Subgênero literário moderno: Distopia
Após uma breve introdução feita sobre os subgêneros literários modernos, chegou o momento de falar sobre eles. Para iniciar, escolhi um que tornou-se meu queridinho há algum tempo: a distopia.
Afinal, o que é uma distopia?
Considere uma distopia (ou antiutopia) o extremo contrário de uma utopia. Enquanto a utopia fala sobre o mundo perfeito, ideal, onde tudo está certo para todos, a distopia trata sobre uma sociedade controlada por um Estado (ou por outros meios) totalitário e opressor, criando condições de vida insuportáveis aos indivíduos. A literatura distópica pode representar um regime utópico que, na prática, diverge da teoria.
As distopias são geralmente caracterizadas por um poder político totalitário, autoritário, opressor, o qual é mantido por uma minoria controladora da sociedade, que sofre privação extrema e desespero. Nestes estados impera a corrupção e as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo revelam-se flexíveis.
Quando, na antiutopia, existem conquistas tecnológicas, estas são utilizadas pelo Estado, instituições, ou mesmo por corporações, como instrumento de monitoramento e controle dos indivíduos.
É bom ressaltar que as distopias normalmente têm como base a realidade da sociedade atual idealizada em condições extremas no futuro, em que desastres naturais de larga escala e outros elementos são utilizados como possível causa do declínio catastrófico da civilização.
8 comentários
Eu acabei de terminar Insurgente e amei, muito boa a série!
ResponderExcluirJogos vorazes vou começar em breve...
http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/
Adorei o post! To terminando de ler o último livro da Saga do Jogos Vorazes e posso garantir que me tornei fã do gênero.
ResponderExcluirBeijos, Bru
www.sobrelivroseetc.com
Legal o post. Há algum tempo eu pesquisei sobre esse subgênero e logo me interessei. Mas o único que li até agora foi o primeiro da série Maze Runner (é muito legal, recomendo muito!!!) Já tentei ler Jogos Vorazes duas vezes, e não consegui T_T
ResponderExcluirKissus
www.penseicliquei.blogspot.com
PS: Também já visitei Lorien HDUSAHDUAHUHDA <333
Apesar de não conhecer as principais distopias, no caso da imagem citada apenas Starters, o gênero também se tornou um dos meus favoritos e acho muito interessante imaginar um futuro como descrito nesses livros. Nem mesmo a beleza das "utopias" se compara com tudo o que é apresentado nessa nova forma de se ver o mundo, totalmente original por sinal.
ResponderExcluirMais uma vez você mandou muito bem em uma postagem como essa. Parabéns :D
Beijos,
Ricardo - www.overshockblog.com.br
Olá.
ResponderExcluirAh eu adoro distopias, já li várias, sempre alterno com outros gêneros pra não enjoar, e sempre me surpreendo com cada uma que leio.
Já li Divergente e Delírio, mas Prodigy, Legend e O Jogador Nº1 me conquistaram, são minhas distopias preferidas.
Até mais.
Leituras da Paty
É bom saber do que se está gostando, obrigada! shuahsua
ResponderExcluirEu adoro distopias #_# Mas dessas que você citou como exemplo eu só li a trilogia Jogos Vorazes e estou lendo Divergente no momento. Uma das distopias que gosto bastante é Reiniciados! Já leu? Eu recomendo muito.
ResponderExcluirAdorei o post, aposto que esclareceu a dúvida de muita gente.
Beijos,
Fê,
Lendo & Esmaltando
AMO distopias. Seu texto foi ótimo, flor. Superdireto e fácil de entender. Eu já gostava de distopias muito antes de saber o nome deste gênero. Na época, não havia o que chamamos de distopias românticas. Eram especialmente ficções científicas. :) Ah, bons tempos também.
ResponderExcluirGosto muito das distopias modernas, que enriquecem o enredo com o romance entre os protagonistas. A Seleção, A Hospedeira… <333
Adorei o post, flor! Estou louca por A Ilha dos Dissidentes! Quero muito conhecer este livro.
Beijos!
www.myqueenside.blogspot.com