Resenha: Willow

by - 06 novembro

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Julia Hoban
Editora: LeYa
Número de páginas: 352

Willow ainda é adolescente, mas já carrega um grande fardo. Em uma incomum noite chuvosa, os pais da garota, após beberem além da conta, pedem para ela guiar o carro até em casa. É então que um terrível acidente acontece, ceifando precocemente a vida dos pais de Willow. 
Consumida pela culpa, Willow tenta seguir com sua vida em uma cidade diferente. Ela deixou escola e amigos para trás, e passou a morar na casa do irmão mais velho, dividindo o pequeno espaço com a cunhada e a sobrinha.
Os dias de Willow não são nada fáceis. A escola agora não é mais tão importante, e os estudos estão cada vez mais ficando de lado. Para ajudar nas despesas de casa, a garota trabalha na biblioteca sob o olhar fulminante de uma mulher arrogante e exigente. A todo instante Willow imagina o que as pessoas estão comentando sobre ela, sobre como ela cruelmente matou os próprios pais. Até mesmo seu irmão, com quem tinha um relacionamento agradável, a trata de forma diferente. Isso é o que se recebe por ser a assassina dos próprios progenitores, certo?
Para lidar com tanta dor, Willow se autoflagela. É como se fosse um vício, uma droga forte: ela se mutila pelo corpo inteiro, deixando as diversas cicatrizes em segredo de todos. Entretanto, quando ela conhece Guy, um garoto tão diferente das outras pessoas, seu segredo fica por um fio. É em meio a intensas mudanças e fortes sentimentos que talvez Willow encontre uma luzinha no fim do túnel.
Eu quero sair gritando para o mundo inteiro ouvir o quanto esse livro é bom! Tenho vontade de abraçar as pessoas na rua e chorar no ombro delas, compartilhar todos os sentimentos que tive durante a leitura de Willow. O choro não é só de angústia e desespero, mas de felicidade também, porque eu tive um misto de sentimentos inexplicável enquanto lia essa obra inesquecível.
A dor da Willow era a minha dor, a aflição do Guy também era a minha. Quando eles dois conversavam, era como se eu estivesse lá presente. Quando eles riam, eu ria junto. Quando Willow se cortava, eu queria gritar, porque doía tanto em mim que eu até ficava sem ar. Cada palavrinha desse livro me tocou de uma forma tão tremenda que eu me sinto uma inútil em não conseguir encontrar as palavras certas para dizer o quanto eu amei Willow. Só sei dizer que amei. Muito. E ponto.
Apesar de tanto amor, sei reconhecer que o livro não é perfeito. O acidente de carro poderia ter sido explicado com mais detalhes, a vida pessoal do Guy poderia ter sido melhor explorada, as indicações de passagem do tempo poderiam ter sido feitas com mais cuidado. Mas, sinceramente? Isso tudo chega a ser insignificante perto de tantas qualidades que Willow claramente possui.
Com uma brilhante narração em 3ª pessoa, Willow consegue prender o leitor logo nas primeiras páginas. É um livro muito bem escrito, muito vívido, muito sincero. Triste e doloroso, mas também bastante singelo, sensível e doce. Leia. Por favor, eu só peço que leia.
"Não se pode dizer que alguma coisa tão dolorida faça com que se sinta bem, exatamente. É como se fizesse tudo parecer certo. E algo que parece tão certo não pode ser ruim. Tem que ser bom.
É bom. Melhor que bom.
"
pág. 10

8 comentários

  1. Já amei o livro pela capa, mas pela sua resenha e pelos sentimentos que teve já vai para a lista.

    Primeiras Impressões

    ResponderExcluir
  2. Oi Brunna. Bom saber que apesar de faltar alguns detalhes na história, ela é tão boa que isso acaba sendo irrelevante. Já queria ler o livro e depois dessa resenha super empolgante, a vontade só aumentou.
    Beijos
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, a história é bem legal mas faltou um trabalho mais detalhado em alguns aspectos da trama, especialmente no caso do acidente dos pais dela. Menina, me deu muita aflição a maneira com Willow se feria, gente, sufocar dor com mais dor é muito cruel.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Brunna

    Já deu para sentir um pouco da intensidade da história só pela tua resenha. Esse livro mexeu demais com você e pelo tema acho que não teria como ser diferente, é intenso, doloroso e um pouco chocante.
    Sei bem como é encontrar um livro tão bom que os defeitos são meros detalhes.
    Tenho ele no Kobo e espero poder ler em breve.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas sendo tão elogiado, ainda mais por você, eu simplesmente não posso ignorá-lo. Todas as leituras que causam esse misto de emoções se tornaram especiais, então se isso voltar a acontecer, tenho certeza que "Willow" entrará para a lista dos melhores livros - mesmo que tenha esses pequenos detalhes. Como você disse, quando o livro é bom isso se torna quase insignificante.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Brunna.
    Eu não conhecia o livro, gostei bastante da capa e de sua resenha. O livro parece ser interessante, mas um pouco tenso.

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Brunna, tudo bem?
    Já tinha visto esse livro em outros blogs, mas ainda não havia lido nada sobre ele.
    Achei a proposta bem interessante, por acompanhar a vida de uma garota com um psicológico tão abalado e que guarda dentro de si uma culpa tão grande como essa.
    Fiquei curiosa para conhecer o resto da história :)
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  8. OI Bru! Nossa, eu não consegui sentir tudo isso pelo livro, para mim a narrativa foi cansativa e arrastada, a autora se repetiu demais e se prendeu a fatos não tão importantes como outros deveriam ser explorados mais. E a protagonista, aos meus olhos, não queria se ajudar...mesmo no final ela mostrou que não estava 100% mudada =/

    Beijos
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir