sem noção, bem surreais mesmo, entretanto, todo conto (de fadas) não é assim? Aliás, assim como os demais contos, este aqui possui várias pertinentes lições e morais, e válidas não só para os pequeninos, mas para os marmanjos também.
Não me sinto apta para avaliar se Um Conto Sombrio dos Grimm é uma leitura recomendada para crianças, já que esse livro possui muitos horrores e sangue para tudo quanto é lado. Acho melhor os responsáveis por elas lerem (e se divertirem) primeiro para decidirem essa questão. De todo modo, vale muito a pena investir nessa história. E não esqueçam de deixar as luzes acessas!
"(...) para encontrar a sabedoria mais iluminada é preciso passar pelas zonas mais escuras. E, nessa escuridão, não há nenhuma guia.
Nenhuma guia, na verdade, a não ser a coragem."
pág. 252

5 comentários

  1. Oi Brunna, já fiquei interessada!
    Não conhecia o livro, mas por sua resenha vi que a história deve ser bem interessante. E olha eu não curto ler terror, mas este livro me aguçou a curiosidade.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Brunna.

    Muito interessante o livro, tenho muita vontade de ler ele. Principalmente de pois que li sua resenha, espero conseguir comprá - lo logo.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Brunna. A temática do livro faz bastante o meu estilo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Adoroooooooooooooooooooooooooo |º/
    Já quero ler! rs

    ResponderExcluir
  5. Adoro todos os contos de fada e esses inspirados nos irmãos Grimm são os melhores. Essa nova série me chamou atenção e lendo sua resenha percebi que era o que eu imaginava e agora preciso ler assim que possível.
    Parabéns pela leitura e pela resenha maravilhosa.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir