Os 10 (sqn) melhores livros que li em 2014

by - 02 janeiro

Oi, gente! Não quero nem lembrar qual foi a última vez que postei aqui no blog. E sei que antes disso a frequência das postagens já tinha caído bastante. 2014 foi bem complicado para mim, muitas coisas aconteceram (umas boas, outras nem tanto), e o MFB acabou ficando de lado. Não pensem que eu quis isso e/ou que foi algo planejado. Somente aconteceu. Apenas saibam que a todo livro que lia (sim, as leituras continuaram, porque eu também não poderia ficar longe de mais uma coisa que me faz bem) eu ficava pensando como iria falar dele para vocês. Só quero pedir mil perdões pela ausência!
Agora vamos, de fato, ao assunto da postagem: os 10 melhores livros que li em 2014. Já quero dizer que, graças a God, eu li bastantes livros bacanas ano passado, e algumas obras que eu gostei bastante acabaram ficando fora dessa lista (*chora*). Foi difícil selecionar apenas 10 livros, então coloquei 11. Sou dessas. u.u Como não consegui estabelecer um rancking, os escolhidos aparecerão em ordem alfabética mesmo.


Continuação de O Lado Mais Sombrio, Atrás do Espelho destrói corações. Tantas revelações, tantos acontecimentos, e Morfeu... No primeiro volume, meus sentimentos por ele eram conflituosos demais, mas nessa sequência meu coração já decidiu se entregar a ele. Além desse personagem maravilhoso, a narrativa está mais fluida, frenética e consistente. A protagonista também está mais decidida e pronta para entrar em ação. O final é esmagador. Preciso do próximo livro!





Romance nacional muito bem pensado, com  história bem construída, narrativa intensa e personagens cativantes (outros dignos de pensamentos assassinos), Belleville foi uma grata surpresa. Comecei a ler como quem não quer nada e fui rapidamente e totalmente arrebatada pela gostosa narrativa. Nunca tinha lido nada do Colbert, agora lerei qualquer coisa que ele escrever.




Caminhos de Sangue foi o último livro que li em 2014. Eu não poderia ter fechado o ano de maneira melhor. Que livro perfeito! Não consigo apontar um errinho sequer. Tem uma linguagem fora do padrão, mocinha que sabe o que quer e vai à luta, um "mocinho" imperfeito, mas ao mesmo tempo tão perfeito, narrativa mais-que-frenética. É impossível para de lê-lo. Quando você pensa que não, já está no final. E quer mais, e mais, e mais. [Recadinho para a querida editora Intrínseca - se por algum motivo ver essa postagem -: Por favorzinho, lance a continuação. Preciso dela! Acredito que faria muitos leitores felizes, não apenas eu. Obrigada. De nada.]


Assim que eu fiquei sabendo que a editora Valentina ia lançar esse livro, já sabia que ia amá-lo. Não deu em outra: Filha da Ilusão me conquistou completamente. Com um ar sombrio e instigante, a leitura voou. Fazia tempo que não me apegava tanto à história de um livro a ponto de, enquanto não o estivesse lendo, ficar pensando no enredo a todo instante.





É distopia? Ok, eu leio. Mundo Novo tem tudo que eu costumo gostar nos livros: narrativa alternada em diferentes pontos de vista, personagens fortes e cativantes, diversas partes engraçadas, ação bem descrita, distopia. Certo, o início é bem mais ficção científica que qualquer outra coisa, mas o final tende bastante para a distopia. O fato é que eu amei cada pedacinho desse livro.




Não consigo organizar muito bem minhas ideias sobre O Doador de Memórias. Reconheço que a obra tem algumas falhas, mas já fazia algum tempo que um livro não me fazia pensar tanto! A história me tocou de uma forma tão profunda, tão arrasadora que eu passei um bom tempo introspectiva. Como o ser humano pode ser alguém tão horrível e sem coração? Quero esquecer este mundo... [P.S.: Assisti ao filme. Duas vezes seguidas. Na primeira vez eu chorei. Na segunda fiquei desidratada. Ameiameiamei.]



Outro livro que me estraçalhou, mas por motivo diferente. O Começo de Tudo é bem jovenzinho e tem um protagonista que eu queria abraçar, beijar, casar: Ezra, meu lindo. Fiquei de coração partido ao ler tudo que ele passou (umas coisas bacanas, outras nem tanto), pelo final do livro e por lembrar que meu querido personagem é apenas fruto da imaginação de alguém que, após tanto odiar, aprendi a amar. Obrigada Robyn, você é uma autora que sempre terá um lugar especial em meu coração.





Com o início bem chatinho, O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks se mostra bem mais que um livro contemporâneo para passar o tempo. É recheado de (in)diretas para a sociedade atual, cheia de pré-conceitos e estereótipos. Um verdadeiro tapa na consciência das pessoas. E tudo isso colocado em uma história leve, bem humorada e divertida de acompanhar.




Além de me deixar completamente vidrada na história, Quando eu era Joe tem uma temática peculiar (eu pelo menos nunca tinha lido nada sobre programas de proteção à testemunha) e toca em alguns assuntos densos de maneira bem sutil, em que nada soa forçado ou estranho. Personagens complexos, com tensos problemas, e ainda assim encantadores. Brilhante!





