Afinal, quem tem cacife para falar de Literatura?

by - 12 março


Há uns dias eu estava assistindo ao vídeo da Tatiana Feltrin em que ela levantou uma discussão: "Afinal, quem tem mais cacife* para falar de Literatura?". Aí resolvi abordar esse tema aqui com vocês.
Eu já vi por aí diversos comentários do tipo "quem você pensa que é para falar desse livro?" em tom de indignação, apenas porque quem resenhou tal livro dizia que não tinha gostado dele. Mas, gente, afinal, quem (ou o quê) determina quem tem ou não cacife para falar de Literatura?
Eu, Brunna Carolinne, aqui, em minha singela opinião, acho que qualquer pessoa do mundo tem total liberdade para falar sobre o que quiser, quando quiser e para quem quiser. No caso, ela está apenas mostrando suas impressões e opiniões sobre determinada obra. Agora, vai do indivíduo que está lendo (ou assistindo) concordar ou não com o que a pessoa disse, mas ele tem que aceitar, já que cada um tem seu próprio gosto. Já pensaram o que seria do azul se todo mundo gostasse só do vermelho? Nós não somos, não fomos e nunca seremos iguais.
E as pessoas que não conhecem teoria literária pode falar sobre Literatura? Claro! Por que não poderiam? Já imaginaram que chatisse seria ler apenas textos com base nas teorias literárias? Qual o problema de eu, uma leitora comum, falar, comentar, expor minha opinião sobre o livro X? Quem quiser ler o que eu escrevi, vai ler. Se, por acaso, quiser ler um texto que fale sobre o mesmo assunto, mas que tenha base nas teorias literárias, é só procurar! O legal é poder escolher.
Agora, existe uma coisa chamada ética e, no momento em que eu for falar o que achei da obra X, não posso, de maneira alguma, digredir a imagem dela ou de seu autor. Eu também tenho que respeitar. Só porque eu não gostei, não quer dizer que ninguém no mundo irá gostar.
Rosseau já dizia, há mais de 250 anos, que o homem nasce livre e, em 2013, qualquer um tem liberdade de falar (pelo menos aqui no Brasil). Só vamos ter cuidado com as palavras que iremos usar para não desrespeitar ninguém.
*cacife, neste texto, foi usado com o significado de capacidade

2 comentários

  1. Ninguém tem cacife para nada. 
    Eu acho que livros são coisas que tem para todos os gostos, eu posso amar um que você não. Faz parte !!!
    Beijos Bru !!

    ResponderExcluir
  2. Ola!!
    Concordo totalmente com você acho que todo mundo tem direito de fazer e dizer o que você ,além do mais todos tem gosto próprio.
    Beijos

    ResponderExcluir