E o prêmio de obra dilaceradora de corações vai para... Willow! É vívida, sincera, singela, doce e avassaladora. Transborda sentimentos. Cada palavrinha desse livro conseguiu tocar em mim. Foi como se eu fizesse parte da história, estivesse ali dentro o tempo todo, fosse cada um dos personagens. E doía. Doía tanto. É difícil demais explicar. E nem quero, na verdade. Só "quero sair gritando para o mundo inteiro ouvir o quanto esse livro é bom!".



Como disse, li muitos livros bons em 2014. Não consegui escolher apenas 10 para colocar aqui, então aí vai um livro bônus (me perdoem por burlar mais uma "regra", vocês sabem como eu sou):

Nunca tinha lido n-a-d-a do Ken Follett, apenas ouvi alguns comentários aqui e ali do quanto suas histórias são boas. Por acaso, encontrei O Terceiro Gêmeo na biblioteca da universidade, e, como quem não quer nada, decidi locar e ler. Eu não poderia ter tomado uma decisão melhor! Que livro é esse? Uma trama bem pensada, toda intricada, sem erros e, o melhor: completamente viciante. Personagens tão fofos. *-* Ok, essa não é a palavra, já que são fortes, destemidos e dão a cara a tapa. Mas são apaixonantes. Quero mais histórias do Follett. ♥




Avisos:
~ Alguns dos livros citados acima ainda não tem resenha aqui no blog, mas aguardem que em breve elas apareceram por aqui (exceto a de O Terceiro Gêmeo, que eu não vou fazer).
~ Estou participando da Maratona Literária de Verão do canal Geek Freak. Até agora estou conseguindo cumprir minha meta. \o/ Depois volto aqui para dizer como ela terminou e mostrar os livros que escolhi/li.
~ Quero agradecer a todos que, durante a minha ausência, estiveram mandando mensagens para mim, seguindo nas redes sociais ou mesmo se perguntando em pensamento o que havia acontecido comigo. Muito obrigada mesmo!
E que 2015 venha com tudo!

9 comentários

  1. Estou entre aqueles que se perguntavam sobre o motivo de sua ausência e torcia para ser passageira. Como você sabe, gosto muito do seu blog, então posso dizer que foi ótimo começar o ano com uma nova postagem sua. :D Fico feliz por isso. hehe
    Sobre a lista, gostei de ver alguns dos melhores livros do ano, como "Filha da Ilusão" (que acabei não colocando na minha lista) e "Belleville", que considerei o melhor nacional do ano. Outros ainda não li, como "Atrás do Espelho" e "Quando Eu Era Joe", mas estou ansioso para conhecer. Mas preciso dar um destaque especial ao livro do Ken Follett. É bem verdade que fazem duas semanas que estou lendo "Queda de Gigantes", mas já posso dizer que o autor é simplesmente um gênio. Mesmo sem saber nada sobre "O Terceiro Gêmeo", já quero ler. HAHA

    Beijos e um ótimo ano para você, Brunna. :)
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Você acabou me animando pra ler essa série baseada em Alice viu? Porque olha, não passei da página 50.
    Willow, não quero ler, não quero ficar destruido kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha lido a sua resenha do livro O lado Mais Sombrio, e agora vendo Atrás do Espelho me lembrou que eu tenho que começar logo essa trilogia!
    O que eu também tenho vontade de ler é O Doador de Memorias.
    Adorei o post!

    http://dreams-in-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Que vergonha não ter lido nenhum da lista O.o
    Li O lado mais sombrio e gostei tanto que fiquei com medo da continuação (eu faço isso), mas também quero ler O doador de memórias, o filme é completamente desidratante, Belleville e O começo de tudo.
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. O Doador de memórias também foi uma das minhas leituras maravilhosas de 2014. <3 E Atrás do espelho, tá aqui na espera.

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. lemos vários livros ao longo do ano, mas sempre temos aquele que marca mais por um quesito ou outro
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei do top "10" hehe; não li nenhum desses livros, mas conheço boa parte deles. Sem dúvida, os que mais me interessaram (e que seus comentários me deixaram ainda mais curiosa) foram Mundo Novo e O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks. Não tenho planos imediatos de lê-los, mas quem sabe um dia. Certamente deixarei a dica anotadinha. =)

    Beijão, Livro Lab

    ResponderExcluir
  8. Atrás do Espelho sem dúvidas!
    Ele precisa ficar entre os melhores de 2014!
    Morfeu simplesmente é um personagem complexo e completo. Cada faceta é um surpresa. |º/
    Leia Proibido Brunna, acho que você vai gostar. ^^

    ResponderExcluir
  9. Aquele momento embaraçoso que não li nenhum desses livros, mas as dicas estão devidamente anotadas xD. Sempre me interessei pelo O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks...não comprei por falta de estímulo, mas agora vai...ou não, tem aquela parada da reabilitação ^^
    :*

    ResponderExcluir